Você sabe o que é Private Equity? Entenda!

Começando a ser explorado no Brasil, o private equity, ou em português, ativo privado, é uma modalidade de investimento onde as empresas aportam, utilizando fundos especificamente criados para esse fim, capital em outras organizações. Ou seja, é um investimento que consiste na compra de ações de empresas que possuam bom faturamento e que estejam em notável crescimento.

private equity investimento
O Private Equity pode ser uma excelente oportunidade de crescimento para a sua empresa

A base desse investimento está em compartilhar os riscos do negócio. É selar uma união de esforços entre gestores e investidores. O objetivo é agregar valor à empresa investida.

Além do capital, a empresa que investe por meio de private equity agrega sua expertise administrativa. Ela auxilia a  recebedora na gestão e ajuda a aperfeiçoar métodos e processos.

Private Equity X Venture Capital

Embora o private equity e o venture capital sejam considerados investimentos em participações privadas, eles possuem algumas peculiaridades que precisam ser compreendidas. Até mesmo para que haja o melhor entendimento sobre o que é cada uma dessas modalidades.

O venture capital é um investimento de alto risco que costuma ser feito em empresas iniciantes. Por exemplo, as startups. O objetivo dessa aplicação é “bancar” os primeiros níveis dessa nova empresa. Como recompensa, o investidor ganha uma participação acionária do negócio, sempre enxergado como de alto potencial, mesmo que ainda não gere lucros.

Já no private equity, embora o investimento também se dê em troca de participação acionária, a empresa que recebe esse tipo de aporte precisa estar num estágio superior ao de uma startup. Ou seja, ela precisa já estar gerando lucros. Vale ressaltar que nesta modalidade de investimento, o objetivo é promover uma expansão e não os primeiros passos da empresa.

Private equity e venture capital: qual o melhor?

Pontos positivos do Private Equity

Receber um investimento tem lá as suas vantagens, não é mesmo? No mundo dos negócios não poderia ser diferente. Tanto no venture capital quanto no private equity os benefícios vão além do crescimento do capital. Confira algumas vantagens:

  • Novos conhecimentos, recursos e treinamentos que almejam o crescimento e a sustentabilidade da empresa
  • Profissionalização da equipe
  • Aumento da credibilidade e imagem da empresa
  • Qualificação da empresa que acaba tornando-a competitiva no mercado
  • Melhoria na gestão, já que os gestores da investidora poderão fazer parte do quadro administrativo

private-equity-investimento

Mas, atenção!

Antes de se encantar com os benefícios, é preciso que você, empreendedor, esteja ciente das suas particularidades e que isso esteja alinhado com a visão que tem para o seu negócio. Para te ajudar, três perguntas básicas devem ser respondidas antes de procurar um investimento Private Equity:

  • É objetivo meu ou da empresa de crescer de forma potencializada em pouco tempo?
  • Tenho interesse de vender parte da minha empresa para um investidor que possivelmente irá vender suas ações no futuro?
  • Preciso deste investimento?

Se depois de analisar e pensar bastante a sua resposta for sim, um investimento de Private Equity pode ser uma solução interessante para a sua empresa. Por último e não menos importante, para que a parceria seja sadia é importante que haja contratos para firmar o entendimento de ambas as partes.

Além disso, é importante que você faça uma consultoria jurídica antes de abrir a porta para os investidores. Com tudo devidamente organizado e estruturado é hora de fazer os seus negócios lucrarem.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *