Precificação: como calcular o preço do seu produto

Definir o preço do seu produto faz parte das estratégias de negócio. Após saber quanto se gasta para produzir, a precificação é a segunda tarefa para o controle do lucro da empresa. Lembre-se: cobrar o preço errado pode trazer grandes prejuízos.

O que é Precificação
Você sabe o que é Precificação? Aprenda a calcular

Antes de pensar em  precificação, saber o que significa preço e valor pode clarear a mente de quem empreende. Apesar de sinônimos, ambas palavras possuem conceitos diferentes.

Preço é a expressão monetária de quanto custa um determinado serviço, sendo relacionado a tributos e lucro. Já o valor, está associado à satisfação do comprador, a experiência que o produto traz, qualidade, exclusividade, sendo variado de pessoa para pessoa.

O que é precificação?

A precificação é uma estratégia, por isso é válido atribuir preço e valor durante este processo. Esta ferramenta é essencial para qualquer tipo de negócio. Ao precificar, o empreendedor dará o primeiro passo que irá trazer o sucesso para as vendas, bem como seu lucro.

Para encontrar o melhor preço, é preciso analisar: custos de produção, o número de profissionais necessários para produzir e até os gastos com aluguel, luz e água. Apesar disso, fazer uma pesquisa de mercado também é importante para não deixar seu produto nem muito acima ou abaixo dos concorrentes.

Como calcular o preço do seu produto

Partindo do princípio que todos os itens anteriores já foram pensados, chegou o momento de mensurar o preço do produto. Na formação do preço para venda, organize os itens anteriores da seguinte forma:

Como mensurar preço
Sendo que:

✘ O custo é o capital gasto para produzir determinado item que será vendido, no qual é considerado o valor da matéria prima e também da mão de obra necessária.

✘ As despesas são divididas em fixas e variáveis, onde as fixas são os impostos, água ou luz e as variáveis são comissões, internet e demais imprevistos.

✘ O lucro é o retorno do investimento, o quanto seria justo ganhar pelo trabalho realizado. Este item pode ser calculado por meio de porcentagem, por exemplo, uma margem de 30% de lucro.

. 7 dicas infalíveis para vender mais e melhor

3 fatores que podem aumentar seu lucro

Aprenda a precificar seus produtos

Lei da Oferta e da Procura
Fator determinante para a precificação do produto. Se sua empresa for a única no bairro que vende piscina, por exemplo, seu preço será diferente de que se tivesse diversos concorrentes. Portanto, a quantidade de oferta será um fator decisivo para delimitar o preço dos seus produtos.

Experiência de compra
A empresa tem o papel de fazer com que a compra seja o mais prazerosa e positiva. Utilizar critérios emocionais para atrair clientes é uma tendência do mercado. Invista em interação, surpreenda seu cliente e tenha criatividade para conquistar seu espaço.

Base de clientes
A fidelização está associada à experiência de compra. Neste item, o uso de estratégias de comunicação são essenciais para atrair e fidelizar o consumidor. O cliente precisa se sentir especial, por isso, faça diferente da concorrência.

One Comment
  1. Instagram @oficialchamafio

    Goataria de me organizar e funcionar como uma empresa grande ..

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *