Importância de fazer - Série Planejamento Financeiro (4/4)

Assista à quarta aula da série “Planejamento Financeiro”, com Natale Papa. Se preferir você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio :

Planejamento Financeiro

Com essa aula, Natale encerra o ciclo sobre Planejamento Financeiro. Lembrando que todas as aulas são baseadas no ciclo que se retroalimenta em qualquer empresa.

Planejar ⇒ Controlar ⇒ Verificar ⇒ Agir

Constantemente, você vai se deparar com esse ciclo. Mas só planejar, sem controlar, verificar e agir, não vai permitir que você consiga atingir os resultados que você espera.

Recapitulando um pouco das aulas anteriores, é importante ver o todo. Sem considerar apenas fatos isolados. É preciso ter uma visão mais geral do seu negócio.

Vamos ver a seguir alguns exemplos dessa importância de ver o todo e comparar.

Vendi $100,00 em cupcakes hoje, mas…

Quanto vendi ontem?

Quanto vendi nesse mesmo dia na semana passada?

Quanto vendi em média por dia nos últimos meses?

Quanto vendi em média nesse mesmo dia nos últimos meses?

Depois de um tempo, você, empreendedor, consegue ter os números muito fortemente na sua cabeça. Mas o que se espera é que o negócio cresça. E vai ficar cada vez mais difícil você ter esses números de cabeça. Por isso, fazer um registro é fundamental.

Para esse controle, o programa Excel é excelente. A partir de fórmulas, ele permite mensurações, por exemplo, de análises horizontais. Mas se você não usa o Excel, que seja num papel de pão. Mas não deixe de fazer os registros.

Pense em todas as variáveis que você gostaria de acompanhar e coloque nos registros. E faça isso no seu dia a dia, para depois não ter que voltar a dados antigos. Uma boa dica é fazer isso no fim do dia. Ou no dia seguinte, no máximo.

Estrutura de custo

Esse planejamento registrado não deve se dar apenas com as vendas. Você pode fazer planilhas também para a sua estrutura de custos. Afinal, vender sem olhar para essa parte interna da empresa não vai te garantir bons resultados.

Considerando a estrutura de custo, você pode fazer as seguintes análises.

Vendi $100,00 em cupcakes hoje, mas…

Quanto tempo você levou para produzir?

Quanto você gastou de insumos?

Quanto tempo você levou para produzir essa mesma quantidade da última vez?

Quanto você gastou de insumos na última compra?

No final das contas, todo empreendedor vai produzir esperando um resultado. Nesse sentido, as análises válidas são as seguintes.

Vendi $100,00 em cupcakes hoje, mas…

Quanto sobrou?

Quanto costuma sobrar?

Quanto você pode investir para produção futura?

Qual foi o retorno do que você investiu na última produção?

Com todas essas perguntas, você pode monitorar constantemente suas margens e o resultado da sua produção. O empreendedor deve focar, não só em venda, mas também na estrutura de custo e nos resultados obtidos. Saber o que sobra, por exemplo, é muito importante para você seguir sua operação e fazer os ajustes necessários.

Próximas aulas

Esse foi o último episódio da série “Planejamento Financeiro”, com Natale Papa. Mas, aguarde! Em breve divulgaremos o calendário dos vídeos e podcasts de maio!

Enquanto isso, você pode conferir conteúdos de outros assuntos, como Administração, Marketing e Vendas. Todo dia novos vídeos e podcasts para ajudar você, empreendedor! Veja o calendário de abril ou assista a todo o conteúdo de março!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *