10 sinais de que você é um grande empreendedor

Se alguém perguntasse a você quais palavras resumem um grande empreendedor, em quais termos você apostaria? Comprometido, dedicado, determinado? Ou inseguro, confuso e até estranho?

Com certeza sua resposta vai tender para os primeiros adjetivos, mas não se engane! Nesse artigo você vai descobrir que um grande empreendedor deve ser uma mistura dessas e de outras características.

grande empreendedor

Será que você é um grande empreendedor?

Em artigo publicado na Revista Entrepreneur, a empreendedora Marcia Layton Turner listou os 15 sinais de que você é um empreendedor. Nós separamos aqui dez deles. Se você ainda tem dúvidas quanto a isso, está aí uma boa forma de se avaliar e decidir se abre ou não o seu próprio negócio.

1. Você tem atitude

Experiência de vida pode valer mais do que um plano bem desenhado de negócio. Pessoas com experiência de vida possuem uma habilidade de resolução de problemas maior, o que pode ser mais valioso do que os conhecimentos da teoria.

Quem estuda demais os negócios pode ficar propenso a situações de excesso de avaliação, em vez de agir. Barbara Corcoran, fundadora do The Corcoran Group e estrela do programar Shark Tank, uma vez declarou: “Odeio empresários com planos de negócios bonitos”, referindo-se à potencialidade das pessoas que sabem agir.

2. Você é inseguro

Essa característica mais parece um sinal negativo, mas não é. Muitos empresários de sucesso julgados como ambiciosos são realmente inseguros por dentro. Ao empreender, quem é inseguro e com medo de falhar pode se tornar hiperfocado e disposto a fazer o que for necessário para ter sucesso.

Se você se sente inseguro, use isso a seu favor, para levá-lo a alcançar seus objetivos de negócios. Aqueles que têm medo do fracasso devem aproveitar esse sentimento para focar mais nos resultados.

3. Você é esperto

Ser esperto pode parecer sinônimo de malandragem, mas você não deve encarar essa característica assim. Pense no sentido da sagacidade, na combinação perfeita entre criatividade, otimismo e inteligência.

Fazer tudo funcionar, colocar planos em prática e obter sucesso sem ter exatamente os recursos que você precisava é um sinal de você é um grande empreendedor. Você nunca vai ter todos os recursos que deseja, mas sendo esperto saberá usá-los de forma engenhosa.

4. Você é obcecado pelo fluxo de caixa

Ter sucesso e lucro não deve significar, jamais, tirar o olho das contas. Até as grandes empresas, mais bem-sucedidas, controlam bem de perto seu dinheiro.

Um grande empreendedor está sempre em contato com fornecedores e parceiros. Busca sempre a negociação, melhores condições de pagamento e recebimento de dinheiro. E garante sempre uma boa reserva para se preparar para fases ruins, caso aconteçam.

5. Você não tem medo

Onde a maioria dos riscos são evitados, os grandes empreendedores enxergam um potencial de ganho. Verdadeiros empresários não têm medo de levantar seus fundos, vender algum bem para investir em um novo empreendimento.

Na verdade, eles são muito otimistas, claro que avaliando os riscos básicos. Mas grandes empreendedores são corajosos, entram para o mundo dos negócios deixando família, amigos e até bens para trás. É uma crença constante de que o esforço e investimento sempre vão compensar.

6. Você não consegue ficar quieto

A inquietude é um sinal positivo de que você tem tudo para ser um grande empreendedor. É não ficar parado, correr atrás, ter sempre uma energia extrema e viver motivado pelo seu negócio.

Grandes empreendedores se sentem ansiosos e animados pelos seus negócios. Os grandes empresários têm uma energia desenfreada que os alimenta muito mais do que a seus funcionários. Eles são entusiasmados e energizados. Por isso é tão comum se envolverem em mais de um negócio.

7. Você é maleável

“Se você tem apenas um resultado aceitável em mente, suas chances de realizá-lo são pequenas”, adverte Rosemary Camposano, presidente e CEO da Silicon Valley Halo Blow Dry Bars. Se você estiver disposto a ouvir, seus clientes irão mostrar qual dos seus produtos ou serviços gera o máximo de valor.

Empresários inteligentes evoluem constantemente, ajustando seus conceitos de negócios em resposta ao feedback do mercado.

9. Você gosta de observar o próprio umbigo
empreendedor egoista

“Olhar para o próprio umbigo” é uma expressão que remete ao egoísmo hoje em dia. Mas, aqui, toma outro significado. Sem chefes, os empresários precisam estar confortáveis ​​com o processo de avaliação de seu próprio desempenho. Para isso, necessariamente, devem olhar para o próprio umbigo e praticar a autoavaliação.

Grandes empreendedores devem solicitar feedback daqueles ao seu redor para se auto-melhorar. Além de prestar muita atenção aos comentários espontâneos, como reclamações de clientes. É preciso pesquisar entre clientes e colaboradores quais as oportunidades de melhoria, tando da sua empresa quanto do empreendedor, como pessoa.

10. Você é motivado por desafios

Com certeza você conhece histórias de empreendimentos que deram certo contrariando todas as estatísticas de sucesso. Sabe quando um empreendedor tem uma ideia e todos acham loucura, mas ele vai lá e faz dar certo?

Quando confrontados com problemas, muitos profissionais tentam encontrar a solução com o dinheiro ou “lavar as mãos” para a situação. Grandes empreendedores, por outro lado, se levantam para a ação.

Os desafios os motivam a trabalhar mais. Eles não pensam que nada é insuperável ou impossível. Os obstáculos servem de motivação nos negócios.

Agora que você já conheceu os dez sinais de que você tem tudo para ser um grande empreendedor, qual seu diagnóstico? Se identificou com quantos itens da lista? Conte aqui nos comentários!

One Comment
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *