WhatsApp para empresas chega no Brasil

Os empreendedores já podem usar o WhatsApp Business, o WhatsApp para empresas. O aplicativo criado para que empresas façam negócios por meio do serviço, gerenciando as mensagens de clientes foi liberado no Brasil. A ferramenta já está disponível para download na loja de apps para os smartphones Android, do Google.

Com o WhatsApp Business, uma loja, por exemplo, pode configurar no app mensagens automáticas para informar aos clientes sobre promoções e o horário de funcionamento do negócio. E, também, dar respostas automáticas para perguntas frequentes.

O aplicativo funciona com números de telefone fixo. Permite a criação de uma página de perfil, onde o dono do negócio pode colocar não só o nome da loja. É possível informar o e-mail de contato da empresa e o endereço comercial.

O serviço também permitirá ao dono da conta Business acompanhar estatísticas sobre as mensagens lidas pelos consumidores. Assim poderá determinar quais estratégias de comunicação funcionam.

Outra novidade é que o ícone de gancho de telefone agora foi substituído pela letra “B”. Mas as características fortes da construção visual do aplicativo continuam semelhantes à versão que nós usamos atualmente.

whatsapp para empresas

Por que usar o WhatsApp para empresas?

Com o WhatsApp para empresas o cliente vai ter certeza que está interagindo com um profissional da empresa. Segundo o escritório do WhatsApp no Brasil, os empreendedores individuais (MEI) também poderão criar perfis Business.

O aplicativo também permitirá ao dono da conta visualizar estatísticas sobre as mensagens lidas pelos consumidores.

Deste modo é possível determinar quais estratégias de comunicação funcionam. Por enquanto, o serviço é totalmente gratuito. Mas o WhatsApp admite que, em breve, poderá cobrar por funções adicionais.

É necessário baixar o WhatsApp Business?

Pessoas físicas não precisam baixar um novo app, o atual app é suficiente para se comunicar com perfis empresariais sem problema. Mas se você é responsável pela sua equipe de vendas ou é você mesmo que efetua as vendas na empresa deve baixar o WhatsApp Business versão com foco em empresa.

Para que sua empresa possa entrar em contato com o cliente, é necessário que a pessoa física (cliente) forneça o número do celular ou que tenha acionado a empresa por meio do app.

Quais os requisitos para usar?

Para usufruir do WhatsApp Business as empresas devem ser de pequeno e médio porte. E é preciso um número de celular que não esteja vinculado à conta de WhatsApp. Será necessário usar uma linha diferente para se cadastrar na versão Business.

Quais os principais diferenciais?

aplicativoSerá permitido inicialmente no WhatsApp para empresas exibir ao cliente as seguintes informações:
✓ Endereço físico;
✓ Endereço de e-mail;
✓ Descrição do negocio;
✓ Website oficial da empresa.

Vai ter chatbot?

Será possível fazer alguns contatos automáticos como:
✓ Saudações apresentando a empresa em questão;
✓ Respostas rápidas para perguntas frequentes;
✓ Avisos caso o estabelecimento esteja fora do horário de atendimento.

. Chatbot: o que é e como usar

Funciona em qualquer celular?

whatsappNão, por enquanto. Apenas para celulares com sistema operacional Android. Os usuários de iPhone (iOS) ainda não podem se beneficiar desta novidade e não sabemos quando será lançada a versão para este sistema.

Para o caso de celulares com dois chips, o dono poderá manter o WhatsApp comum e instalar o Business funcionando simultaneamente. Ou seja, WhatsApp pessoal e profissional no mesmo aparelho.

No PC, o funcionamento será similar ao WhatsApp Web. Como a maioria sabe, é possível ver no PC as mensagens exibidas no aplicativo.

Contas devem ser confirmadas

As empresas que utilizam o WhatsApp Business podem ter um selo de conta confirmada ao lado do nome do usuário. Este reconhecimento é validado para quem usar o app e que tenha o número telefônico validado pela equipe do mensageiro.

Isso é importante para passar mais credibilidade ao cliente. Parece pouco, mas em um país onde ainda vemos carros adesivados na rua com nome da empresa e o contato é [email protected], devemos considerar validar com a equipe do WhatsApp Business no número telefônico.

Atendimento via WhatsApp no seu site

É possível ter no site da sua empresa um botão onde o cliente, ao clicar, pode para obter informações do produto, comprar ou fazer um orçamento para serviços. O cliente que clicar no botão no site acessa diretamente o WhatsApp da empresa e vai ter um atendimento mais rápido e profissional. Com esta opção você substitui o chat ou acrescenta mais esta possibilidade de comunicação com seu cliente.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *