Série Comunicação na venda (2/4) – Ouvir e entender

Assista à segunda aula da série “Comunicação na venda”, com Pedro Carnevale. Se preferir você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema abaixo.

Escute o podcast sobre o tema:

Ruído de comunicação

No primeiro vídeo desse módulo, Pedro falou sobre a importância das relações interpessoais. No vídeo desta quinta, o tema é ruído de comunicação.

Ruído de comunicação é quando a comunicação entre duas pessoas falha, por algo que aconteceu no meio do caminho.

É quando o locutor disse algo e quem estava na outra ponta não entendeu, por algum motivo. Ou interpretou de maneira diferente, gerando esse ruído no meio do caminho. “Isso pode, sim, comprometer a sua venda”, lembra Pedro.

O professor separou duas frases que traduzem bem o ruído na comunicação.

1) “A palavra é metade de quem pronuncia e metade de quem ouve!”

Ambos têm obrigações. Tanto quem pronuncia quanto quem ouve na outra ponta. Quem está vendendo está, normalmente, pronunciando. Naturalmente, você pronuncia a palavra a fim de persuadir o seu cliente sobre alguma ideia a respeito do seu produto ou serviço. Por isso, você deve ter muito cuidado nesse pronunciamento. É isso que vai fazer você acertar ou errar na sua venda.

Quando não há ruído, você conseguiu implementar a sua ideia. Assim, as chances de você converter sua venda aumentam drasticamente.

2) “Ouvir para entender e não apenas para responder.”

O ser humano é um pouco ansioso, naturalmente. O comportamento natural é esperar o outro falar para já começar a responder. Durante sua venda, se você está simplesmente escutando seu cliente, de forma que você queira responder imediatamente, você está gerando um ruído, na condição de ouvinte.

Muito cuidado com isso. Ouça da devida maneira, entenda e traduza essa mensagem e faça a interpretação correta. Depois, fale o que precisa ser dito para que o cliente compre a sua ideia.

Em linhas gerais, é muito mais importante o que você vai ouvir do que o que vai falar. A dica é dar prioridade ao seu cliente, para ouví-lo, antes de vender o seu produto ou serviço.

Próximas aulas

Não deixe de acompanhar os próximos episódios da série “Comunicação na venda”, com Pedro Carnevale:

Dia 19 de abril – Apresentação pessoal

Dia 26 de abril 
– Linguagem corporal

Você também pode conferir conteúdos de outros assuntos, como Finanças, Administração e Vendas. Todo dia novos vídeos e podcasts para ajudar você, empreendedor! Veja o calendário de abril.

Perdeu os vídeos de março? Não tem problema! Ainda dá tempo assistir a todo o conteúdo aqui!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *