O que é pricing e como ele pode te ajudar

14Pricing, termo típico do marketing, é o ato de colocar preços, automaticamente ou manualmente, aos pedidos de vendas e compras. Tanto no varejo quanto no atacado, baseado em alguns fatores. Por exemplo quantia fixa, diferença por quantidades (vendidas ou compradas) e campanhas de promoção ou vendas.

Também entram nessa lista orçamento considerado por representante, preço (pricing) prevalecente, data da fatura ou do envio, e combinação de múltiplas compras ou linhas, entre outros fatores.

As estratégias para uso do pricing fazem toda a diferença para que a sua empresa alcance bons resultados. Por isso, vamos  ensinar a chegar ao sucesso com a ajuda dessa ferramenta de marketing.

pricing
O que é pricing?

A introdução do Pricing no mercado financeiro

As empresas já passaram por muitas dificuldades para estabelecer valores, pois a inflação era muito maior que a atual. Os preços eram constantemente variáveis, chegando a mudar de um dia para o outro ou no mesmo dia. Era impossível estabelecer valores que pudessem atender ao lucro da empresa e consequentemente atender às necessidades dos clientes.

Algumas empresas adotaram então o mark-up, estratégia responsável pela elaboração de preços com base nos custos fixos e variáveis do produto. regularmente multiplicado por um fator pré-estabelecido. Foi uma alternativa para minimizar a situação inflacionária. E até hoje ainda é utilizada por empreendedores.

Contudo, essa estratégia começou a encontrar algumas resistências. Os clientes perceberam que não havia retorno do produto ao preço definido, ocasionando perda de clientes para empresas com valores mais acessíveis.

Diante deste cenário surgiu o pricing como alternativa ao mark-up. Consiste em fornecer às empresas métodos de  identificação de seus diferentes segmentos de clientes, além de oferecer preços para cada respectivo grupo.

pricing tem como objetivo a flexibilidade entre os setores de venda de uma empresa para a negociação entre os departamentos.

Principais estratégias do pricing

estratégias de pricing

  • Preços Premium – Essa estratégia consiste em preços altos quando o seu produto possui algo diferente e apresenta ao cliente uma exclusividade, um diferencial no mercado. Seja no aspecto produto ou até mesmo no atendimento. Ou qualquer outro serviço em que a empresa se destaque de forma positiva.
  • Preços baixos – Estratégia mais indicada para redes atacadistas e varejistas. Desta forma mantém um nível de serviço mínimo e pouco ou quase nenhum investimento na marca. Esta empresa decide optar por reduzir custos de fabricação ou aquisição.
  • Preços para penetrar no mercado – São preços definidos bem abaixo do mercado. Esses produtos chamam a atenção pela oferta, com a intenção de ganhar participação no mercado.
  • Nata de preços (skimming pricing) – Cobram acima dos concorrentes por um determinado período, quase sempre durante o lançamento do produto, com a intenção de atrair competidores. Mas é preciso estar atento ao tempo de oferta. Esta estratégia não deve ser mantida por um longo período, devendo estar de acordo com a demanda dos consumidores.

Mais algumas estratégias

  • Preços psicológicos – Os famosos R$1,99 fazem o consumidor acreditar numa possível promoção, em negócio vantajoso. Psicologicamente, essa pesquisa foi comprovada e transformou-se em estratégia de venda no mercado. Mesmo na atualidade, com as informações sobre consumismo, os famosos centavos ainda funcionam no mercado.
  • Preços para uma linha de produtos – A valorização do produto é um fator que faz a diferença para o consumidor. Não importa a quantidade indicada no recipiente, mas sim a marca do produto que será consumido.
  • Preços opcionais – São valores que podem ser adicionados à compra. Por exemplo fretes e taxas extras, ou vantagens e benefícios do produto. No caso da compra de um carro, a marca é a mesma, mas o valor poderá ser modificado de acordo com a exigência do cliente, ao obter um automóvel com ar condicionado e direção hidráulica, entre outros.
  • Preços de captura – Estratégia usada para produtos complementares. Consiste na ação de cobrir preços baixos pelo item mais caro que será adquirido, uma única vez, e obter o lucro do produto descartável.
  • Preços de pacote – Geralmente a empresa combina dois ou mais produtos num pacote e oferece um desconto para que o consumidor adquira tudo de uma vez. Isso acontece quando a empresa já possui um produto consolidado.

. 6 e-books gratuitos para empreendedores

 

O Pricing é um dos Ps do Marketing

Preços estão respectivamente em sintonia com os demais Ps do marketing. Não adianta uma empresa buscar estratégias de pricing se elas não vierem em sintonia com ações de marketing que sustentem o produto.

O conceito dos 4Ps do marketing é um dos mais utilizados pelas empresas na hora de definir estratégias do pricing de novos produtos. Qualquer um dos 4Ps (Praça, Promoção, Produto, Preço) pode ser a base principal para o desenvolvimento de novos mercados.

os quatro p do marketing

Entretanto, para alguns especialistas, preço é o mais importante item para busca de resultados. Ou seja, nos segmentos de alto valor agregado e preços premium ou nos segmentos populares e preços baixos.

Preço é um dos principais fatores de sucesso para a introdução de um novo produto ou serviço. Especialmente nos segmentos extremos do mercado, mais altos e mais baixos. Contudo, a variável preço também tem suas limitações. De nada adianta uma empresa lançar um produto com o menor preço se consumidores não perceberem qualidade ou necessidade.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *