Principais relatórios financeiros - Série Planejamento Financeiro (2/4)

Assista à segunda aula da série “Planejamento Financeiro”, com Natale Papa. Se preferir você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio:

Nessa aula, Natale segue falando de Planejamento Financeiro, dando continuidade a aula anterior, onde falou sobre o ciclo de planejamento. Ele explica conceitos importantes que são necessários na hora de registrar tudo que acontece na empresa.

Regime de Caixa e de Competência

“Nas empresas que eu venho acompanhando, é comum os gestores terem uma pequena confusão nesse sentido. Principalmente quando eles não são da área contábil ou econômica”, conta Natale.

Quando você diz “vendi R$100”, você não está dando uma informação completa sobre esse recebimento. Então, estamos falando sobre “fato gerador”. Tudo que é relacionado a fato gerador é registrado na DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).

Tudo que mexe com dinheiro da empresa, é registrado com regime de caixa, no Relatório de Fluxo de Caixa. Ou seja, mexeu no bolso, fluxo de caixa. Fato gerador, DRE.

“Um é mais importante do que o outro? Na verdade, os dois são complementares”, explica Natale. A informação “vendi R$100” isoladamente é interessante. Mas não é suficiente. É importante entender como você recebeu por essa venda. Se foi à vista ou em 90 dias, por exemplo. Para você entender de fato quanto vai mexer no financeiro da sua empresa.

Mas também é importante entender o “fato gerador”, porque ele vai compor as margens do seu negócio. De fato, esse negócio é lucrativo?

As duas informações são importantes, mas você, empreendedor, não pode misturá-las no mesmo relatório. São dois relatórios diferentes: DRE e fluxo de caixa.

Balanço Patrimonial

O professor lembra que embora a atividade contábil seja terceirizada nas empresas, o microempreendedor individual (MEI) não tem obrigação de ter um contador. Mas as demais empresas, de maior porte, precisam de um contator. Para Natale, o empreendedor deve ter o conhecimento pleno da sua empresa e não simplesmente terceirizar.

No Balanço Patrimonial, ficam registrados todos os bens que a empresa tem. Os bens podem ser:

Ativo – Tudo que a empresa pode reverter em dinheiro.

Passivo – Tudo que a empresa tem de dívida.

Patrimônio líquido – A dívida com os sócios.

Nos ativos, vão estar todos os bens e direitos da empresa, listados por ordem de liquidez. Ou seja, a capacidade de transformar aquele ativo em dinheiro. Por exemplo caixa, recebíveis, estoque e aplicações financeiras.

Já nos passivos estarão registradas todas as dívidas da empresa. Com terceiros e com os sócios. Porque quando o empreendedor coloca dinheiro na empresa, ela passa a ter uma dívida com ele.

O passivo é listado em ordem de exigibilidade, e o empreendedor é o último a receber. Por exemplo, dívidas com banco ou fornecedores. São dívidas que vão ajudar a empresa a crescer. Mas precisam estar bem registradas, para você acompanhar se esse endividamento está trazendo resultados.

Relatório DRE

O relatório DRE (Demonstração ou Demonstrativo de Resultado do Exercício) permite acompanhar tudo que acontece financeiramte na empresa, para entender as margens do seu negócio.

Características do relatório DRE:

Receitas, Despesas e Resultados;

Filme do período contábil;

Indicadores de performance.

Fluxo de caixa

Aqui é, de fato, o que movimenta o caixa da sua empresa no dia a dia. Todo dia o empreendedor deve olhar esse relatório. Porque só assim vai perceber se falta ou se sobra dinheiro no caixa dele.

Características do Fluxo de Caixa:

Regime de caixa;

Decisões gerenciais e de Tesouraria;

Método Direto X Indireto;

Previsto X Realizado.

Próximas aulas

Não deixe de acompanhar os próximos episódios da série “Planejamento Financeiro”, com Natale Papa:

Dia 18 de abril – Principais variáveis

Dia 25 de abril – 
Importância de fazer

Você também pode conferir conteúdos de outros assuntos, como Marketing, Direito, Administração e Vendas. Todo dia novos vídeos e podcasts para ajudar você, empreendedor! Veja o calendário de abril.

Perdeu os vídeos de março? Não tem problema! Ainda dá tempo assistir a todo o conteúdo aqui!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *