Por que usar os assistentes pessoais virtuais na sua empresa?

Será que os assistentes pessoais virtuais fazem mesmo a diferença para um negócio?

Com certeza, sim. Afinal, eles proporcionam processos muito mais dinâmicos, ágeis, corretos e eficientes, de forma a tornar a sua empresa ainda mais competitiva.

Mais do que isso, os sistemas integrados e automatizados, os famosos ERPs, poderão ser mais facilmente acessados por meio de comandos de voz e de dispositivos móveis, duas técnicas muito usadas na estratégia.

assistentes pessoais virtuais

O assistente virtual ainda é capaz de monitorar em tempo real as informações do ERP e avisar os empreendedores e gestores sobre eventuais problemas. Sem que para isso seja preciso tocar no celular.

Assim você pode se antecipar e resolver a situação antes de ela impactar negativamente na sua empresa.

Bom, esses exemplos são só uma pequena parte de tudo que essa nova tecnologia pode fazer por você.

Então, se quer saber todas as vantagens dos assistentes pessoais virtuais em qualquer negócio, aproveite as informações desse texto!

O que são os assistentes pessoais virtuais?

Vamos entender o conceito de assistentes pessoais virtuais?

Eles nada mais são que uma espécie de funcionários virtuais. São capazes de oferecer uma experiência única, além de todo o suporte para um determinado serviço. Isso de forma muito mais ágil e eficiente que uma pessoa.

Alguns podem executar tarefas simples e outros mais complexas, com total rapidez e precisão. Tudo vai depender da necessidade de cada empresa.

Para você ter uma ideia, existem assistentes pessoais virtuais que inclusive possuem uma boa dose de afeto no contato com o cliente, garantindo um atendimento ainda melhor e uma experiência bastante diferenciada.

Outros chegam a conversar com o usuário, esclarecer as suas dúvidas, responder seus questionamentos, realizar ligações, visualizar a previsão do tempo, e até solicitar um Uber.

Legal, não? Quer alguns exemplos bem conhecidos?

Google Now, Cortana, da Microsoft, e Siri, da Apple.

No contexto das empresas brasileiras, os mais comuns são aqueles robôs que atendem o telefone quando ligamos para a Claro, a Vivo, e muitas outras.

Vantagens de usar os assistentes pessoais virtuais em um negócio

Os assistentes pessoais virtuais proporcionam muitas vantagens para qualquer empresa.

Melhor ainda quando eles são integrados à sua plataforma de relacionamento com clientes ou aos seus canais de atendimento.

Assim é possível encantar o consumidor com um contato totalmente personalizado.

Mas vamos agora conhecer as principais vantagens do assistente virtual?

1 – Agilidade

Considerando que os assistentes pessoais virtuais conseguem “trabalhar” 24 horas por dia e em todos os dias da semana, inevitavelmente a sua empresa vai realizar todos os processos com muito mais agilidade.

Isso é ainda mais interessante na medida em que o próprio cliente consegue resolver os seus problemas ou sanar as suas dúvidas de forma ativa junto ao assistente virtual.

Leve em conta que ele é bem mais objetivo do que um ser humano, e ainda por cima tem a capacidade de guardar as informações sem correr o risco de esquecer e sem que precise pesquisar a resposta.

2 – Aumento de repertório

Os assistentes pessoais virtuais têm a capacidade de aprender com as interações que fazem com os clientes.

Dessa forma, eles podem aumentar os seus repertórios, garantindo um atendimento ainda melhor.

3 – Personalização de processos

Os próprios assistentes pessoais virtuais são capazes de personalizar os processos da sua empresa de acordo com as necessidades dos clientes.

Uma das estratégias está relacionada à otimização das páginas do site a partir do comportamento do consumidor.

O assistente virtual pode, por exemplo, mostrar assuntos ou produtos mais procurados, carrinhos abandonados, cadastros preenchidos incorretamente e até a última solicitação que o cliente fez no sistema.

4 – Acesso por meio de várias plataformas

Os assistentes pessoais virtuais podem ser acessados pelos clientes por meio do microcomputador, do tablet, do smartphone, de totens de atendimento e muito mais.

Isso facilita o contato, uma vez que o consumidor pode resolver um problema ou esclarecer uma dúvida de onde estiver.

Gostou de saber mais sobre os assistentes pessoais virtuais?

Então comece a avaliar a possibilidade de incluir essa estratégia no seu negócio.

Pode ter certeza de que ela fará toda a diferença na percepção do cliente sobre a sua empresa e, claro, no seu resultado!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *