Pesquisa de Mercado: o que é e como fazer

Pesquisa de Mercado é uma busca por informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para nortear a tomada de decisões ou solucionar problemas dentro da proposta empreendedora. O termo é definido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), com seguinte conceito:

“A coleta sistemática é o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

A Pesquisa de Mercado requer algumas práticas, como:

  • Visitar concorrentes para observar pontos fortes e fracos
  • Ouvir os clientes, independentemente do ponto de vista de cada um
  • Verificar se o produto está de acordo com as necessidades do mercado na atualidade
  • Conversar com novos e antigos empreendedores

Por que Pesquisa de Mercado é importante?

pesquisa de mercado
A Pesquisa de Mercado pode ajudar nas futuras decisões do empreendedor

A Pesquisa de Mercado é um processo de verificação com o objetivo de viabilizar as questões que envolvem a concorrência no mercado. O intuito é gerar informações para futuras decisões no âmbito do marketing na empresa.

Essa ferramenta deve ser usada para qualquer tomada de decisão do empreendedor em relação à empresa. Formalmente dizendo, iniciativas de marketing.

Algumas ações relevantes onde a Pesquisa de Mercado se faz necessária:

  • Expandir a área geográfica
  • Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição
  • Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços
  • Reestruturar a equipe de vendas
  • Credenciar revendedores ou distribuidores
  • Modificar o ponto comercial
  • Definir qualidade e variedade dos produtos a serem comercializados
  • Estruturar os meios de divulgação mais adequados
  • Ajustar valores

. Por que o Briefing é importante para sua empresa

Como fazer uma Pesquisa de Mercado

o que pode falhar em uma pesquisa

Existem vários tipos de aplicações para desenvolver uma pesquisa. Mas, sempre, você deve ter como foco qualidade e viabilidade do produto no mercado. Vejamos algumas:

Potencial de consumo – Faz um embasamento sobre a entrada de um determinado produto no mercado desconhecido.

Pesquisa de satisfação – Feita diretamente com os clientes, identifica de forma esporádica e contínua as falhas, funcionalidades e qualidade do produto.

“Market Share” – Expressão que significa participação de mercado e mede a força da venda de determinado produto no mercado diante dos concorrentes.

“Share 0f Mind”– Significa preferência e é a pesquisa que permite observar a demanda do mercado em relação ao produto, ajudando os investidores.

Mídia – É um tipo de pesquisa utilizada para calcular o perfil do público-alvo, que permite escolher onde e quando anunciar.

Comportamento do consumidor – Vai viabilizar as campanhas publicitárias e de marketing para promover o consumo.

Ponto de venda – Tem como propósito de marketing avaliar o local, buscando a melhor alternativa para a instalação e acomodação do produto.

Ao planejar uma pesquisa, desde a mais simples até a mais complexa, deve-se respeitar todas as medidas e considerar todas as hipóteses. É isso que vai evitar qualquer tipo de falha que possa prejudicar o empreendedor.

Existem muitas outras Pesquisas de Mercado, mas as que citamos são as principais aplicações para ampliar a visão do empreendedor diante do produto.

Falhas que você não pode cometer na Pesquisa de Mercado

como fazer uma pesquisa

Ao iniciar um processo de Pesquisa de Mercado, o empreendedor precisa fazer um levantamento sobre o que realmente é importante avaliar. Nem todas as empresas possuem as mesmas necessidades.

Todo processo de pesquisa precisa ser avaliado de acordo com o produto e os objetivos da empresa. O empreendedor deve ficar atento à qualidade da pesquisa, pois questionários mal formulados podem gerar informações infundadas.

A equipe envolvida para o desenvolvimento da pesquisa não deve se envolver com as expectativas dos resultados esperados pelo empreendedor. Certifique-se se é viável que seja divulgado o nome da empresa no momento da pesquisa.

Esteja preparado para aceitar os resultados e traçar estratégias na busca por soluções, caso as respostas não sejam satisfatórias. Surpresas indesejáveis também fazem parte do processo, e os ajustes empresariais fazem parte da árdua missão do empreendedor.

Os mercados mais dinâmicos costumam perder a validade da pesquisa num espaço curto de tempo. Seja perspicaz! O marketing relacionado ao produto precisa evoluir.

Os funcionários responsáveis pelas pesquisas devem atualizar as aplicações, pois o cliente está a cada dia mais atento e exigente ao mercado de consumo. Quando o retorno é dado sobre as solicitações e sugestões, o produto ganha credibilidade.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *