Conceitos básicos Planejamento Financeiro - Série Planejamento Financeiro (1/4)

Assista à primeira aula da série Planejamento Financeiro, com Natale Papa. Se preferir, você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio :

Nesta quarta-feira, estreia mais uma série de Finanças e Economia, com Natale Papa. Se você perdeu algum vídeo do primeiro módulo, pode assistir aos quatro episódios sobre crise e oportunidades aqui.

Você sabe o que é um planejamento financeiro? Entende a importância dele para o seu sucesso? Sabe como fazer um bom planejamento financeiro, que te ajude na vida de empreendedor?

Natale vai trazer essas e outras respostas nessa nova série, de quatro vídeos. E o primeiro deles já está no ar!

A partir desse módulo, você vai começar a olhar para dentro da sua empresa. Mas, antes, Natale traz algumas estatísticas interessantes:

7 a cada 10 empregos no Brasil são gerados por micro e pequenas empresas;

8 a cada 10 empresas morrem antes do 5º ano de existência.

“E a gente tenta entender: por que isso?”, provoca o professor. É preciso pensar no cenário macro e entender onde essas empresas estão inseridas.

O panorama é o seguinte:

Alta e complexa carga tributária – “De fato, no Brasil, a gente tem uma alta e bem complexa carga tributária; essa é uma realidade incontestável.”

Difícil acesso à crédito – “O pequeno empresário, que está iniciando seu negócio, tem uma grande dificuldade de acesso ao crédito; não é tão fácil conseguir dinheiro no Brasil, por mais que a Selic venha registrando queda.”

Crise – “A gente vive um cenário não tão positivo em termos de perspectivas de confiança, mas que vem melhorando nos últimos meses.”

Por que ter planejamento financeiro?

Estudos do Sebrae indicam que são três fatores responsáveis por mais de 80% dessas falências de empresas.

1) Falta de conhecimento de mercado ao candidato a empresário

Não necessariamente você vai abrir um pet shop porque gosta de cachorro. Natale lembra que o mais recomendado é estudar o mercado onde você vai se inserir. E isso minimiza os riscos do negócio.

2) Falta de planejamento para entrar no mercado

Isso inclui não só estudar o mercado, mas também fazer as contas do que é necessário, o que você precisa em termos de estrutura e capital.

3) Fluxo de caixa

A falta de planejamento e conhecimento de mercado acarretam um cenário onde o empreendedor muitas vezes não se prepara para a demanda de capital que ele vai ter de fato.

Por exemplo, se você tem R$200 mil para abrir uma franquia, você não pode buscar uma franquia de R$200 mil. Simplesmente porque você vai precisar de mais dinheiro para girar o negócio. Até que ele comece a girar sozinho.

Ciclo constante

O planejamento deve fazer parte de um ciclo constante dentro da sua empresa. Esse é o passo inicial, primeiro do ciclo, que se autoalimenta. Ele é formado pelas seguintes etapas:

Planejar
Controlar
Verificar
Agir

No planejamento, você deve pensar em metas bem claras e objetivas. Quanto eu preciso vender? Qual é a minha estrutura de custos? Quanto eu vou gastar para atingir esse nível de vendas? Quais vão ser os resultados? São perguntas que você deve fazer no planejamento.

Depois, você vai começar a monitorar a atividade da empresa. E é importante que tudo esteja claramente registrado para você ter esse controle. “Daqui a três meses você pode ter que voltar nos seus registros para ver o que pode explicar os resultados de hoje”, lembra Natale.

Em seguida, você verifica se o que foi planejado foi o que, de fato, aconteceu. Afinal, imprevistos acontecem pelo caminho. E caso não tenha saído como planejado, é hora de agir.

Próximas aulas

Gostou das dicas? Acompanhe as próximas aulas com o professor Natale Papa. Confira a programação:

Dia 11 de abril – Principais relatórios

Dia 18 de abril – Principais variáveis

Dia 25 de abril – Importância de fazer

Já conferiu a programação dos vídeos e podcasts gratuitos de abril? Todo dia um conteúdo novo para você, empreendedor!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *