Processo seletivo: o que avaliar nos candidatos

Foi-se o tempo em que a contratação de um novo funcionário se dava apenas pela avaliação curricular. O processo seletivo é hoje um conjunto de tarefas que compõem a seleção do novo colaborador para muitas empresas.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em diferentes métodos de avaliação é sinônimo de reter os melhores profissionais.

Apesar da análise curricular ser a primeira “peneira” para filtrar os candidatos, nesta etapa não é possível identificar outras qualidades como habilidades de comunicação, trabalho em equipe, organização e criatividade.

Segundo especialistas, essas competências, também conhecidas como habilidades do século 21, são imprescindíveis para a um excelente rendimento profissional.

recrutador-processo-seletivo-entrevista-emprego
Aproveite o processo seletivo para conhecer melhor o seu futuro funcionário

Escolher o candidato após uma avaliação mais profunda permite maior segurança e confiança em relação ao trabalho que será desempenhado na empresa e no cargo. Além disso, através desses testes é possível compreender os objetivos dos concorrentes e a compatibilidade com a cultura organizacional da empresa.

. Como o Sebrae pode ajudar sua empresa

Avaliando o currículo no processo seletivo

Um bom e um mau currículo têm muito a dizer a respeito da pessoa. Além de conter as principais atribuições e referências sobre experiências e formação profissional, somente uma minuciosa análise curricular pode identificar os candidatos que se destacam no “meio da multidão”.

No que diz respeito ao grau de escolaridade e formação, é importante que seja observada a trajetória do candidato e as suas áreas de interesse ao longo do tempo. Em outras palavras, identifique quais foram os investimentos feitos na qualificação profissional. A busca por constante aprendizado pode significar um desejo de sempre se aperfeiçoar profissionalmente.

O histórico profissional é outro ponto a ser destacado na avaliação de um currículo. O candidato foi promovido em alguma empresa que trabalhou? Seguiu a mesma área de atuação? Avalie com cuidado essas características. Desta forma é possível identificar pessoas com dificuldade de se estabilizar em um lugar.

De nada adianta ter uma excelente bagagem profissional se ela não estiver organizada coerentemente no currículo. Além disso, através da escrita podemos identificar o nível de domínio da Língua Portuguesa do candidato.

processo seletivo
A entrevista individual pode esclarecer possíveis dúvidas surgidas na avaliação curricular

Dicas de avaliações para seleção de candidatos

Como já percebemos, a exigência do mercado nos dá margem para a aplicação de novos testes durante um processo seletivo. Conheça alguns que já são utilizados pelos recrutadores:

  • Dinâmicas de grupo
    Apesar da avaliação individual ainda ser necessária, também é possível “filtrar” candidatos em conjunto. Desta maneira, o recrutador poupa tempo e recursos, e ainda consegue avaliar informações que não poderiam ser examinadas de outra forma. Nesta etapa, as habilidades de trabalho em equipe e comunicação são fundamentais.
  • Testes psicométricos
    Os testes psicométricos são aqueles que avaliam a personalidade do indivíduo. Ou seja, julgam a individualidade daqueles que podem ser os seus futuros funcionários. Em poucos minutos, tarefas com nível de concentração e raciocínio lógico podem ser realizadas. Apesar de ser um teste considerado objetivo, é aconselhado que o recrutador leve em consideração fatores externos como a ansiedade e o nervosismo do candidato no momento da avaliação.
  • Entrevistas individuais
    É indispensável na escolha de um profissional. Com os dados de etapas anteriores é possível elaborar questões mais específicas. É o momento de confirmar tudo o que já foi “anotado” e descobrir outras habilidades que não poderiam ser identificadas em grupo. É uma ótima oportunidade para avaliar como o candidato se comporta diante do  profissional responsável pelo seu recrutamento.
  • Conversa com os gestores da área
    Tão importante quanto a entrevista individual, na conversa com os gestores você saberá o tipo de profissional que precisa contratar e como o avaliará. Esta é a ocasião para perguntas e dinâmicas específicas ao cargo que será preenchido.
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *