Vantagens da gestão integrada para o negócio - Entenda

Tecnologia é aliada no processo da gestão integrada por meio de softwares
Gestão integrada é quando todos os processos do negócio estão organizados em um único sistema. A tecnologia é parte fundamental nesse processo, a ideia é facilitar para a gestão do negócio, é tornar o processo de comunicação mais assertivo e garantir que as metas estipuladas sejam alcançadas. 

A gestão integrada é importante porque promove a melhoria na execução das atividades no negócio, minimiza os riscos, atua na prevenção de falhas e resulta, inclusive, no fortalecimento da imagem da empresa.  

Outro benefício importante da gestão integrada é tornar o processo da tomada de decisão mais simples. É uma maneira de oferecer aos clientes o melhor atendimento. A ideia é unificar as informações e processos, tornar a empresa no todo muito mais fácil de ser visualizada e compreendida. Confira baixo as principais vantagens da gestão integrada, segundo a Plano Consultoria, especializada em gestão e governança.

Principais vantagens da gestão integrada para o negócio  

Em um primeiro momento, quando se fala em gestão integrada as primeiras vantagens mencionadas são: automação e otimização dos processos em um negócio e o armazenamento seguro dos dados. Mas há outros benefícios que tornam a gestão integrada essencial. 

Unificação de sistemas 

Muitas empresas se utilizam de mais de um programa para a gestão de diversos processos no negócio. O custo benefício costuma não valer a pena já que é preciso arcar com cada licença de programa, por isso, ter um sistema de gestão integrada, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), que ajuda na unificação de sistemas, diminui os custos no negócio, além de permitir à gestão um controle maior sobre todos os departamentos da empresa.   

Informações unificadas 

Sem uma gestão integrada, o negócio precisa de vários relatórios sobre cada departamento para chegar a um controle da empresa no todo. Quando existe um sistema de gestão integrada, todas as informações, de todos os departamentos ficamconcentradas em um mesmo local, facilitando o processo de mensuração de resultados e da tomada de decisões. 

Dados confiáveis 

Com a ajuda da tecnologia a gestão integrada permite a unificação de dados em um único sistema sem intermédio humano, o que aumenta a confiabilidade. Outra vantagem importante é a possibilidade da transferência dos dados para os órgãos fiscalizadores realizada de maneira automatizada e com probabilidade zero de erros. 

Economia de tempo e maior produtividade 

Essa possibilidade de acompanhar o negócio como um todo através da gestão integrada, faz com que os colaboradores consigam concentrar esforços na empresa com mais organização, sendo assim, ocorre economia de tempo, e claro, maior produtividade por parte da equipe. 

Otimização no compartilhamento de informações 

Com todas as informações concentradas em um único sistema, fica mais fácil para qualquer colaborador acessar os dados e se inteirar sobre o negócio, isso confere à equipe maior dinamismo na execução de suas atividades. 

Procedimentos padronizados 

Além do conhecimento sobre a situação do negócio devido à visão micro e macro possibilitada pela gestão integrada, os procedimentos são padronizados, facilitando para os colaboradores a execução de suas atividades diárias.  

A gestão integrada, em sua essência, tem como intuito trazer organização para o negócio, fazendo com que se economize tempo em todos os processos e que se ganhe tempo em outras atividades que colaborem com a empresa.  

Redução de custos e perdas 

A gestão integrada resulta em menores custos para o negócio, já que todas as operações passarão por um único sistema. As perdas e erros são reduzidos nessa integração.  

Fica muito mais fácil para os colaboradores a identificação dos pontos que precisam ser melhorados no negócio, isso ajuda no ganho de tempo, e faz com que o foco seja colocado nas atividades e processos que precisam de uma maior atenção. 

Trabalho funcional reduzido 

Depois da implementação do sistema de gestão integrada, as atividades que antes eram desempenhadas por colaboradores, passam a ser realizadas por meio de um sistema, ou seja, a mão de obra funcional é reduzida.  

Gerenciamento de estoque 

Para muitos negócios, a vantagem de uma gestão integrada também é a possibilidade de saber exatamente qual é o fluxo de estoque (quais produtos estão armazenados, quais saem mais, quais dependem de determinadas épocas do ano para o aumento das vendas, etc.). O sistema integrado permite esse controle sobre os muitos processos em uma empresa. 

Como começar a gestão integrada e o papel dos softwares nesse processo 

Antes de implantar a gestão integrada em um negócio é preciso fazer um levantamento de informações e criar um planejamento estratégico. Depois desse momento inicial, é preciso ter em mente quais são as metas a serem alcançadas com esse sistema.  

É preciso que no processo, todos os colaboradores estejam cientes e participem. A implementação da gestão integrada demanda disposição por parte do gestor, já que o negócio passará por reestruturação e todos os envolvidos na empresa precisarão ser orientados na nova rotina organizacional. 

A tecnologia nesse processo é fator fundamental, já que esse modelo de gestão integrada demanda uma interação de todos os processos de uma empresa que só consegue ser possível por meio de um bom software de gestão empresarial.  

A maioria dos softwares oferece o armazenamento em nuvem, o que possibilita o trabalho de qualquer lugar (controle à distância) e as informações ficam registradas com segurança seja online ou offline.  

A gestão integrada é indicada para todos os tipos de negócio, independentemente do segmento e porte, o ideal é pesquisar muito bem as opções no mercado para que se escolha o melhor software que se adeque aos objetivos da empresa.  

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *