O que é endomarketing? Saiba como usar

Se você tem uma empresa ou pretende abrir um negócio, já deve ter escutado pelo menos uma vez a palavra endomarketing. Mas sabe o que ela significa?

Endomarketing é o conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno da empresa, ou seja, os trabalhadores.

Essas estratégias também são chamadas de marketing interno. Elas procuram melhorar a imagem de uma instituição ou empresa junto aos funcionários e colaboradores. Um dos objetivos é a diminuição da rotatividade de trabalhadores em uma determinada empresa, ou seja, menos pedidos de demissões.

Segundo texto no Blog Gestão de Pessoas do Sebrae Paraná, o endomarketing nada mais é do que fazer marketing voltado para dentro da casa. Dessa forma, não adianta nada ter ações e estratégias consolidadas de marketing se seus colaboradores estão desinformados ou desmotivados. Todos devem estar remando na mesma direção, rumo ao mesmo objetivo.

É importante pensar nesses métodos para ajudar na contribuição de uma comunicação que esteja alinhada com a cultura da empresa. Além de integrar a relação dos funcionários com a instituição.

Outro ponto a ser pensado para investir nessa técnica é que os colaboradores têm contato com todos os processos e influenciam na opinião da marca em relação aos consumidores.

Endomarketing
Profissionais de RH e marketing organizam estratégias de endomarketing

Quem realiza as ações do endomarketing

Os profissionais que cuidam dessas estratégias para motivar os funcionários são os de marketing e os de recursos humanos (RH). O primeiro trabalha para atender a demanda enviada pelo RH do que pode ser feito pelos funcionários. Já o segundo busca entender as necessidades do colaborador e também o que é preciso para melhorar o clima organizacional.

São os profissionais dessas duas áreas que juntos traçam ações para que os empregados se sintam parte da empresa e percebam o quanto são importantes para a instituição na qual trabalham. Fazendo com que eles deem o melhor de si para alcançarem bons resultados no setor em que atuam.

10 ações de endomarketing para usar na sua empresa

  • Faça eleição de funcionário do mês;
  • Dê treinamentos para a equipe com o objetivo de melhorar sua qualificação;
  • Busque dar premiações para os colaboradores que se destacarem em um determinado setor;
  • Divida o resultado e o sucesso com os funcionários;
  • Comemore os aniversariantes do mês;
  • Promova campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e agasalhos para instituições carentes;
  • Estimule o trabalho em equipe;
  • Faça palestras e eventos motivacionais;
  • Dê benefícios aos funcionários;
  • Melhore a comunicação interna.

Por que aplicar o endomarketing na sua empresa

O endomarketing pode trazer diversos benefícios para as empresas que aplicam as estratégias de maneira correta. São eles: motivação, produtividade, engajamento e clima organizacional.

Empresas com endomarketing possuem funcionários motivados
O endomarketing possibilita quatro benefícios às empresas que o aplicam

Confira 4 vantagens do endomarketing

→ Motivação: A instituição deve demonstrar interesse nas ideias dos funcionários, além de mostrar que se preocupa com o bem-estar dele. Isso faz com que o colaborador fale bem da empresa para família e amigos, além de publicar posts positivos nas redes sociais.

→ Produtividade: O aumento na produção se dá diretamente pelo fato do empregado estar motivado. Ou seja, um fator depende do outro. Se o funcionário está satisfeito com o trabalho, busca dar o melhor de si aumentando sua produção no setor em que atua.

→ Engajamento: Mostrar que a empresa está aberta a escutar novas opiniões, sugestões e contribuições incentiva o funcionário a se posicionar. Seja sobre um determinado assunto ou sobre melhorias. Outro ponto é que isso ajuda também para que os colaboradores estejam com os pensamentos alinhados junto à instituição.

→ Clima organizacional: Como os empregados passam grande parte do tempo trabalhando, é importante que o clima entre eles seja agradável, descontraído na medida certa, saudável e até mesmo inspirador. Isso gera confiança entre os colegas de trabalho, empatia e respeito.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *