O que é investidor anjo e como ele pode ajudar

21Pensando em abrir uma empresa pequena, mas não tem dinheiro? É porque você ainda não escutou falar em investidor anjo, que é uma pessoa física que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes.

Esse tipo de financiamento é voltado a empresas com um alto potencial de crescimento, especialmente as startups. No Brasil, o perfil desse investidor é o de ex-empreendedor que obteve sucesso e hoje quer ajudar os que estão iniciando no mercado de empreendedorismo.

investidor anjo financia novos empreendimentos
Investidor anjo financia principalmente startups

Além disso, esses executivos não investem apenas, mas também contribuem no crescimento das startups para qual depositaram o dinheiro. Eles também se tornam mentores, além de acompanharem todo a evolução das startups enquanto possuem ações nas empresas.

O termo “anjo” é utilizado devido à ajuda não ser somente financeira, tendo a possibilidade de transmitir os próprios conhecimentos, experiências e redes de relacionamento. Isso faz com que aumente as chances de sucesso das startups que estão ajudando.

Grupos de anjos ajudam novos empreendedores

Para aumentar os esforços, os executivos possuem diversas associações e redes de investidores, como a Anjos do Brasil, em São Paulo, e a Gávea Angels, no Rio de Janeiro, entre diversas outras. Dessa forma, são criadas redes interessantes de contatos, buscando startups novas para os parceiros.

Esse tipo de financiamento é recente no Brasil, porém tem ganhado espaço, principalmente para incubação de pequenas e médias empresas. Para quem é novo no mercado, o ideal é se juntar a um desses grupos para poder conhecer novos investidores e até mesmo outros empreendedores que estão começando no mercado de startups.

Requisitos para ser financiado por um investidor anjo

⇒ Ter uma ideia inovadora e executável.

⇒ Apresentar grande potencial competitivo no mercado.

⇒ Demonstrar perspectivas reais de consolidação e de crescimento.

⇒ Apresentar limites de investimentos, preferencialmente, entre R$100 mil e R$500 mil.

Como conseguir um investidor anjo

o que é e como funciona um investidor anjo

Você deve apresentar a ideia da sua empresa em rodadas de investimento por meio de sites que sejam especializados em negociações do tipo ou por meio de convites feitos pelos próprios executivos. As áreas nas quais os empresários costumam mais investir são as de franquias, atletas e artistas, na própria área de atuação e em até projetos imobiliários.

O investidor anjo deverá ser do mesmo setor ou de um equivalente para poder ajudar no momento em que for necessário pedir uma opinião sobre qual deverá ser o próximo passo a ser tomado. Por isso, você poderá encontrá-lo no segmento de negócios e até mesmo em participações de eventos ou feiras.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) separou o passo a passo de como conseguir um investidor anjo para a sua empresa.

1º passo: Elabore um projeto detalhado, apresente a ideia da empresa e o panorama do mercado. Além das perspectivas de crescimento e a consolidação do empreendimento.

2º passo: O programa deverá ser apresentado para avaliação dos possíveis investidores. Serão eles que irão analisar as propostas e escolher quais são interessantes para serem financiadas.

3º passo: Se o empresário tiver interesse no projeto, serão marcadas reuniões para debatê-lo. Essa fase é fundamental para concretizar a transação, pois o investidor pode tirar dúvidas ou solicitar alterações na proposta.

4º passo: Caso as etapas anteriores sejam bem-sucedidas, é realizado um contrato para definir as condições de ambas as parte. Além de serem estabelecidos direitos e deveres, dando início à implementação da proposta.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *