Planejamento Estratégico: o que é e como fazer

Planejamento estratégico é uma ferramenta da qual você, empreendedor, não pode abrir mão. Assim como o plano de negócios, a análise de risco e o estudo de viabilidade econômica, o planejamento estratégico é essencial para o sucesso da sua empresa.

Já demos aqui, rapidamente, algumas dicas de como elaborar um bom planejamento estratégico, Mas, neste artigo, você vai poder entender melhor o que é, de fato, esse recurso. Além de aprender a definir os pontos estratégicos que vão nortear seu planejamento.

planejamento estrategico

Caso você queira se aprofundar no assunto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pode ser uma boa fonte de consulta. Ele oferece uma página especial sobre o tema, com informações sobre como desenvolver a empresa com inteligência estratégica e competitiva.

Lá, você encontra referências sobre análises externa e interna e plano de negócios. E há também os cursos presenciais e a distância, e os eventos do seu estado, além de orientações para ajudar na gestão da sua empresa. Vale a pena conferir!

O que é planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um recurso que pode aumentar suas chances de sucesso. É nele que você vai basear suas ações e garantir que suas atitudes sejam tomadas para alcançar seus objetivos.

O planejamento estratégico orienta a empresa no desenvolvimento de um conjunto de tarefas, de maneira disciplinada e organizada, visando a atingir objetivos que levarão a empresa a um futuro de sucesso.

O Sebrae define que “planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros”.

O planejamento estratégico deve responder a três perguntas:

⇒ Onde estamos?

⇒ Para onde queremos ir?

⇒ Como chegar lá?

É importante que as principais lideranças da empresa estejam envolvidas na elaboração desse planejamento estratégico. É uma forma de fortalecer ideias e intenções do todo, em prol da mesma empresa.

Como fazer um planejamento estratégico

Passo 1: Análise do cenário

Planilha para valuation

A primeira fase do planejamento é a análise do cenário atual. É quando o empreendedor analisa onde ele e a empresa estão, em que nível estão os processos e a produtividade, além dos riscos envolvidos. Isso acontece antes mesmo de definir objetivos e estratégias.

A análise do cenário se divide em dois aspectos: internos e externos. É a etapa de identificação da forma e grau com que os ambientes interno e externo poderão afetar a empresa na conquista de melhores resultados.

⇒ Ambiente Interno – Nesse ambiente os líderes vão identificar os pontos fortes da empresa, que poderão ser potencializados. Também vão analisar as limitações a serem corrigidas, levando em conta aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física e de recursos humanos, entre outros.

⇒ Ambiente Externo – Aqui são analisados os fatores que fogem do controle da empresa. É a busca do entendimento das ameaças e oportunidades que o macro ambiente propicia. Considera a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros.

Passo 2: Definição dos objetivos

avaliação-desempenho-empresa

Essa é a hora de examinar dados históricos e definir as metas para o futuro. Quem for responsável por essa tarefa deve procurar a resposta à pergunta “para onde queremos ir?”.

Geralmente, essa fase leva em conta diversos fatores, mas os principais podem ser:

  • Faturamento
  • Rentabilidade
  • Posicionamento no mercado

A dica nessa fase é não fugir muito da realidade. O mais importante é ter pé no chão e saber estabelecer objetivos quantificáveis e possíveis. É essencial colocá-los em uma linha do tempo com prazos realistas e executáveis.

Passo 3: Definição das estratégias

startups de sucessoPara chegar em um objetivo, você terá de traçar e executar uma estratégia. É o caminho que você vai escolher para conseguir chegar na sua meta. A estratégia responde à pergunta “como vamos chegar no nosso objetivo?”.

As estratégias são formas através das quais os objetivos serão atingidos. É a maneira como você vai conseguir “chegar lá”. E se você tem vários objetivos, pode ter uma estratégia para cada um deles.

Como definir isso? Aqui, vale a mesma dica da definição dos objetivos: ser o mais realista possível. Objetivos e estratégias precisam ser bem definidos, racionais e determinados. Pois só assim eles poderão ser alcançados.

Confira a seguir algumas dicas para criar seu planejamento estratégico!

  • Crie um comitê interno responsável pelo planejamento;
  • Seja organizado;
  • Estabeleça prioridades;
  • Seja realista;
  • Tenha um plano de ação;
  • Explicite datas limite;
  • Discrimine custos necessários à execução de cada uma das ações propostas;
  • Faça revisões periódicas e sempre que o cenário exigir.

Exemplo de planejamento estratégico

A imagem abaixo é um exemplo de planejamento estratégico disponibilizado pelo próprio Sebrae. Ele é referente a uma fictícia empresa importadora de bebidas. Assim fica mais fácil a visualização de como esse recurso pode ser usado.

planejamento estratégico exemplo

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *