SWRio: Startup Weekend Rio de Janeiro 2018

Neste fim de semana, estamos acompanhando bem de perto o Startup Weekend Rio de Janeiro 2018 (SWRio). O evento acontece no WeWork Carioca, no Centro do Rio, de 31 de agosto a 2 de setembro.

O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades.

A iniciativa já chegou a 100 países, com mais de 13 mil empresas criadas em um fim de semana! São 54 horas de duração, em uma verdadeira maratona de empreendedorismo.

A dinâmica do SWRio

Sexta-feira: boas-vindas e formação dos times

Dia de credenciamento e boas-vindas aos participantes! Muito networking e aquele climinha de início de competição.

Os organizadores explicam a dinâmica do fim de semana, as etapas da jornada e critérios para avaliação.

Cada um dos cerca de 80 participantes tem 30 segundos para apresentar uma ideia no palco. Depois, é aberta a votação, e as mais votadas seguem para desenvolvimento durante o evento.

Em seguida, é hora de formar os times. Os participantes se juntam de acordo com a ideia de interesse, formando equipes com competências e qualificações variadas.

swrio
O facilitador Dudu Rocha explica a dinâmica do fim de semana aos participantes (Foto: Reprodução Facebook)

Sábado: validação e muito trabalho duro

Depois de um café da manhã reforçado e a primeira palestra do dia, sobre validação, é hora de ir para a rua!

Os times se dividem para validar suas ideias, com “clientes” reais. Deixando a vergonha de lado, todos saem do prédio para entrevistar e conversar com desconhecidos.

Essa validação é uma das etapas mais importantes do processo. É aí que os participantes percebem onde acertaram o onde erraram na hora de construir suas empresas.

Alguns voltam da rua felizes pelo retorno positivo do público. Já outros voltam decepcionados, mas dispostos a fazer melhorias e adaptações para seguir na competição.

Depois da validação, a palestra é sobre MVP, para que eles comecem a desenvolver seu produto mínimo viável. E o resto do dia é de muito trabalho!

Domingo: hora do show!

O grande dia, fim da competição, começa com palestra sobre pitch. Os participantes recebem as principais orientações para construir suas apresentações de maneira a convencer os jurados.

Depois, mais trabalho duro. Até as 16h eles precisam entregar seus projetos totalmente finalizados.

Após a entrega, o tempo é totalmente dedicado ao ensaio do pitch. É o momento de aprimorar a oratória, reforçar a confiança e alinhar o discurso.

Todos os grupos fazem um pitch para jurados de peso, que decidem os vencedores.

Claro que todos são campeões por dedicarem seu tempo e conhecimento a construir empresas melhores e transformar o mundo com suas ideias.

Todos os projetos resolvem problemas reais de pessoas reais. Isso é o que mais importa!

Depois da premiação, é hora de celebrar o trabalho realizado e fazer networking com mentores e jurados. E tem happy hour especialmente preparado para esse momento!

swrio
O portal Eu Sou Empreendedor é um dos apoiadores do Startup Weekend Rio (Foto: Reprodução Facebook)

Quer ser um colaborador?

Nossa cobertura do Startup Weekend Rio termina neste domingo, mas queremos seguir acompanhando a jornada desses empreendedores.

Se você está participando de algum time, que tal se tornar um colaborador do nosso portal?

Conte-nos sua história, seus projetos e ideias, ou escreva sobre um assunto que domine e queira compartilhar. Todos são muito bem-vindos!

Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *