Pronto Combustíveis traz tecnologia inédita para o mercado de postos de bandeira branca

Startup oferece serviços de cotação de preço, compra, frete e financiamento para compra de maneira simples e rápida via celular.

Cotar o melhor preço, pedir o produto, receber sem se preocupar com a logística e obter crédito para pagamento de combustíveis.  Tudo de maneira simples e rápida pelo celular ou site. É o que entrega o Pronto Combustíveis, startup focada no mercado de postos de bandeira branca idealizada pelos fundadores Pedro Henrique de Oliveira, Flávio Brandão e José Kuiauski.

Criada em maio de 2017, empresa atua hoje dentro do estado de São Paulo oferecendo serviços de cotação de gasolina, álcool e diesel com diversas distribuidoras, compra do combustível, frete e financiamento da compra. O serviço de cotação e o pedido são gratuitos; a receita do negócio vem dos serviços de frete e crédito.

O Pronto é pioneiro em trazer para este setor otimização de processos por meio da tecnologia. “O mercado de bandeira branca é muito pulverizado e queremos proporcionar o ambiente ideal de negócios para a distribuidora, postos, transportadora e financeira, tornando o ecossistema mais simples, barato e otimizado”, afirma Pedro Henrique de Oliveira, CEO da startup.

O Pronto oferece cotações de mais de 20 distribuidoras de combustível dentro do seu app, onde quase mil postos já cadastrados podem buscar o melhor preço e fechar negócios de maneira online, segura e gratuita. A empresa hoje possui atuação concentrada em postos que carregam combustíveis nas regiões de Guarulhos, Paulínia e São José dos Campos e a meta é expandir, até o final do ano para São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. “Começamos por São Paulo porque o estado representa 22% do mercado nacional de postos de bandeira branca, com mais de 3,8 mil dos 17,1 mil estabelecimentos existentes em todo território nacional”, explica Oliveira. 

Para dar suporte aos clientes, a empresa conta com o apoio de quase 200 caminhões que fazem a entrega para o cliente, independentemente da quantidade comprada. Como atende diferentes postos, a empresa consegue juntar entregas, roteirizar e coordenar a logística de frete, disponibilizando o serviço mesmo para aqueles estabelecimentos que compram em pequenas quantidades e têm dificuldades em organizar essa operação. “Nosso serviço de frete funciona como se fosse um Uber das cargas de combustível, facilitando a vida do dono de posto que não precisa mais gastar seu tempo fazendo algo que não é seu core business”, explica o CEO. 

A meta é terminar 2019 carregando 35 milhões de litros de combustíveis e, em 2020, a startup quer expandir sua presença para Minas Gerais, Paraná e alguns estados do Nordeste. 

Para fechar o ciclo de serviços oferecidos até o momento, a empresa também disponibiliza o serviço de crédito, que ajudar no fluxo de caixa do estabelecimento. “Normalmente o posto compra à vista e recebe a prazo. Com o Crédito Pronto, resolvemos esse gargalo, facilitando ainda mais a vida do gestor”.

Além da expansão para outros estados, o Pronto Combustíveis pretender continuar desenvolvendo novos serviços e produtos para apoiar o segmento de postos de bandeira branca. “Nossa ideia é ser o suporte tecnológico que traga um ganho de produtividades para o setor.  Queremos criar um ciclo positivo em que todos os players da cadeia possam ganhar e ser mais eficientes graças às soluções tecnológicas que estamos desenvolvendo”, finaliza o CEO.

Serviços:

Cotação e compra: pelo app Pronto Combustíveis é possível cotar os melhores preços em diversas distribuidoras de maneira simples e rápida. Além disso, o posto se cadastra apenas uma vez, sem a necessidade de múltiplos envios de documentação quando o processo é feito com cada distribuidora de maneira individual. A compra pode ser efetuada pelo próprio app, de maneira simples, rápida e segura. 

Frete Pronto: Sem valor mínimo para compra, o Frete Pronto é uma ótima alternativa para postos que compram pequenas quantidades e não têm demanda para um caminhão exclusivo. Todo processo é feito pelo app, de maneira online, rápida, ágil, garantindo transparência e o melhor custo-benefício para o dono do posto. O app conta com o apoio de uma frota de mais de 200 caminhões e todo o trabalho de operacionalização do frete fica com o Pronto. O acompanhamento do pedido pode ser feito em tempo real e o serviço é feito nos mais altos padrões de segurança, com caminhões com CTE, Seguro de Carga e Ambiental. 

Crédito Pronto: Uma opção para o revendedor aproveitar a melhor oferta do dia, mesmo que não tenha crédito na revendedora escolhida. Um só crédito para comprar a prazo em várias distribuidoras com agilidade, sem burocracia e taxas competitivas, permitindo que o posto possa equilibras seu fluxo de caixa, já que normalmente os estabelecimentos compram da distribuidora à vista e recebem do cliente a prazo. 

Especialistas na Região: Além da plataforma prática e simples, o revendedor ainda conta com um especialista na sua região de carregamento. Desta forma, é possível dirimir dúvidas ou pedir auxílio, caso precise de uma negociação de exceção. A ideia é oferecer não só o melhor negócio para o revendedor, mas também a melhor experiência de compra. 

A estória por trás do Pronto Combustível

O Pronto Combustível surgiu da vontade de empreender. “Eu comecei a vida ao contrário: primeiro entrei numa empresa que investia em startup e só depois fui ter minhas própria startup”, explica Pedro Henrique Oliveira, que começou sua carreira na Ipanema Ventures em 2014. “Decidimos que nosso foco seria em uma empresa na área de energia e fomos atrás de enxergar gaps nesse mercado”, complementa. “O sonho meu e dos meus sócios era ter um app para vender energia para o público final, mas o mercado não permitia. Então, depois de muitos estudos, conhecemos a área de combustíveis e os postos de bandeira branca. Foi aí que descobrimos um mercado enorme, mas sem tecnologia”, conta. Em maio de 2017 foi ao ar o primeiro protótipo.  

No início, as validações dos preços eram feitas por eles, que ligavam nas distribuidoras, subiam no aplicativo e enviavam para os postos. “Depois de 4 dias, os donos de postos ligaram pedindo para comprar. Avançamos dessa fase de validação e, em outubro, lançamos a compra pelo aplicativo”, lembra. Em dezembro de 2017 foram contratados dois funcionários e em janeiro de 2018 foram vendidos 400 mil litros. “Não é nada para uma distribuidora, mas para gente, era muita coisa”. No fim do ano, eles chegaram a 5 milhões e 800 mil litros distribuídos e hoje a empresa já possui 20 colaboradores. 

O passo seguinte foi criar um “uber” de caminhão. O posto que não possuía veículo agora tinha à disposição frete via aplicativo. “Passamos a fazer a roteirização do freteiro, definir o pagamento com o posto e efetuar a compra, tirando esse trabalho do dono do posto”. Também passou a ser possível adquirir crédito e financiar a compra, o que permitiu que os donos aproveitassem as melhores ofertas, mesmo sem ter crédito.

“Nós evoluímos muito e trouxemos tecnologia para um mercado até então sem opções. Profissionalizamos ainda mais o setor e temos metas robustas de crescimento. Muitas novidades ainda vêm aí”, promete Pedro Henrique.

Sobre o Pronto Combustíveis

O Pronto Combustíveis nasceu em maio de 2017 e é um startup que faz parte do portfólio da Ipanema Ventures. Por meio de um app, a empresa oferece serviços de cotação de preços, compra, frete e financiamento para postos de bandeira branca, agilizando processos e simplificando por meio da tecnologia um mercado grande, pulverizado, mas ainda muito analógico. Na primeira rodada de investimentos realizada em 2019, a empresa foi avaliada em R$ 60 milhões

Sobre a Ipanema Ventures

A Ipanema Ventures é pioneira em capital empreendedor no Brasil. Seus sócios atuam como investidores há quase 20 anos, analisando milhares de projetos, investindo em dezenas de negócios e tendo resultados relevantes como oferta pública de ações, vendas para fundos ou compradores estratégicos.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *