Captando recursos - Série Estudando um Negócio (3/4)

Assista à terceira aula da série “Estudando um Negócio”, com Natale Papa. Se preferir, você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio :

Financiando seu sonho

Na aula anterior, Natale falou sobre como calcular quanto custa o seu sonho. Agora, o exercício será estudar a viabilidade de um financiamento desse sonho. Para isso, vamos considerar algumas perguntas.

⇒ Realmente preciso de dinheiro externo?

“Essa pergunta é fundamental. Você precisa desse dinheiro de outras pessoas? Com os seus recursos, seu FGTS, o que você tem guardado, você não consegue começar o negócio sozinho? Serão que você não está pensando muito grande e, por isso, não consegue? É algo a se pensar.”

⇒ Realmente preciso de dinheiro agora?

“Precisa ser nesse momento? Como já falamos em outras aulas, pode ser que você precise desse dinheiro só daqui a um ano. E o dinheiro tem valor no tempo. Por que captar um recurso agora se só vou precisar dele daqui a pouco?”

Realmente vale o custo de pegar esse dinheiro?

“Qual é o custo de pegar esse dinheiro? Vale a pena?”

Considerando que a resposta para essas três perguntas seja positiva, é hora de analisar os caminhos possíveis. Como conseguir dinheiro?

Onde buscar recursos?

Natale listou algumas opções para você, empreendedor, conseguir recursos para o seu negócio. “Não necessariamente na ordem do que é melhor para você, mas trago algumas opções.”

Investidor-anjo

Bancos e Cooperativas de Crédito

Agências de Fomento

Crowdfunding

Venture Capital e Private Equity

5 dicas para conseguir dinheiro

Para finalizar, Natale montou uma lista com cinco dicas fundamentais na hora de pegar esse recurso para financiar seu sonho.

1) Faça seu planejamento detalhado.

“É a primeira coisa que você tem que fazer, antes de sequer pensar em levantar dinheiro.

2) Conte sua história e mostre seus diferenciais.

“O storytelling é muito importante também, porque dependendo do seu interlocutor, ele vai estar mais interessado nisso do que na projeção de fluxo de caixa daqui a cinco anos. Você precisa entender com quem você está falando para ver em que ponto tem que pegar mais forte.”

3) Aja local, mas pense global.

“A escalabilidade é outro ponto fundamental. Começa a testar seu produto local, mas a escalabilidade vai ser determinante na hora do seu negócio crescer.”

4) Avalie os detalhes do dinheiro.

“Avalie todos os detalhes do seu dinheiro. Esse dinheiro que você está pegando muitas vezes vai vir na empolgação. Mas olhe qual o custo, juros, formas de pagamento, condições. Você precisa entender a fundo o que você está entregando para pegar esse dinheiro. Nada é de graça.”

5) Faça seu planejamento detalhado.

“Isso mesmo. A última dica, na verdade, é um reforço da primeira. Monte seu plano de negócio porque isso é fundamental e ultra necessário.”

Perdeu as aulas anteriores?

Não deixe de assistir aos outros vídeos da série “Estudando um Negócio”, com Natale Papa.

Estudo de mercado e demanda – video Vídeo – podcast Podcast
Investimento inicial – video Vídeo – podcast Podcast
Dia 23 – Viabilidade financeira

Aguarde! Em breve divulgaremos o calendário de vídeos e podcasts de Junho!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *