Série Qualidade nas Organizações (1/4) – Introdução

Está no ar a primeira aula da série “Qualidade nas Organizações”, com Marcelo Marques. Se preferir você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio :

Neste vídeo, Marcelo aborda a importância de uma orientação da qualidade dentro do seu negócio. “Você precisa se conscientizar que, independentemente do tamanho do seu negócio, se você quer crescer ou, no mínimo, se manter no mercado, você precisa investir em qualidade.”

Mas, por que? “Porque nós sabemos que hoje o consumidor está muito mais antenado. Muitas vezes, antes de decidir pela comprar do seu produto ou serviço, ele vai investigar.  O cliente hoje está muito mais informado.”

Além disso, há o fato de que a concorrência no mercado é muito mais ampla. Ela não se restringe ao seu bairro, estado ou cidade. Muito menos o Brasil. E, às vezes, você não consegue ver de onde a concorrência vem.

Qualidade deve ser um hábito

Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. – Aristóteles (384 – 322 ac)

Marcelo usou a citação acima para ilustrar o seguinte conceito: buscar a qualidade não deve ser uma meta, e sim um hábito. Porque quando você atinge a meta, acabou aquele desafio.  Você deve buscar sempre melhorar a sua operação, o atendimento ao cliente, o sistema de vendas e por aí vai.

Porém, essa melhora deve acontecer aos poucos, diariamente. Não deve ser uma mudança drástica. “Mesmo que você tenha um ganho muito bom na produtividade, se você não se propuser a dar continuidade nisso, todo o investimento e gás que você colocou nisso vão ser perdidos.”

Gestão da Qualidade

Se você enxerga gestão da qualidade somente nas grandes empresas, está enganado. Saiba que mesmo tendo uma equipe bem pequena, você pode ter gestão da qualidade.

A gestão da qualidade pode ser entendida como:

O modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso a longo prazo, através da satisfação do cliente e dos benefícios para todos os membros da organização e para a sociedade.

“Eu costumo dizer que a maior responsabilidade social de uma empresa é ser geradora de lucros. Como assim? Se uma empresa gera lucro, ela sobrevive, ela cresce, gera emprego e renda.”

Qualidade total

A Qualidade Total abrange as cinco dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas:

1 – QUALIDADE INTRÍNSECA do produto ou serviço;

2 – CUSTO ou preço;

3 – ATENDIMENTO ou prazo;

4 – MORAL ou ética;

5–SEGURANÇA do cliente e das pessoas da organização.

Próximas aulas

Confira o calendário de vídeos e podcasts gratuitos de maio! Abaixo, a programação da série “Qualidade nas Organizações”, com Marcelo Marques.

Dia 14 – 7 Pecados Que Você Não Pode Cometer No Seu Negócio – PARTE 1

Dia  21 – 7 Pecados Que Você Não Pode Cometer No Seu Negócio – PARTE 2

Dia 28 – O Japonês na sua empresa … Tá preparado? Saiba como usá-lo ao seu favor

Se você perdeu os episódios anteriores confira: mês de março e mês de abril.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *