Os tipos de empreendedor mais comuns

O empreendedorismo brasileiro está cada vez mais sólido, e com tantos empreendedores distribuídos pelo país, é natural que existam diferentes tipos de empreendedor, de pessoas que abrem sua própria empresa.

O Brasil ganha cerca de 600 mil novos negócios a cada ano. Ou seja, uma grande demanda de empreendedores, de acordo com as estatísticas do Governo Federal. Estima-se que existam em torno de 1,5 milhões de microempreendedores individuais no Brasil, que fica apenas atrás da China quando o assunto é empreendedorismo.

Com isso, são vários tipos de empreendedor pelo país. O desejo comum a esses perfis é o de colocar suas ideias em prática e trabalhar com mais liberdade. Mas os empreendedores podem ter diferentes motivos para penetrar no mundo dos negócios e tornarem-se empreendedores de sucesso.

Tipos de empreendedor

Os empreendedores podem ser divididos em dois grandes grupos:

  • Empreendedor por necessidade: que empreendem para sobreviver;
  • Empreendedor por oportunidade: que conseguiram identificar um nicho com potencial de crescimento e investiram nele.

Dentro desses dois grupos, existem diferentes tipos de empreendedor. Quem sabe você se identifica com um desses, facilitando assim o seu campo de oportunidades?

tipos de empreendedor
No Brasil o número de empreendedores aumenta a cada dia. Conheça os tipos de empreendedor

Empreendedor informal

Este é o perfil daqueles que empreendem para sobreviver e, portanto, estão sempre muito ligados a atender às suas necessidades. Este empreendedor trabalha com o intuito de garantir o suficiente para sobreviver. Geralmente não se envolve em negociações arriscadas e mantém a zona de conforto. Seus planos são baseados em pequenas expectativas. O medo de arriscar é maior que a ousadia de tentar.

Empreendedor cooperado

Este empreendedor defende o trabalho em equipe, com o objetivo de se tornar independente. Contudo, acredita que este apoio inicial é importante para a construção da empresa. Dispõe de poucos investimentos e recursos.

Empreendedor individual

É o empreendedor informal, mas que se formalizou através do MEI (Microempreendedor Individual), e começou a organizar o seu empreendimento. Apesar de ser formalizado, ele não tem o objetivo de crescer muito e está mais ligado à necessidade de sobreviver. É o perfil do empreendedor que prefere trabalhar sozinho, sem muita ambição. Quando necessário contrata apenas um empregado para suporte da empresa.

Empreendedor pesquisador

Este é um perfil corajoso. É o empreendedor que tem amor pelo aprendizado e, acima de tudo, ousadia. Sempre na busca por coisas novas, em busca do crescimento e uma posição favorável no mercado. Trabalha com afinco pelo marketing inovador da empresa, inserindo novos produtos e, consequentemente, novas oportunidades.

Empreendedor coorporativo

Este é um perfil diferenciado no mercado de trabalho. Ele não é o empreendedor da empresa, mas comporta-se de maneira semelhante mesmo ocupando um cargo de funcionário. Destaca-se pelas novas ideias e com a forma que coloca novos projetos em prática, alcançando resultados satisfatórios para a empresa. O empreendedor coorporativo tem como objetivo promoções e bônus dentro da empresa em que atua.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *