Série Estudando um Negócio (2/4) - Investimento inicial

Assista à segunda aula da série “Estudando um Negócio”, com Natale Papa. Se preferir, você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio :

Depois de entender a demanda do mercado, é hora de voltar a olhar para dentro da empresa e entender a fundo, nesse momento inicial, o que é necessário para começar.

Quanto custa seu sonho?

“Essa é a pergunta que a gente vai tentar responder, e tentar trazer ferramentas para você pensar qual caminho você vai trilhar, como chegar lá”, explica Natale.

O professor segue a mesma linha das aulas anteriores, utilizando como exemplo a venda de cupcakes.

“Vou produzir cupcakes! E para começar preciso de que?” A seguir, veremos os passos para entender qual deve ser seu investimento inicial.

Entendendo seu investimento inicial

O que se faz necessário?

“Essa é a primeira pergunta. Você tem que elencar todos os itens que serão importantes para a sua produção.”

Quando se faz necessário?

“Essa é uma pergunta complementar à primeira, onde a gente tenta responder para ajudar nosso fluxo de caixa. Você não necessariamente precisa comprar tudo no momento inicial. Para produzir o cupcake, por exemplo, vou precisar de uma batedeira profissional. Mas eu preciso dela hoje? Vou começar a produzir quando? Se meu objetivo é começar a produção daqui a dois meses, então não preciso estar hoje com a batedeira em mãos.”

Quanto custa?

“Quanto custam os itens e fatores que eu preciso para começar a produzir? Eu vou determinar uma data específica de início de produção. E fazer a conta reversa do que eu preciso ter para chegar lá e quais são os prazos para eu atingir o que é necessário.”

Como eu pago?

“Esse escalonamento é importante porque você, empreendedor, não quer gastar dinheiro antes da hora.”

Próximas aulas

Confira o calendário de vídeos e podcasts gratuitos de maio! Abaixo, a programação da série “Estudando um Negócio”, com Natale Papa..

Dia 16 – Captando recursos

Dia 23 – Viabilidade financeira

Se você perdeu os episódios anteriores confira: mês de março e mês de abril.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *