Profissões do futuro: carreiras em alta nos próximos anos

Decidir qual a profissão ideal ou aquela que trará a melhor oportunidade de emprego é uma tarefa que envolve muitos fatores. Entre eles, certamente, é importante levar em conta como estará o mercado nos próximos anos e se determinada carreira estará em alta. As tendências cada vez mais trazem em seu bojo a tecnologia como pano de fundo das profissões do futuro.

Para a professora dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), Anna Cherubina Scofano, consultorias em estratégias, empresas, finanças, operações, negócios, logística e pessoas são as carreiras mais aquecidas. A especialista lembra ainda que as organizações focarão mais fortemente em serviços para redução dos custos e aumento dos resultados.

No caso das engenharias, algumas se apresentam de forma latente para 2018: a engenharia de software, de redes,  ambiental, de energia e, por fim, engenharia de telecomunicações. Anna Cherubina Scofano aposta ainda no social media, responsável pelos canais na web de uma ou mais marcas. Sejam empresas, governos, ONGs ou figuras pública.

O sucesso do Facebook, Instagram e outros canais no Brasil, de acordo com a professora da FGV, exige cada vez mais a profissionalização da gestão das marcas nas redes. E como em 2018 haverá eleições gerais, a procura pela função social media tende a crescer.

profissões do futuro
A tendência é que cada vez mais a tecnologia paute das profissões do futuro

Carreiras em alta nos próximos anos

Advogado de propriedade intelectual e digital – Profissional especializado em direito cibernético para assuntos de propriedade intelectual e direito digital.

Analista de mídias digitais – Responsável por conhecer com propriedade as principais redes sociais e suas ferramentas. Realiza também o gerenciamento das mídias sociais. Ajuda, também, na gestão da marca e comunicação da empresa.

Bioinformacionista – Considerado o novo profissional da área de Saúde. Sua atividade profissional alia a genética ao desenvolvimento de medicamentos.

Cientista de Dados – Foi listada pelo Fórum Econômico Mundial como uma das mais relevantes para o mercado até 2020. O profissional responsável por solucionar problemas do negócio com técnicas de orientação a dados. Também detecta tendências que podem ajudar nos resultados de uma empresa.

Controlador de nuvens – Ele mapeia e antecipa as alterações atmosféricas. Decide nas áreas como aviação ou agricultura a melhor estratégia para ajustar a realidade empresarial à do clima.

Desenvolvedor de dispositivos wearables – Em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas. E os profissionais capazes de desenvolver esses dispositivos estarão entre os mais procurados nos próximos anos.

Designer de jogos – Os jogos já ultrapassaram a função do lazer, embora esse setor ainda seja forte. Empresas e escolas utilizam aplicativos gamificados para acessar cursos livres. Ele proporcionam o aprendizado e a capacitação de pessoas através de jogos.

Especialista em Segurança Digital – Segurança cibernética é uma indústria crescente. Acredita-se que em poucos anos haverá uma enorme escassez de profissionais desta área no mercado. Esses especialistas em segurança digital serão cada vez mais requisitados por empresas. Principalmente multinacionais que precisam constantemente proteger seus dados e web sites contra hackers e acessos não autorizados. Esta é uma carreira com fácil colocação profissional no mercado mundial.

Outras profissões do futuro

Gestor de Resíduos – Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda e energia são suas principais funções.

Mecânico de robôs – Os robôs assumirão funções fundamentais na sociedade e na vida das pessoas – faxineira, segurança, motorista, baby-sitter,etc. A sua manutenção e reparação abre uma nova área de negócio.

Médico Geriatra – Profissionais responsáveis pelo atendimento médico a pacientes da terceira idade serão cada vem mais valorizados devido ao aumento da expectativa de vida da população. Equipes de apoio como profissionais formados em Gerontologia, Fisioterapia e Enfermeiros também podem se beneficiar dessa visibilidade da área.

Nutricionista orgânico – A geração Z valoriza a sustentabilidade. Devido ao grande acesso a informação, conhece as particularidades da alimentação e dos males que o uso de agrotóxicos trazem para a saúde e para o meio ambiente.

Proprietário de e-commerce – Vender online é uma das grandes tendências do varejo para as próximas décadas. Esse tipo de empreendimento tem sido escolhido por muitos profissionais de vendas.

Segurança da informação – Será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida.

Profissões do futuro: as certezas já constatadas

Futuro

✓ As profissões do futuro demandam aprimoramento contínuo;
✓ As regras e acordos são mais flexíveis;
✓ A tecnologia fará parte de todas as atividades laborais, em maior ou menor grau;
✓ As profissões do futuro exigirão dos profissionais maior capacidade de adaptação;
✓ O local de trabalho deixará de ser fixo, na maioria dos casos;
✓ Os profissionais executarão diversas tarefas, em áreas correlatas, mas uma única expertise não será mais suficiente;
✓ As relações pessoais e humanas tendem a ser cada vez mais valorizadas;
✓ A capacidade de comunicação será uma exigência maior.

Empreendedorismo

Todo esse novo cenário construído pela tecnologia abriu um leque gigantesco de novas atividades laborais. Trouxe também a possibilidade de novos empreendimentos, principalmente digitais. Como boa parte dos brasileiros possui o perfil empreendedor, esse novo mercado de trabalho vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.

Se antes era necessário estar empregado em alguma grande corporação para colocar em prática sua expertise, atualmente é possível atender inúmeros clientes simultaneamente, gerindo seu próprio tempo e suas demandas de forma autônoma.

Assim, cresce o número de freelancers, prestadores de serviço autônomos e outros profissionais que ganham a vida trabalhando de casa. Veremos aqui algumas das profissões mais procuradas para quem quer esse tipo de comodidade e que já são realidade nos dias de hoje.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *