ROI: como calcular o retorno sobre o investimento

O retorno sobre investimento ou, em inglês, ROI (Return On Investment) é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Ou seja, essa conta mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu. Além disso, serve para administrar futuras aplicações.

A métrica é extremamente importante pois permite que você avalie como certas iniciativas estão contribuindo com os resultados das empresas.

As vantagens não terminam por aí. A realização regularmente do cálculo ROI possibilita modificar metas comerciais para resultados mais realistas, motivar a equipe e proporcionar aumento nas vendas e lucros. Originalmente usado na área de finanças, a taxa ROI é hoje muito utilizada para avaliar investimentos ligados ao marketing e a publicidade.

ROI retorno investimento

O ROI é um dos principais parâmetros observados pelos investidores na hora de avaliar a possibilidade de seguir com um processo de aplicação. No ponto de vista do dono do capital, é super importante saber quanto ele ganhará em rendimentos para cobrir tudo o que foi investido.

Com o ROI podemos:

  • Avaliar como iniciativas e investimentos diversos contribuem para a obtenção de resultados;
  • Planejar objetivos e metas com base em resultados atingíveis;
  • Identificar o prazo de retorno dos investimentos, bem como a curva de resposta específica de cada um;
  • Viabilizar um processo mais objetivo de tomada de decisões, fundamentado em números;
  • Proporcionar um potencial aumento nos retornos e nos lucros.

Como calcular o ROI?

ROI retorno investimento empreendedor
O ROI é uma excelente forma de descobrir se os seus investimentos estão dando certo

Se você é novo neste ramo não precisa se preocupar. O cálculo é bem simples. Primeiro, é preciso subtrair o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido. Em seguida, divide esse resultado por esse mesmo valor investido.

. Fluxo de Caixa: o que é e como controlar

Vamos visualizar:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO) / INVESTIMENTO

Agora, vamos a um exemplo. Se uma aplicação teve um ganho de R$200.000 e o investimento inicial foi de R$40.000, temos:

(200.000 – 40.000)/ 40.000 = 4

Com este exemplo vemos que o retorno sobre o investimento foi de 4 vezes o valor aplicado inicialmente. O ROI é expresso em forma de porcentagem, por isso, é preciso multiplicar o resultado final por 100. Após essa multiplicação no exemplo acima, o ROI foi de 400%.

Ferramenta online calcula o ROI.

Vale lembrar que todo valor, seja de investimento inicial, seja de despesa, deve ser incluído nas etapas, por menor que seja ele.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *