Rei do iPhone: como a honestidade alavancou o negócio

O mundo está na Internet e é impossível empurrar para debaixo do tapete falhas na execução, seja de produtos ou serviços que uma empresa oferece. Um exemplo disso é o caso do Rei do iPhone, prestadora de serviço em que as vendas foram alavancadas por conta da honestidade no atendimento.

Rei do iPhone: conheça a história que mudou o rumo de um pequeno negócio
Rei do iPhone: conheça a história que mudou o rumo de um pequeno negócio

Honestidade não se compra

O caso ganhou atenção nas redes sociais e logo de se tornou um viral, também tendo espaço no noticiário. A história começa com um consumidor relatando no Facebook sua procura por quem pudesse resolver o problema no aparelho celular.

Após passar por um quiosque que cobrou aproximadamente R$180 para solucionar o defeito do aparelho, o consumidor não desistiu e quis procurar um local com valor mais em conta. Ao entrar na segunda loja, a Rei do iPhone, o atendente pegou o celular, descobriu a falha e devolveu ao cliente funcionando perfeitamente.

Para a surpresa do freguês, não foi cobrado um real para o conserto. O problema era, simplesmente, poeira. A única coisa que o atendente pediu foi que o cliente falasse bem da loja para os seus conhecidos.

Saindo espantado do quiosque do Rei do iPhone, o consumidor logo divulgou a história, que foi compartilhada mais de 70 vezes e obteve mais de 300 mil curtidas. Para os donos da loja ficou um crescimento exponencial nas vendas e aumento dos seguidores nas redes sociais.

Honestidade é fazer o certo, mesmo que ninguém esteja olhando. – Jim Stovall

Aplicação no seu negócio

Segundo o dicionário Aurélio, honestidade é a “qualidade daquele que é honesto; decoro; modéstia; pudor; castidade; honradez”. A honestidade está totalmente ligada à moral, ética e ao caráter. Não tirar vantagem do outro, não ser um indivíduo sem boa reputação é uma das características de uma pessoa honesta.

Nos negócios, sobretudo, esta qualidade deve ser a mais desejada por quem está no meio. Um empreendedor desonesto pode enganar seus clientes vendendo algo que não condiz com o valor, confundir seus funcionários fazendo com que tentem bater metas impossíveis, ou até mesmo mentir sobre suas intenções. As chances de um empresário assim ter boa influência é mínima.

A honestidade se dá pela conquista da confiança do próximo. Já dizia Charlie Brown Jr.: “quem é de verdade sabe quem é de mentira”. Por isso, mesmo que demore para que as pessoas saibam quem realmente é honesto, isso irá acontecer uma hora ou outra. Ainda bem.

O conselho é para que o empreendedor estabeleca boas relações. Seja gentil, fiel e justo não apenas nos negócios, mas no dia a dia, em todas os tipos de troca e laços. O respeito deve estar em primeiro lugar. Assim como a história do Rei do iPhone viralizou, um bom serviço honesto é reconhecido diariamente.

Como ser diferente no negócio

Inovar no negócio atrai e fideliza clientela
Inovar no negócio atrai e fideliza clientela

O ponto principal de um novo empresário é como oferecer um produto diferente em meio a tanta gente fazendo igual. De fato, esta questão toma conta da mente de quem irá abrir um negócio. Envolvendo isso, se pode citar alguns pontos essenciais para ter um estabelecimento que faz a diferença.

✘ Pilar de valores

Na pressa de ganhar mais e mais, os empresários podem acabar se esquecendo de uma coisa: essência. Cultivar um propósito na equipe é importante porque transmitir um conjunto de valores melhora a visão que os consumidores, e os próprios funcionários, têm da empresa. Missão, visão e valores são os pilares de uma empresa de sucesso.

✘ Tecnologia para equipe

Os funcionários da empresa devem saber usar a internet e fazer a melhor aplicação dela. Primeiramente, o foco é facilitar a vida do colaborador. Processos geridos online são mais rápidos e organizados.

✘ Análise do serviço prestado

Seu produto está bom o suficiente? O que pode melhorar? Estude cada passo da prestação do serviço e melhore sempre. Entenda o que seus colaboradores fazem e como atendem.

✘ Precificação correta

Precificar não é fácil. É necessário atenção com a Lei da Oferta e da Procura. O problema nesta técnica está quando o empreendedor faz com que o cliente se sinta lesado com os valores das mercadorias. Isso criará uma imagem negativa da empresa.

✘ Flexibilidade na gestão

Um bom gestor deve ter autonomia para lidar com seu empreendimento. Tenha um tempo para si, cultive sua criatividade, saia da sala para conseguir pensar fora do quadrado.

✘ Cuidado com as entregas

Se a empresa vende online, oferece entregas a domicílio ou trabalha com qualquer tipo de prazo, a atenção com o tempo é fundamental para manter a clientela. Se o serviço for realizado com qualidade e tempo hábil, o consumidor provavelmente voltará outras vezes.

✘ Experiência de compra

A compra deve ser prazerosa e positiva, independente do que seja o produto final. Atraia os clientes com gatilhos emocionais. Isso fará com que eles saiam do empreendimento surpreendidos e criará uma rotina de compras pelo fato dele querer repetir a sensação.

✘ Presença online

Facebook: presença online atrai clientesAs redes sociais precisam ser atualizadas, bem como os catálogos ou qualquer outra forma de mostrar seu serviço. As pessoas se interessam pelo que conhecem, por isso, atualize as fotos e produtos.

✘ Crie um relacionamento

É importante conhecer o público para criar estratégias de vendas. Atenda bem, crie uma relação com os clientes para que estes voltem para comprar mais ou indiquem a outros. Mantenha contato e faça pesquisas de qualidade.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *