PALESTRA GRATUITA NA ROCINHA ENSINA A FORMALIZAR NEGÓCIOS

Projeto A Arte Gerando Renda oferece dicas jurídicas e profissionais no dia 1º de agosto às 14 horas

Para abrir um novo negócio ou formalizar uma empresa a partir da definição do seu propósito, é fundamental que o empreendedor mapeie os principais pontos de sua trajetória, seus medos e desafios, o que o move e em que acredita. É assim que começa o dia de aconselhamento gratuito na Rocinha oferecido pelo projeto A Arte Gerando Renda no dia 1º de agosto, no CRAS Rinaldo de Lamare (Avenida Niemeyer 776, 18º andar) às 14 horas. A participação é aberta para a comunidade, com inscrições no local.

As palestras gratuitas serão ministradas por profissionais do escritório Kasznar Leonardos, patrocinador do projeto, que está formando 159 jovens e adultos da turma atual. Felipe Monteiro, diretor de startups e inovação, abordará aspectos jurídicos e de mercado para abrir um novo negócio, enquanto a gerente de RH Clarissa Frossard colocará a carreira em foco e dará dicas de como se preparar para o mercado de trabalho. É a segunda vez que o escritório oferece um dia de aconselhamento gratuito na Rocinha.

A maquiadora Alexandra Leite, de 22 anos, é microempreendedora individual (MEI) e descobriu na primeira rodada de palestras, no fim de maio, que precisava fazer sua primeira declaração de Imposto de Renda. “Eu só pagava o imposto mensal do MEI, não sabia que precisava declarar. Ainda bem que descobri a tempo”, revela Alexandra, que aprendeu sua profissão no A Arte Gerando Renda e, agora, será professora do projeto.

Diretor de startups e inovação do Kasznar Leonardos, Felipe Monteiro recomenda começar como MEI, porque fornece ao empreendedor iniciante um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para poder emitir notas fiscais. “É Preciso formalizar o negócio porque garante benefícios, como a previdência, e alguns clientes só vão contratar quem emite nota fiscal”, destaca.

Dentre os principais cuidados para se iniciar uma empresa, o escritório Kasznar Leonardos aconselha: 1. Escolher um negócio com o qual tenha afinidade; 2. Buscar um diferencial em relação à concorrência; 3. Entender o mercado no qual está inserido; 4. Proteger a marca, a tecnologia desenvolvida e os serviços realizados; 5. Se preparar para o pagamento de impostos; 6. Separar a conta pessoal e a da empresa.

“Muitos de nossos alunos se formam e começam a empreender, mas percebemos que existem muitas dúvidas sobre microempreendedor individual e formalização em geral, por isso esta parceria será muito benéfica para eles”, aponta Marcello Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo, gestora do A Arte Gerando Renda.

O empreendedor precisa estar sempre se atualizando. “Nunca se acomodem, sempre se reinventem, se especializem”, incentiva a gerente de RH do Kasznar Leonardos, Clarissa Frossard.

Atualmente, o projeto capacita jovens e adultos em Fantasias e Adereços, Maquiagem Social, Maquiagem Artística, Unhas Decoradas, Artesanato, além de Turbantes e Tranças afro. Cada curso têm a duração de dez semanas, com aulas semanais. Ao final, os participantes são certificados e podem estagiar em barracões de escolas de samba ou em produções teatrais. Os formados de 2018, tiveram a oportunidade de trabalhar nos desfiles da Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor.

SERVIÇO – Palestras gratuitas com dicas jurídicas e profissionais

Data: 1º de agosto.

Horário: 14h às 16h30

Local: CRAS Rinaldo de Lamare (Avenida Niemeyer 776/18º Andar, Rocinha).

Público: aberto para a comunidade.

Inscrições: pessoalmente, no dia e local marcados.

Informações: www.favelamundo.org.br/ ou 2236-4129.

Sobre Kasznar Leonardos

Reconhecidos pela experiência e pela excelência na prestação de serviços em todas as áreas da Propriedade Intelectual (PI), os profissionais do Kasznar Leonardos atuam como assessores jurídicos em questões contratuais, agentes da propriedade industrial perante o INPI e advogados, árbitros e mediadores em questões de contencioso judicial e extrajudicial. São 21 sócios e mais de 200 profissionais em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

O atendimento é único e personalizado, com a criação de soluções inovadoras para os clientes. A equipe é multidisciplinar, altamente qualificada, dividida entre engenheiros, biólogos, farmacêuticos, médicos, advogados, entre outros. Essa é uma vantagem competitiva do escritório que proporciona capacidade mais apurada de análise e busca por soluções específicas para cada caso.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *