Filosofia Kai Zen, Diagrama de Ishikawa - Série Qualidade nas Organizações (4/4)

Está no ar a quarta aula da série “Qualidade nas Organizações”, com Marcelo Marques. Se preferir você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio :

O japonês na sua empresa

Marcelo lembra que muitas das teorias relacionadas à Qualidade nas Organizações são oriundas do Japão.

Na Segunda Guerra Mundial, o Japão foi atacado pelos Estados Unidos, por meio das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Foi um país destruído, gerando a rendição. E no processo pós guerra de reconstrução do país, o Japão recebeu ajuda internacional de diversos credores.

Na época, existiu um homem, um grande engenheiro dos Estados Unidos, que tentou implementar as técnicas de qualidade nos Estados Unidos. Só que o país tinha gastado muito dinheiro com a guerra, e não quis investir nas ideias desse engenheiro.

Ele foi então para o Japão e fez amizade com o imperador japonês. A partir daí, nasceram grandes teorias e ferramentas para a introdução da qualidade dentro das organizações.

Filosofia Kai Zen

“As ferramentas que eu vou apresentar aqui não são ferramentas que você compra. É mudança cultural, de atitude.”

Uma dessas mudanças é a filosofia chamada Kai Zen.

japonês

A imagem acima significa “boa mudança”.

“A ideia do Kai Zen é uma filosofia que todo dia você precisa fazer alguma coisa melhor. Todo dia você precisa promover a mudança dentro da sua empresa.”

Segundo Marcelo, o empreendedor não pode passar um dia sem melhorar algum processo dentro da organização.

Não importa o tamanho ou o ramo de atividade do seu negócio, acredite, você pode adotar a filosofia de tentar melhorar todo dia.

Quando você pensa em fazer melhor, pensa em ser mais eficiente, mais produtivo. E ao ser mais eficiente, você gasta menos. A produtividade aumenta e a lucratividade também.

Diagrama de Ishikawa

O engenheiro Ishikawa implementou um gráfico chamado “espinha de peixe”.

japonês na sua empresa

Essa teoria também é conhecida como “Diagrama de Ishikawa” ou “de causa e efeito”.

E como funciona? A cabeça do peixe é o problema. “O problema é o efeito. Todo efeito tem causas. E aí você começa a descobrir porque o problema está acontecendo.”

Assim, você consegue descobrir se o problema é de maquinaria, de medições, ambiental, de método, materiais ou de mão de obra.

“Se eu identifico um efeito, atuando sobre a causa o problema desaparece.”

Método 5S

Esse método consiste em cinco palavras que, em japonês, são escritas com S.

japonês 5S

Essas palavras são: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Em português, significam, respectivamente, senso de: utilização, organização, limpeza, saúde e disciplina.

Você já deve ter visto, alguma vez, em alguma empresa, aquele famoso quadrinho assim: “Se sujou, lave; se quebrou, conserte; se acendeu, apague; se abriu, feche”. É exatamente isso.

“No senso de utilização, será que eu preciso mesmo de tudo aquilo na empresa? Na organização, será que eu não posso descobrir que muitas coisas estão ali atrapalhando o fluxo? Trabalhando em um lugar mais limpo você se sente mais produtivo, consegue até enxergar melhor.”

Assista à série completa

Confira os outros três episódios da série “Qualidade nas Organizações”, com Marcelo Marques:

Introdução

7 Pecados Que Você Não Pode Cometer No Seu Negócio. – PARTE 1

7 Pecados Que Você Não Pode Cometer No Seu Negócio. – PARTE 2

Aguarde! Em breve divulgaremos o calendário de vídeos e podcasts de Junho! Enquanto isso, confira o calendário de vídeos e podcasts gratuitos de maiomês de março e mês de abril.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *