Serviços que um coworking pode oferecer

Na onda das startups e freelancers, o coworking é uma nova maneira de pensar o local de trabalho, levando em consideração o seu principal objetivo: a troca de ideias e a colaboração. Esse novo espaço prevê um ambiente pensado para o trabalho autônomo, com muito networking com pessoas de áreas diversas e toda uma estrutura física para receber clientes e sua empresa funcionar, de forma muito mais em conta.

coworking
Espaços coworking oferecem colaboratividade e privacidade, basta você escolher

Os espaços coworking oferecem diversos serviços para quem está começando e é ideal para fazer novos contatos, além de não gerar preocupação com manutenção para o empreendedor. A prática cowork é bastante indicada para profissionais flexíveis e que querem fugir da burocracia de costume.

Principais serviços de um coworking

1. Internet

Em plena Era da Tecnologia, com certeza a oferta de um bom serviço de rede é um dos principais pontos a serem levados em consideração. É importante prestar atenção se a internet é dedicada, ou seja, não é apenas uma rede para todos os profissionais, mas sim dividida para que cada equipe tenha seu acesso. Isso evita que um colega sobrecarregue a rede, deixando o restante do pessoal sem. Outro ponto importante é se há uma prestadora de serviços substituta para caso a primeira dê problema.

2. Estrutura física

Para que você deixe de lado o Home Office e parta para um ambiente coworking, é imprescindível que ele seja bem confortável e ofereça benefícios como ar condicionado, cadeiras e poltronas ergonômicas, além de limpeza e manutenção do ambiente.

3. Serviço de telefonia e recepção

Uma recepção organizada e com bom atendimento chama a atenção de qualquer cliente. Por isso é importante que a equipe de recepcionistas seja cordial e treinada para atender bem todos que chegarem, já que é o primeiro contato com a empresa. Geralmente também é responsabilidade desses profissionais o serviço telefônico. Em um ambiente com várias empresas, o ideal é que o espaço tenha um PABX que comporte várias ligações ao mesmo tempo, com distribuição em ramais.

4. Salas de reunião

É importante ter um local para receber os seus clientes de forma reservada ou até mesmo para reunir a equipe em apresentações de projetos. Fique atento se há serviço de recepção, ar condicionado, a disposição da sala quanto a mesas e cadeiras, entre outros serviços, como data show e coffee break. A ideia da sala de reunião é passar para o cliente todo o profissionalismo que, muitas vezes, não é expresso em um ambiente descontraído.

5. Ambiente de convivência

Em qualquer empresa o funcionário precisa de um ambiente para o cafezinho ou para esticar as pernas longe da mesa. Em um ambiente coworking, esse espaço é de extrema importância, principalmente para aumentar o contato entre profissionais. É bom observar se possui local para refeições ou descontrações, como, por exemplo, uma sala de jogos.

6. Impressoras

As máquinas de impressora e copiadora precisam ser profissionais para que não atrapalhe o desempenho do trabalho. Máquinas jato de tinta não dão conta do volume, são mais lentas e correm o sério risco de travar. Além disso, as impressoras profissionais emitem relatórios de impressão que, no fim do mês, pode gerar economia à empresa.

7. Serviços de conveniência

Existem serviços que são de suma importância para empresas mas nem sempre são lembrados como prioridade. Alguns espaços oferecem motoboy, serviço de correios, entre outros, que podem ser acionados através de um e-mail ou telefonema.

8. Salas privativas

As salas privativas são ambientes fechados dentro do espaço coworking, indicadas para empresas com mais de quatro funcionários. É ideal para quem quer privacidade, mas não quer perder o networking, além de ser mais em conta que uma sala tradicional. Essas salas permitem que empresas se desenvolvam de forma rápida e mais barata.

9. Escritório Virtual

Alguns espaços de coworking, quando contratados, oferecem o Escritório Virtual, que nada mais é que um atendimento personalizado de suas ligações telefônicas, uma central de recados e o gerenciamento das suas correspondências, feitos por profissionais treinados da área de atendimento. Esse tipo de serviço faz toda a diferença, pois proporciona ao seu cliente um atendimento personalizado e de maior qualidade.

coworkig
Coworking é indicado para projetos inovadores e com baixa formalidade

O que analisar ao escolher o espaço coworking?

Localização – É importante que o local seja de fácil acesso tanto para você quanto para os seus clientes. Lembre também que em um local de prestígio, o cliente pode se impressionar com a sua empresa.

Comodidade e conforto – Leve em conta a estrutura física e dos serviços ofertados pelo espaço. Alguns ambientes oferecem uma gama dos serviços listados aqui por um ótimo custo-benefício.

Orçamento – Fique de olho em quanto pode gastar. Às vezes os pacotes mais completos podem parecer interessantes, mas estão fora do seu orçamento. Lembre-se que uma das vantagens do coworking é o baixo custo em relação a uma sala tradicional, mas ainda assim devem ser colocados na balança os prós e contras financeiros.

Além da busca na internet e fisicamente, na sua cidade, existem sites que facilitam a pesquisa por esses espaço. É o caso, por exemplo, do Coworking Brasil, onde você pode buscar espaços por localidade.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *