Tecnologia e marketing ajudam escritórios de advocacia a conquistar clientes

Todo escritório de advocacia precisa dedicar esforços a conquistar novos clientes. O uso de tecnologia e marketing pode ajudar nesse propósito. Saiba como!

Tecnologia e marketing ajudam escritórios de advocacia a conquistar clientes capa

Sem clientes, um escritório de advocacia não pode existir. Sem novos clientes, o escritório não pode crescer. Por isso, o sucesso do negócio depende, ao mesmo tempo, de manter e conquistar contratos.

A primeira meta está fortemente relacionada à experiência e à qualidade do relacionamento oferecidos; enquanto a segunda pode ser alcançada por meio de tecnologia e marketing.

Apesar das restrições impostas pelo Estatuto e pelo Código de Ética dos advogados, é possível, sim, fazer investimento em marketing para atrair clientes. Por sua vez, o uso de boas tecnologias pode tornar essa empreitada mais eficiente.

Sobre o marketing

É importante lembrar que existem duas grandes vertentes no marketing: a tradicional e a digital. Ambas visam gerar negócios, mas a primeira envolve práticas no mundo offline; a segunda explora o potencial do universo online.

Existem dois bons motivos pelos quais os escritórios de advocacia apostam cada vez mais em marketing digital: custo inferior e alcance mais amplo. Entretanto, isso não significa que seja aconselhável abandonar o marketing tradicional.

Na verdade, as duas linhas de atuação são complementares.

Marketing tradicional

Realizar eventos para os clientes

Ao organizar um evento para os clientes atuais, o escritório de advocacia fortalece o relacionamento com eles e promove uma experiência diferenciada. Se os convidados puderem trazer acompanhantes, cria-se a oportunidade de apresentar o escritório a novas pessoas, que também poderão se tornar clientes.

Para que a prática tenha sucesso, é importante que o evento seja atrativo. O tema deve ser relevante ao público e, mesmo que seja relacionado ao direito, vale a pena trazer palestrantes ou especialistas que abordem o assunto de outras perspectivas.

Colaborar para eventos externos

Uma excelente maneira de conquistar clientes é envolver a equipe do escritório em eventos externos, ministrando palestras ou realizando workshops. Empresas, organizações e associações ficam satisfeitas ao receberem advogados para explicar um tema do seu interesse e esclarecer dúvidas de caráter geral.

Com isso, o escritório ganha visibilidade e estabelece autoridade no assunto diante dos participantes dos eventos.

Distribuir brindes

A distribuição de brindes ajuda a divulgar o nome do escritório de advocacia. O segredo para que a prática funcione é trabalhar com brindes úteis, que serão guardados e utilizados por quem receber. Brindes que podem ser passados à frente, como canetas, também são excelente aposta, pois alcançam mais pessoas.

Marketing digital

tendências de marketing digital em 2019

Criar um site

O marketing digital é complexo. Existem inúmeras práticas que um escritório de advocacia pode adotar, mas a primeira coisa a ser feita é criar um website. Nele, estarão as informações essenciais do escritório, como as especialidades, o currículo dos advogados, a localização e os meios de contato.

Além disso, o site também é um canal perfeito para a publicação de conteúdo relacionado à área. Se adotada uma boa estratégia, o material permite aumentar a visibilidade do escritório, estabelecer autoridade e gerar confiança.

Investir em links patrocinados

Não adianta ter um site se ninguém chega até ele. E aí existe uma armadilha, um círculo vicioso: se o endereço não tem visitas, não chega ao topo dos resultados de busca; e, se ele não está no topo das buscas, não recebe visitas. Para resolver esse problema, é possível investir em links patrocinados, os anúncios que fazem uma empresa aparecer automaticamente nos buscadores.

O segredo para conseguir os melhores resultados é escolher bem as palavras-chave para as quais o anúncio será exibido. Quanto mais específicas, menor a concorrência por elas. Além disso, devem ser relevantes; por exemplo, se um escritório atua apenas na seara cível, não deve usar “processo penal” nos seus anúncios.

É interessante lembrar, ainda, que, quando a estratégia de conteúdo é bem desenvolvida, aos poucos ela assegura ao site do escritório os primeiros lugares nas buscas, de maneira orgânica. Mesmo assim, é válido manter os links patrocinados como prática complementar.

Conectar-se via redes sociais

Ter um perfil do escritório nas redes sociais é quase tão importante quanto ter um website. No entanto, é preciso escolher bem as redes que serão utilizadas, segundo o perfil do escritório e dos clientes.

Outra recomendação é que seja publicado novo conteúdo regularmente, pois um perfil desatualizado pode prejudicar a imagem do escritório e afastar clientes em potencial.

Sobre a tecnologia

A tecnologia também tem seu papel para ajudar os escritórios de advocacia a conquistarem novos clientes. Em geral, o marketing permite criar a oportunidade de negócio e a tecnologia colabora para concretizá-la. Para demonstrar esse papel, os dois melhores exemplos são os softwares jurídicos e as soluções de e-mail marketing.

Os softwares para advogados permitem registrar informações sobre prospectos, isto é, clientes em potencial. Dessa maneira, quando há uma oportunidade de fazer contato com os prospectos, tais informações podem facilmente ser acessadas e utilizadas para uma abordagem mais direta e eficaz na negociação.

Nessa tarefa, a ferramenta é muito mais eficiente e completa que as planilhas que muitos escritórios ainda utilizam. Com o tempo, a grande quantidade de informações que precisa ser registrada sobre os prospectos acaba fazendo com que a planilha torne-se complexa e de difícil manipulação, o que não ocorre com um sistema automatizado.

As soluções de e-mail marketing permitem manter contato com os prospectos de maneira automatizada. Entre suas funções principais, está a capacidade de disparar sequências de emails personalizados, em datas específicas. Assim, evita-se que o prospecto “esfrie” devido à falta de comunicação. Quando isso acontece, a chance de fechar um contrato de serviços cai drasticamente.

O uso de práticas de marketing e tecnologias para conquistar clientes deve sempre respeitar as determinações do Estatuto da Advocacia e do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Do contrário, pode haver sanções aos advogados do escritório. Essas normas vetam estratégias mais agressivas, como as que são adotadas nos EUA.

Além disso, é necessário fazer boas escolhas para investir recursos nas alternativas capazes de trazer melhor retorno. O que é bom para um escritório não é, necessariamente, bom para outros. Um caso clássico é o do escritório que representa apenas pessoas jurídicas e que, portanto, deve adotar estratégia diferente daquele que representa pessoas naturais.

Antes de iniciar uma ação de marketing ou contratar uma solução tecnológica, é indispensável elaborar uma estratégia e avaliar os reais benefícios das alternativas que se pretende adotar.

O software jurídico, além de colaborar para a conquista de novos clientes, também é ferramenta útil para diversas atividades conduzidas no dia a dia do escritório de advocacia, do controle de prazos ao registro de horas trabalhadas nos processos.

One Comment
  1. A tecnologia auxilia muito, com o escritório funcionando de forma produtiva e eficiente, fica mais fácil dar atenção a outros pontos fundamentais como o atendimento ao cliente.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *