Negócio sustentável: o que é e como abrir o seu

Todo mundo fala de sustentabilidade hoje em dia. Vai dizer que você nunca ouviu falar de produto ou negócio sustentável? Com certeza, no seu dia a dia, já se deparou com a sustentabilidade por aí. Por que, então, não começar a ganhar dinheiro com isso?

o que é um negocio sustentavelTer um negócio sustentável é a meta de muitos empreendedores antenados com as novas tendências do mercado. Nesse artigo, você vai descobrir como pequenos empreendedores podem aplicar a sustentabilidade no dia a dia da empresa e ainda lucrar com isso. Acredite, ter um negócio sustentável pode ser bom para o planeta e para o seu bolso!

O que é sustentabilidade?

Você sabe o que é sustentabilidade? Para entender as práticas e como aplicar isso no seu negócio, antes você precisa entender o conceito. Não é tão fácil estabelecer uma definição do que é ser sustentável. Mas, basicamente, podemos trabalhar com o conceito a seguir.

Sustentabilidade é a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Ser sustentável envolve variáveis interdependentes. Entre elas questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.

Aspecto social: envolve o respeito ao ser humano, para que este possa respeitar a natureza.

Aspecto energético: coloca a energia como fator primordial para a economia se desenvolver.

Aspecto ambiental: abrange o meio ambiente e o cuidado necessário com ele, para garantir o futuro.

Você pode ser sustentável individualmente, em comunidade ou na sua empresa. Para que um negócio seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:

Ecologicamente correto;
Economicamente viável;
Socialmente justo;
Culturalmente diverso.

Você já deve ter reparado que as pessoas estão cada vez mais conscientes em relação à sustentabilidade. Consumidores estão atentos, por exemplo, a como as empresas tratam seu lixo ou de que são feitas as embalagens dos produtos.

Por isso, ter um negócio sustentável tende a conquistar e fidelizar esse enorme público consciente e engajado na mudança de hábitos. E reduzindo o consumo de recursos naturais, especialmente água e energia, as empresas também economizam dinheiro.

É possível ter um pequeno negócio sustentável?

Um negócio sustentável basea suas ações no ganho não só financeiro, mas também ambiental e social. Mas, não é tão simples implementar a sustentabilidade de maneira eficaz nos negócios.

É comum vermos uma comunicação em massa de grandes marcas para divulgar o uso de práticas sustentáveis. Por exemplo, a Ypê e a Natura. As duas são conhecidas por respeitarem o meio ambiente e investir em ações e projetos nesse sentido.

Mas será que um pequeno ou médio empreendedor pode também ter um negócio sustentável? Sim, pode. Basta que você tenha uma visão que englobe não só a questão financeira, mas também a ecológica, ambiental, energética e social.

O difícil mesmo é colocar em prática essa visão. Colocar a sustentabilidade no processo de produção, no relacionamento com o cliente, nos produtos e serviços.

Como aplicar a sustentabilidade no seu negócio

sustentabilidade1. Adote a sustentabilidade como um valor da empresa
Não adianta adotar práticas sustentáveis só porque “está na moda” ou porque seu cliente vai gostar. Isso deve ser um propósito da empresa. Precisa ser consistente, e não uma obrigação.

2. Envolva todo o time
Desde a liderança até os colaboradores, envolva toda a equipe nesse propósito. Todos devem se sentir parte essencial na implementação das ações sustentáveis, sabendo os motivos e os benefícios claramente.

3. Procure fornecedores sustentáveis
Para o seu produto final ser sustentável, você precisa de insumos sustentáveis, certo? Para isso, busque fornecedores que tenham a mesma preocupação que sua empresa.

4. Cuide dos seus resíduos
Saiba que isso vai muito além de somente instalar lixeiras para reciclagem. Crie um gerenciamento de resíduos mais eficiente e efetivo. Você pode, por exemplo, buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais.

5. Recicle
Esse item complementa o anterior. Além de cuidar do seu lixo, você pode reciclar os materiais que antes seriam descartados. Utilize as folhas usadas para rascunho ou blocos de anotação.

6. Prefira fontes de energia renováveis
A energia solar é um bom exemplo disso, já muito utilizada em empresas e residências no mundo todo. A instalação, antes muito cara, já pode ser achada a um preço mais acessível.

7. Use equipamentos econômicos
Hoje em dia há uma gama enorme de aparelhos que permitem a economia de energia. Desde ar condicionado e geladeira até impressoras e computadores.

8. Não tenha medo de mudar
Seja dinâmico e versátil, e abrace as mudanças. Esteja antenado com as novas formas de ser sustentável, pesquise e teste. Sempre que souber de uma novidade, coloque em prática se achar válido.

9. Respeite as leis ambientais
Assim, além de cuidar do planeta, você ainda garante respaldo jurídico e evita problemas futuros. Conheça as leis, como elas funcionam e quais são suas obrigações.

10. Reinvente-se sempre!
Se você é empreendedor, já deve ter notado que é preciso se reinventar a cada dia. No aspecto da sustentabilidade, não é diferente! Esteja preparado para se adaptar às mudanças da melhor maneira possível.

17 ideias de negócios sustentáveis

O tema é tão importante que o Sebrae criou o Centro Sebrae de Sustentabilidade. No portal, você encontra infográficos e cartilhas com o passo a passo para abrir esses 17 negócios sustentáveis:

1) Calçados ecológicos

Exemplos de marcas de calçados ecológicos:

INSECTA Shoes
Os sapatos da Insecta Shoes conseguem quebrar o padrão em todos os sentidos, além de serem diferentes, extremamente charmosos e estilosos, eles são ecológicos e veganos. E sabe as estampas maravilhosas que dá vontade de ter todos? Elas são resultado do reaproveitamento de roupas vintages que a marca faz. Lembrando que a produção é feita no Brasil.

Ahimsa

Uma marca que é vegana, ou seja, livre de produtos animais e desde o seu lançamento possuí um manifesto que questiona os meios de produção e defende o respeito a todas as formas de vida se comprometendo a mostrar que é possível fazer moda de maneira sustentável e usar algo que você realmente concorda. Inclusive a Ahimsa divulgou ser a única fábrica 100% vegana do mundo, que muitas aprendam com eles

Vert
A francesa Vert que vende no Brasil e foi uma das pioneiras nesse ramo.
Sua história começa em 2003 quando seus criadores decidem fazer uma viagem para conhecer os projetos de sustentabilidade de grandes empresas ao redor do mundo. Mas como eles ficaram decepcionados com o que viram e encantados com a floresta amazônica decidiram criar uma marca diferente de tênis que respeitaria a natureza e os seres humanos.

Com esse diferencial seu primeiro tênis (volley) foi apresentado na Semana de Moda de Paris em 2004 e se tornou um sucesso. Lojas como o Bom Marché, Galeries Lafayette e a japonesa Isetan compraram o tênis. E atualmente a marca continua fazendo a diferença neste ramo, mostrando que é possível unir moda e sustentabilidade.

2) Carpintaria verde

3) Fábrica de aquecedor solar

4) Fábrica de conservas

5) Fábrica de cosméticos ecológicos

6) Retífica ecológica

7) Lava jato

8) Lavanderia

9) Indústria de cerâmica

10) Organizadora de eventos de carbono

11) Indústria de pavimento ecológico

12) Restaurante natural

13) Indústria de reaproveitamento de resíduos

14) Fábrica de embalagens ecológicas

15) Gráfica

16) Hotel fazenda

17) Coleta e reciclagem de resíduos da construção civil

Gostou de alguma ideia? Que tal abrir seu próprio negócio sustentável? Ou, quem sabe, começar a aplicar esse conceito na sua empresa? Se você já adota práticas sustentáveis, conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *