Vale do Silício e empreendedorismo: lições de sucesso

O Vale do Silício está localizado na Califórnia, mais exatamente na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos. A região é conhecida em todo o mundo graças aos pólos de tecnologia existentes no local. A área, que antes era composta por diversos municípios do interior da Califórnia, hoje é o berço das maiores empresas do mundo.

Mas como o Vale do Silício tornou-se um lugar que tem diversas indústrias reconhecidas no mundo inteiro em um só local? Não se sabe ao certo quando tudo começou, porém foi entre o término da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, já que durante esse período foi necessária a produção em massa de armas e aviões de caça.

Vale do Silício
Vale do Silício é conhecido como um dos maiores polos de tecnologia do mundo

Sendo assim, foi preciso instalar pequenas indústrias na região que tornou-se a principal fornecedora da produção de armas e aviões de caça. Porém, historiadores contam que o local surgiu em 1906, quando engenheiros e cientistas instalaram laboratórios na região e, começaram os testes para um novo meio de comunicação, o rádio.

Mesmo sem saber qual das duas histórias é a verdadeira, o que se sabe que o Vale do Silício surgiu devido a facilidade de conseguir materiais de baixo custo para que começassem a aparecer os primeiros e inúmeros avanços tecnológicos.

O Vale do Silício está localizado no estado da Califórnia, mas é composto por diversas cidades, sendo algumas delas: Santa Clara, San José, Palo Alto, Campbell, Cupertino, Union City, Saratoga, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Milpitas, Newark, Mountain View, Redwood e Sunnyvale.

Conheça outros casos de sucesso:
Porto Digital, o polo tecnológico da Região Nordeste
San Pedro Valley, em Belo Horizonte

Nome do Vale surgiu devido à geografia do local

O nome do Vale do Silício vem do inglês que significa Silicon Valley que está ligado a dois fatores. O primeiro a geografia do local que é em formato de vale, já o segundo é uma homenagem ao elemento químico Silício, matéria-prima básica além de ser fundamental para a produção de componentes eletrônicos, como chips e circuito.

A importância da região para a microeletrônica e eletrônica é por causa da matéria prima básica para a produção de transistores e chips. Ou seja, aparelhos eletrônicos que tem grande parte de silício na composição, como: smartphone, computador, notebook, televisão, entre outros.

Uma das maiores aglomerações do mundo

O Vale do Silício tem uma das maiores aglomerações de empresas do ramo de tecnologia do mundo todo. E quem pensa que a região é apenas sinônimo de inovação devido as instituições e universidades, está muito enganado. A mentalidade dos moradores de quem vive pelos arredores também é chama a atenção, já que maioria está antenada nos últimos lançamento, além de terem muita vontade de aprender, compartilhar e empreender.

E por falar em empreendedorismo, o Vale do Silício possui modelos acessíveis de financiamento para projetos de tecnologia, conhecida como startups. Foi na região que surgiram marcas que são conhecidas em diversos países, como: Google, Facebook, Intel, Microsoft, Adobe, Yahoo!, entre outros nomes.

Mesmo depois de anos desenvolvendo tecnologia, o local não mudou muito e segue parecida como uma cidade grande de qualquer parte do mundo. Os imóveis são muito valorizados, além de uma alta competitividade na região.

Os moradores do Vale do Silício também possui uma preocupação com a sustentabilidade e o mesmo ambiente, pensando em um crescimento sustentável para o local. Porém, ainda assim existem esforços e investimentos para que a região continue produzindo e inovando nos produtos e ideias.

Principais empresas do Vale do Silício

  • Intel: considerada a segunda maior empresa de semicondutores do mundo, ficando atrás apenas da Samsung. A multinacional desenvolve os próprios produtos, além de fornecer tecnologia para outras instituições como HP, Lenovo e Dell.
  • Google: com a sede em Mountain View, a empresa teve o primeiro escritório no Vale do Silício. O Google é considerado o maior mecanismo de buscas do mundo, além de exercer outras atividades como publicidade online, desenvolvimento de hardware e software, APIs e computação em nuvem.
  • Apple: uma das maiores fabricantes de eletrônicos, softwares e serviços onlines em nível global, está localizada em Cupertino. Os produtos mais famosos, da empresa queridinha de grande parte da população, incluem computadores Mac. iPads, iPhones, além de veículos eletrônicos e tecnologias vestíveis.
  • Yahoo!: considerada a pioneira na área da internet no mundo, mantendo as operações ativas até hoje. A base da empresa está localizada em Sunnyvale, ela é fornecedora de diversos serviços na internet, sendo alguns deles: email, mecanismos de buscas, portal de notícias e servidores. O Yahoo! já foi considerado o buscador mais utilizado, porém foi ultrapassado pelo Google e Bing.
  • Facebook: localizada em Menlo Park, a rede social possui mais de dois bilhões de usuários ativos por mês. A empresa de Mark Zuckerberg é considerada uma das empresas mais valiosas do mundo. O facebook tem um modelo de negócios gira em torno de anúncios e do Big Data.
Facebook é uma das empresas localizadas no Vale do Silício
  • Twitter: também conhecida como microblog, a rede social tem como característica o limite de caracteres, que atualmente é de 280. São no total 328 milhões de usuários por mês, que compartilham diversas informações diariamente com as hashtags.

Outras empresas conhecidas

  • Netflix: são mais de 100 milhões de usuários que utilizam o serviço de streaming. O modo de assistir filmes e séries mudou com a Netflix que oferece esse tipo de serviço. No início, a plataforma era para aluguel de DVDs e hoje tornou-se uma atividade de assinatura, produzindo até mesmo o próprio conteúdo.
  • Microsoft: uma das maiores multinacionais de tecnologia do mundo. A empresa oferece uma grande quantidade de produtos e serviços, como por exemplo: computadores, eletrônicos, licenças e suportes e softwares.
  • Adobe: a desenvolvedora de aplicações tem sede em San Jose. Ideal para profissionais que trabalham nas áreas de design, publicidade e marketing, provavelmente utiliza uma lista de softwares da empresa. Os mais famosos são Photoshop, Illustrator, InDesign, After Effects, além do leitor de PDFs Acrobat.
  • Hewllet-Packard: mais conhecida como HP, a multinacional desenvolve hardwares e softwares para empresas de diversos tamanhos, das grandes às pequenas. Além dos produtos de alta qualidade, como computadores, portáteis e periféricos. E, é referência em cartuchos de tinta, toners e em reciclagem de eletrônicos.
  • Oracle: localizada em Santa Clara, a empresa produz softwares, hardwares, middleware além de banco de dados. Começou a desenvolver tecnologia para internet antes mesmo de ter a demanda existente nos dias de hoje, mostrando-se visionária.
  • Dell: uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, tem como foco o desenvolvimento de computadores para diversas funções, como computadores pessoais, de trabalho e de games, notebooks, além de outros.

LinkedIn e Amazon também estão no local

  • LinkedIn: rede social com foco em negócios e formação de networking está sediada em Mountain View. Temcomo principal objetivo a função de uma grande rede de relacionamento profissional. O LinkedIn possui cinco aplicativos, sendo eles: LinkedIn, LinkedIn Pulse, LinkedIn Connected, LinkedIn Recruiter e o SlideShare.
  • Samsung: com escritório em San Jose, a rival da Apple é de origem coreana possui investimentos em diversos setores. Sendo eles: eletrônicos, serviços financeiros e médicos, construção, entre outros. A Samsung também patrocina a equipe Galaxy da League of Legends.
  • Pixar: a empresa secundária da Disney também está sediada no Vale do Silício. Está envolvida no mercado de entretenimento e animações. Alguns dos filmes produzidos são: Toy Story, Vida de Inseto, Procurando Nemo, Os Incríveis, Ratatouille, Wall-e, Up e Monstros S.A.
  • Amazon: tem como principal foco o comércio eletrônico, porém também oferece serviços de computação na nuvem além de realizar esforços na área de tecnologia. Estão entre os destaques da empresa: AmazonFresh, Alexa, Kindle, Appstore e Amazon Prime.
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *