O que é coworking e como funciona?

Você consegue imaginar um mesmo ambiente de trabalho sendo dividido por funcionários de diferentes empresas? É o que acontece no coworking. Se estivéssemos falando de alguns anos atrás, essa cena seria inimaginável. No entanto, nos dias atuais é cada vez mais comum vermos esses espaços colaborativos de trabalho, conhecidos como coworking.

coworking
No Brasil, o serviço de coworking existe desde os anos 90

Apesar do termo só ter ganhado divulgação com mais frequência recentemente, o compartilhamento de ambiente de trabalho não é novidade. No Brasil, desde os anos 90 existem empresas que alugam salas privativas para diferentes clientes. Consequentemente, dividem outros locais, como banheiros, salas de reunião e cozinha.

A alternativa dos espaços de trabalho colaborativo é uma excelente dica para quem deseja trabalhar e economizar nos gastos com salas fixas, por exemplo. A ideia é bem simples: uma empresa ou um trabalhador autônomo aluga um determinado lugar para trabalhar. Além da economia com despesas, há a possibilidade da troca de experiências com pessoas de diversos escritórios e áreas de atuação.

. Como escolher o melhor espaço para sua empresa

5 serviços que todo coworking deve ter

Assim como todo escritório, os espaços coworking precisam ser organizados e levados a sério. Para os proprietários, a prestação de serviços operacionais de boa qualidade pode ser o diferencial que o cliente procura na hora de fechar o aluguel do espaço.

Confira alguns serviços imprescindíveis para um coworking:

1. Internet
É essencial para qualquer empresa. Infelizmente, no Brasil, a internet não é das melhores do mundo. Por isso, alguns itens precisam ser observados. Por exemplo, se a conexão cair, existirá outra prestadora disponível para atender a demanda de trabalho ou os funcionários terão de interromper o que estiverem fazendo? Outra questão é saber se será realizado um controle de banda no acesso. Esse item é importante pois se um funcionário decide baixar um filme ou um jogo, por exemplo, a internet de todos os outros usuários ficará lenta.

2. Estrutura física
Ninguém merece trabalhar num local sujo, desorganizado e sem conforto. O ar condicionado é requisito essencial em qualquer coworking do mundo. Mesas e cadeiras ergonômicas também dão uma valorizada no ambiente, além de trazer conforto para as oito horas de expediente. A limpeza e a manutenção devem fazer parte da rotina dos espaços colaborativos. Afinal, quem não gosta de chegar no trabalho e ver sua mesa limpa e o lixo recolhido?

3. Salas para reuniões
Deve ser considerada o coração do coworking. Muitos clientes irão visitar somente este local. Por isso, essas salas devem ser aconchegantes e organizadas ao ponto de conseguirem passar uma boa impressão.

4. Recepção
Pode parecer bobagem, mas esse tipo de serviço é essencial e deve ser muito bem observado. A recepção do coworking é a porta de entrada para todos que chegarem ao local. Ordem, cordialidade, postura, vestimenta e simpatia devem estar impecáveis.

5. Telefonia
Alguns assuntos não podem ser resolvidos por e-mail, por isso, é preciso observar o suporte de sistema telefônico que o espaço oferece. Dê preferência aos locais com um sistema de telefonia que atenda com agilidade e eficiência várias pessoas ao mesmo tempo.

Confira nosso podcast gratuito, muitas informações e dicas sobre local de trabalho e coworking

Vantagens do coworking

coworking local trabalho colaboração
A colaboração e o networking são os pontos altos do trabalho no coworking

Por ser uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, aqueles que têm interesse em compartilhar espaços de trabalho estão sempre em busca das vantagens dessa nova tendência. Por isso, listamos alguns desses benefícios. Confira:

  • Flexibilidade – Você não precisa ir todos os dias para o escritório coworking. Enquanto você não estiver lá, outra pessoa pode utilizar o espaço, e assim todos saem ganhando.
  • Custo reduzido – Como já falamos, no coworking você paga somente pelo espaço e pelos recursos que realmente utiliza. Sendo assim, o custo operacional mensal se torna mais baixo do que se você alugasse um escritório próprio.
  • Fugindo do Home Office – Muitas vezes não conseguimos produzir em casa aquilo que produziríamos estando em um ambiente mais formal. Neste sentido, o coworking é uma ótima alternativa para trabalhar com sossego.
  • Networking – Conhecer pessoas novas é sempre bom. Como os espaços de coworking estão recheados de profissionais de diferentes setores, esse ambiente é ótimo para criar vínculos.
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *