Como um bom planejamento de mídia pode ajudar no seu negócio

Já dizia o ditado: a comunicação é a alma do negócio! Um bom planejamento de mídia pode ajudar e muito a alavancar o seu negócio. As mídias sociais são excelentes canais para trazer tráfego e propagar o conteúdo comercial. Mas esses resultados não caem do céu, por isso, confira as dicas para criar um planejamento de mídia que vai bombar a sua empresa ou produto!

planejamento de mídia
Veja como um bom planejamento de mídia pode ajudar o seu negócio

1. Compreenda seu público

O principal fato que deve ser levado em conta é para quem sua empresa fala. Seu público guiará a linguagem, os meios de comunicação e até o tipo de divulgação que vocês utilizarão. Leve em conta a idade, região, classe social e sexo. O posicionamento de sua empresa dependerá disso.

2. Conteúdo interessante

Está cada vez mais difícil chamar atenção do público em meio a tanta informação. Construa conteúdos interessantes, que agradem o seu público-alvo. Saiba encarar as críticas e mantenha um bom relacionamento com eles.

3. Trace objetivos

Quem sabe o que quer, consegue alcançar mais rápido o seu objetivo. Por isso é importante definir metas: aumentar as vendas, engajamento, fidelizar clientes, são alguns exemplos. Cada meta trará uma estratégia diferente.

4. Procure um formador de opinião

Hoje em dia é muito fácil encontrar pessoas que fazem publicidade de marcas em seus canais, influenciando legiões de seguidores. Essas pessoas podem contribuir para consolidar a sua empresa no mercado.

5. Estude seus concorrentes

Conheça seus concorrentes, saiba com quem está lidando. Estude o posicionamento deles nas mídias, seus preços e o relacionamento com o público. Conhecer as vantagens e desvantagens ajudará a aprimorar o seu produto.

Planejamento de Mídia
O planejamento de mídia deve ser feito em equipe

6. Monitore e meça os resultados

Não adianta planejar e deixar correr. Monitore, veja se está dando certo, faça testes e mude o que for necessário.

. Briefing: o que é e como fazer

7. Mapeie os canais de comunicação

Onde a sua empresa tem local de fala? É importante que ela esteja onde o seu público-alvo está. Seja nas redes sociais, na TV, rádio ou no jornal. É necessário eleger os canais que vai utilizar para enviar sua mensagem até ele.

Registre o seu planejamento de mídia

8. Crie uma planilha

O seu planejamento de mídia deve estar em um local acessível para que sua equipe possa acompanhá-lo. Isso possibilita que no momento de dúvidas de direcionamento fique mais claro e fácil a priorização de ações, além de controlar possíveis desvios de percurso sem razão alguma que podem surgir com o tempo.

Você pode criar uma planilha na nuvem e compartilhar com a equipe. É uma ferramenta fácil e prática, que agrega valor ao trabalho.

9. Comunique para a sua empresa

O seu primeiro formador de opinião é o seu funcionário! É essencial que os colaboradores da sua empresa sejam os primeiros a saberem das novidades, sejam boas ou ruins. Eles também fazem publicidade dos seus serviços e produtos. Desse jeito, trate seus colaboradores como clientes também.

Vale lembrar que as métricas a serem analisadas são diferentes dependendo da frequência e área da empresa. Por isso, deixe claro as métricas que cada um deve seguir e responder, e qual a influência delas no alcance dos objetivos anuais da empresa.

10. Acompanhe o trabalho

Veja de perto como está a comunicação da sua empresa, pois é a imagem do seu serviço/produto que está em jogo.
Um ponto importante nesse acompanhamento é definir os dados que serão analisados, quem analisará e a

frequência que ocorrerá para cada um. Essas são informações que serão sempre diferentes e que irão depender das métricas que você escolher analisar.

Extra: Fique de olho no seu orçamento!

Na hora de elaborar o orçamento para cumprir o plano, procure ser o mais rigoroso possível. Detalhe todos os custos envolvidos e esteja preparado para fazer adequações quando necessário.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *