Retrospectiva 2018: os 10 assuntos mais lidos do ano

Nessa época de fim de ano, é inevitável fazermos um balanço de tudo que aconteceu ao longo dos últimos 12 meses. É a famosa retrospectiva, que já virou tradição. Já fez a sua?

É uma forma de avaliar como os acontecimentos pelo Brasil e pelo mundo influenciaram na nossa rotina, pessoal e profissional.

Além disso, é o momento de comemorar conquistas, aprender com os erros e renovar as forças para mais um ano que começa.

retrospectiva 2018

Nós, do Eu Sou Empreendedor, separamos abaixo os 10 assuntos mais lidos aqui no portal de janeiro a dezembro de 2018.

Confira o que foi destaque no mundo do empreendedorismo!

10º) Perfis no Instagram para empreendedores

Em 2018, o Instagram ganhou força total, principalmente nos negócios. Empreendedores tem usado cada vez mais a rede social, tanto para vender quanto para aprender e buscar inspiração.

Por isso, o artigo “61 perfis no Instagram para empreendedores” ficou em décimo lugar na lista dos mais lidos de 2018. Vale a pena conferir os mais de 60 perfis que listamos para ajuda empreendedores em diversos aspectos.

9º) História do Empreendedorismo no Brasil

Quem não gosta de uma boa história? Desde criança, somos acostumados a adquirir conhecimento através de histórias.

Confirmando essa teoria, o artigo “A história do empreendedorismo no Brasil (timeline)” ocupa a nona posição no nosso ranking.

Criamos uma linha do tempo com datas importantes para o empreendedorismo no mundo e no Brasil.

8º) Empreendedorismo inovador

Inovação foi uma das palavras mais faladas em 2018. As novas tecnologias chegaram com tudo, trazendo benefícios e solucionando problemas das pessoas, da sociedade em geral e dos negócios.

Em oitavo lugar na lista dos mais lidos está o artigo “Empreendedorismo inovador: o que é e como aplicar”. Nele, explicamos o que é inovar, os desafios do empreendedorismo inovador no Brasil e como ser um empreendedor inovador.

7º) Food trucks

Preciso de licença para estacionar meu food truck? Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem deseja montar o próprio negócio sobre rodas.

Por isso mesmo, o artigo “Preciso de licença para estacionar meu food truck?” foi o sétimo mais lido de 2018. Criamos um manual completo para o empreendedor não dar mole com a fiscalização.

6º) Startups de sucesso

Outro assunto muito debatido ao longo do ano foi startups. As startups de sucesso são resultado de iniciativas que combinaram um grande insight, coragem de errar, determinação e resiliência.

No Brasil há vários exemplos de startups de sucesso. No artigo “15 startups de sucesso no Brasil para se inspirar”, sexto lugar no ranking, listamos algumas delas.

5º) História do empreendedorismo no mundo

Mais uma vez, o gosto pelas histórias prevaleceu. O artigo “A história do empreendedorismo no mundo (timeline)” foi o quinto mais lido do ano.

Como no artigo da nona posição, criamos uma timeline mostrando a evolução do empreendedor pelos séculos, além das características dos melhores empresários do nosso tempo e dos tempos anteriores.

4º) Eventos de empreendedorismo

Eventos de empreendedorismo são uma ótima oportunidade de ficar antenado com as tendências e práticas do setor. Além disso, é a chance de criar ou aumentar seu networking e fazer negócios.

O artigo “Eventos de empreendedorismo 2018”, que traz uma extensa lista dos eventos ao longo do ano, ficou em quarto lugar.

3º) Rick Chesther

Para Rick Chesther, com certeza 2018 foi um divisor de águas. A história dele até nós pelo Whatsapp, em um vídeo que viralizou. Parecia, à primeira vista, uma brincadeira, mas era, na verdade, uma aula de empreendedorismo.

No artigo “Rick Chesther: de vendedor de água a influenciador digital” contamos, em texto e vídeo, a história desse vendedor de água que hoje é escritor e palestrante.

2º) Fintechs

Assim como as startups, as fintechs também dominaram o noticiário do empreendedorismo este ano. Elas estão revolucionando o mercado financeiro em todo o mundo.

Em segundo lugar na lista dos mais lidos está o artigo “O que é fintech, a revolução no mercado financeiro”. Nele, explicamos o que é fintech e que tipos de serviços ela oferece, além de exemplos de fintechs de sucesso.

1º) Negócios em alta 2018

No primeiro lugar disparado ficou o artigo “25 negócios em alta para abrir em 2018”. O que mostra que é cada vez maior a busca por opções de empreendimentos que deem certo.

Pode-se dizer que 2018 foi um ano de recomeço. Depois de uma forte crise política e econômica, as esperanças se renovaram com os sinais de melhora da economia, mesmo que ainda tímidos.

Embora o desemprego tenha crescido no país, o número de empreendedores aumentou consideravelmente. Uns por opção, outros por necessidade.

Porém, o que vemos é um movimento grande de pessoas que, em vez de reclamar da crise, tentam aproveitar as oportunidades para empreender e ter sucesso na vida.

Sabemos que ser empreendedor no Brasil não é nada fácil. E é por isso mesmo que estamos aqui.

Seguiremos em 2019 ao lado dos empreendedores, oferecendo conteúdo de qualidade e gratuito. Nosso time continuará firme na missão de servir de referência na sua jornada de empreendedor.

Conte conosco!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *