A importância da gestão de marca - Série Branding (1/4)

Assista à primeira aula da série “Branding”. Se preferir você pode ouvir nosso podcast falando sobre este mesmo tema e fazer o download do material de apoio.

Assista ao vídeo:

Escute o podcast sobre o tema:

Material de apoio :

É hora de conferir o primeiro episódio da série Branding, com Rodrigo Galvão. Ele é especialista em Marketing Digital e professor aqui no Eu Sou Empreendedor. Já assistiu aos vídeos da série O que é marketing digital? Os quatro episódios estão disponíveis!

No vídeo desta sexta-feira, o tema é “A importância da gestão de marca”. Você já ouviu falar de branding? Essa é uma estratégia importante, e que às vezes é deixada de lado por quem está começando a empreender. Ou pode ser o caso de empreendedores que já caminham com sua empresas, mas ainda não conseguiram dar a devida atenção a esse ponto.

Basicamente, Branding é o processo de estruturação e manutenção de uma marca (brand). “A gente não está falando aqui, simplesmente, de logo, cor, das imagens que você usa. A gente está falando de um processo muito mais abrangente e complexo”, ressalta Rodrigo.

Para exemplificar, Rodrigo usa uma frase de Jeff Bezos, CEO da Amazon:

Branding é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala.

Perceba que Branding é um verbo que está no presente contínuo. Ou seja, não é algo que você vai fazer uma vez e acabar. Porque o mundo muda o tempo todo, os contextos mudam, as tecnologias mudam. As pessoas e o comportamento do consumidor mudam o tempo todo. Então, sua marca tem que acompanhar todas essas mudanças.

“É o que a gente chama de Gestão Always On, ou seja, você sempre tem que estar promovendo a gestão da sua marca”, ensina Rodrigo.

Benefícios do branding

O professor lista os principais benefícios do branding. Por que vale tanto a pena investir nisso?

Associação com um nicho de mercado;

Mais presença na mente da audiência;

Aumenta o reconhecimento e lembrança da marca;

Valor agregado;

Relação de lealdade com o público;

Aumento de confiança na marca.

O que acontece quando você faz branding?

“Ela consegue conquistar um lugar na vida do cliente”, explica Rodrigo. É exatamente isso que conhecemos como posicionamento. O lugar que sua marca ocupa na mente do consumidor.

Há vários exemplos de brandings muito fortes. Tão bem planejados e executados que conseguem transformar um produto em uma marca, e uma marca em um produto. É o caso da Gillette. O produto é lâmina de barbear, mas quem fala assim? Todos conhecem como Gillette, independentemente do fabricante.

O mesmo acontece com Danone (iogurte), Chiclets (goma de mascar), Band-Aid (curativo) e Bombril (esponja de aço).

Próximas aulas

Não deixe de acompanhar os próximos episódios da série Branding, com Rodrigo Galvão. Confira abaixo o calendário de vídeos e podcasts de abril.

Dia 13 de abril – A sua marca tem um propósito?

Dia 20 de abril – Por onde começar: Cultura Corporativa e Personalidade de marca

Dia 27 de abril
 – Por onde começar: Universo Verbal e Universo Visual

Você também pode conferir conteúdos de outros assuntos, como Finanças, Administração e Vendas. Todo dia novos vídeos e podcasts para ajudar você, empreendedor! Veja o calendário de abril.

Perdeu os vídeos de março? Não tem problema! Ainda dá tempo assistir a todo o conteúdo aqui!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *