PowerPoint: como criar uma apresentação de vendas

O PowerPoint é um programa utilizado para criação, edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X.

A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. E a versão mobile para smartphones roda no sistema Windows Phone. Este programa foi desenvolvido por engenheiros como uma ferramenta para ajudá-los a se comunicar melhor com a equipe de marketing e vice-versa.

O PowerPoint é denominado como uma ferramenta extraordinária porque permite uma comunicação verbal muito eficiente.  À medida que as empresas estão ficando cada vez mais ágeis, precisam de uma forma de comunicar os conteúdos de um grupo para outro. E é neste ponto que entra o PowerPoint.

Sabia que ele deveria ser a ferramenta mais poderosa do seu computador?

powerpoint
Veja dicas para fazer uma boa apresentação no PowerPoint

A publicidade e a transmissão da emoção

A comunicação se refere à vontade de fazer com que os outros compreendam a mensagem através do seu ponto de vista. Para ajudá-los a entender a entender as reações como  euforia, tristeza,  otimismo, ou qualquer outro estado emocional que você esteja no momento.

Se tudo o que você quer fazer é criar um lista de fatos e imagens, então cancele a apresentação e envie um relatório. É preciso ser consciente de que apresentação visual é extremamente individual e livre de conceitos.

. Neuromarketing: saiba como usá-lo para aumentar as vendas

Nosso cérebro tem dois lados. O lado direito é ligado às emoções, músicas e mudanças de humor. O lado esquerdo, por sua vez, é ligado à destreza, fatos e a informações de funcionamento do corpo. Quando você vai fazer uma apresentação publicitária, as pessoas querem usar as duas partes dos seus cérebros.

As pessoas usam o lado direito do cérebro para julgar a forma com que você está falando e se vestindo, além da sua linguagem corporal. Geralmente, chegam a uma conclusão a respeito da sua palestra a partir do tempo que você gasta no segundo slide.

Depois disso, pode ser tarde demais para que as suas listas com marcadores façam alguma coisa para salvar a sua apresentação. Você pode destruir um processo comunicativo com fatos que não são comprovados ou com raciocínios que não fazem muita lógica. Mas você pode completar o processo com as emoções. Lógica não é suficiente.

Audiências internas

A razão pela qual você elabora uma apresentação no PowerPoint é a negociação. É para defender o seu ponto de vista, para vender uma ou mais ideias. Se todas as pessoas concordassem com as suas ideias, não seria necessário planejar uma apresentação. Você poderia imprimir um relatório e distribuir.

Ao elaborar sua apresentação, faça o seu ponto de vista o mais convincente possível e alcance o que você foi buscar. Sua audiência vai agradecer por isso. Lá no fundo, todos queremos ser comprados. Para isso, existem alguns componentes que são essenciais para uma apresentação excepcional no PowerPoint.

Cartões de memorização

Não os coloque em tela, fique com eles em mãos. Você pode usar os cartões como forma de garantir que você diga tudo o que tinha sido planejado.

cartões apresentação

Os slides devem consolidar a sua fala

Os slides devem explicitar, com propriedades emocionais, que existe veracidade na sua fala. Se for falar sobre a poluição ambiental de determinado local, por exemplo, em vez de apresentar quatro marcadores de dados sobre a saúde ambiental da cidade, por que você não lê os dados e apresenta fotos de vários pássaros mortos, fumaça e uma imagem de pulmões infectados?

Este não o caminho mais correto para apresentação do tema, mas é desta forma que a publicidade funciona.

Elabore um documento escrito

Neste documento escrito escreva com o máximo de informações e notas de rodapé. Ao iniciar a apresentação, diga ao seu público que você irá entregar os detalhes da palestra posteriormente, para que eles não precisem fazer anotações durante a apresentação.

O objetivo deve ser fazer uma venda emocional. O documento é uma prova para ajudar as pessoas que estão assistindo a aceitarem as ideias que você vendeu emocionalmente para elas.

É importante não entregar o material escrito no início do discurso. Se você fizer isso, as pessoas vão ler o documento durante a apresentação e vão lhe ignorar. Em vez disso, o seu objetivo é fazer com que eles se sentem na cadeira, confiem em você e aceitem os pontos emocionais e intelectuais que você está apresentando.

O feedback fideliza seu projeto

Se a sua apresentação de PowerPoint for para uma aprovação de projeto, entregue para as pessoas um formulário de aprovação para feedback. É uma forma de garantir que não tenha nenhum tipo de ambiguidade sobre o que vocês concordaram na apresentação.

A razão pela qual você está fazendo uma apresentação é para realizar uma venda. Então, faça isso. Não seja conformado ou satisfeito com qualquer resposta. Firme ao menos um compromisso com uma data para respostas futuras.

5 dicas para ter sucesso com o PowerPoint

1. Use no máximo seis palavras por slide
Lembre-se que nenhuma apresentação de PowerPoint deve ser complexa demais.

2. Nada de fotos amadoras
Pesquise bancos de imagem e use fotos profissionais.

3. Dispense recursos de slide animado
Esse dispensa comentários. Seja o mais simples possível.

4. Efeitos sonoros podem ser usados moderamente
Somente em alguns momentos das apresentações. E nunca use os que já estão presentes no programa. Em vez disso, grave sons e músicas, e aumente as chances de que as pessoas tenham memória emocional sobre a palestra.

5. Faça uma boa apresentação de seus slides
Eles não funcionam sem você e sua apresentação.

O sucesso publicitário é fácil de descrever: você projeta um novo slide de PowerPoint e as pessoas têm reações emocionais despertadas. Elas se sentam direito nas cadeiras e se mostram curiosas para saber o que você tem a dizer a respeito daquela imagem projetada. Então, se você fizer tudo certo, conforme planejado, todas as vezes em que as pessoas pensarem sobre o que você falou, eles vão visualizar a imagem.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *