Private Equity e Venture Capital: qual é o melhor para sua empresa?

O momento de injetar capital na empresa precisa sempre de um cuidado especial. Se você já conhece a escada de investimento de uma startup, percebe que uma hora é preciso escolher o que vale mais a pena para a sua empresa, entre Private EquityVenture Capital. Ambos têm o objetivo de fornecer aporte de capital para alavancar ainda mais os negócios. Mas cada uma serve para um caso específico.

private equity e venture capital
Private Equity e Venture Capital: qual é o melhor para sua empresa?

O que é Private Equity?

Private Equity é um fundo de investimento onde pessoas ou empresas com alto patrimônio buscam investir diretamente em outras empresas. Em vez de optarem pela compra de ações. Importante dizer que o Private Equity é específico para empresas já bem desenvolvidas ou em processo de consolidação de mercado. Isso porque o objetivo do Private Equity é preparar as companhias a abrir capital, fundir-se ou serem adquiridas por outras empresas.

Submarino e GOL são casos de Private Equity.

E Venture Capital?

Conhecido também como Capital Venture, Capital de Risco, Capital Empreendedor, Capital de Investimento ou Capital de Ventura. O Venture Capital trata de investidores para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Fundos de Venture Capital são focados em empresas de pequeno e médio porte que possuem potencial de crescimento.

O foco do Venture Capital são as empresas inovadoras que iniciarão suas primeiras expansões para que o negócio siga um novo patamar de mercado e alcance seu máximo potencial. Perceba que assim como fundos de Private Equity, o Venture Capital é opção para empresas que têm um bom faturamento. No entanto, ao contrário do Private Equity, o Capital de Risco é um fundo para empresas que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Investimentos em Venture Capital são realizados por meio dos direitos de participação ou da aquisição de ações. Sendo assim, além da entrada de recursos financeiros, uma operação de Capital de Risco significa que o empreendedor terá que compartilhar a gestão com o investido.

private equity e venture capital
É importante conhecer bem seu negócio para buscar tais investimentos

Private Equity e Venture Capital: qual é o melhor?

No Private Equity os investimentos são feitos em empresas grandes, bem desenvolvidas. Já o Venture Capital é o financiamento de PMEs pelos investidores que buscam empresas com um alto potencial de crescimento. Empresas de Venture Capital investem mais cedo na vida de uma organização. Enquanto Private Equity investe em empresas maduras que geram receita e fluxo de caixa significativos.

Os fundos de Venture Capital são utilizados na racionalização das operações comerciais, por meio do desenvolvimento e lançamento de novos produtos ou serviços no mercado. Enquanto isso, no Private Equity os fundos são utilizados na reestruturação financeira ou operacional da empresa.

Em fundo de Private Equity os investidores são passivos em relação à administração. Já no Venture Capital os investidores assumem participação na tomada de decisão, que geralmente chega a 40% do capital. O perfil de risco no Venture Capital é comparativamente superior.

As empresas de Private Equity fazem investimentos em poucas companhias enquanto empresas de Venture Capital fazem seus investimentos em um grande número de organizações. Os investimentos podem ser direcionados para qualquer setor que tenha perspectiva de grande crescimento e rentabilidade a longo prazo.

Sua empresa pode estar no estágio inicial de crescimento ou já consolidada, mas alguns itens devem ser levados em conta antes de buscar investimento. O primeiro é saber o real potencial do seu negócio e a lucratividade. Saber o quanto vale sua empresa é também essencial.

Por isso é importante estruturar um bom plano de negócios, avaliar se há compatibilidade com os novos sócios, testando o relacionamento, os princípios e valores empresariais, além de se colocar no lugar de quem quer investir e criticar o seu negócio.

Private Equity e Venture Capital são fundos de investimento para diferentes fases da vida de uma empresa. Em que estágio está o seu negócio? Para você vale a pena qual fundo de investimento? Caso sua empresa ainda esteja começando, pense em buscar um investidor anjo.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *