Método Scrum: a técnica de gestão de projetos

Com a correria do dia a dia metodologias ágeis têm sido a alternativa para acelerar os processos e o desenvolvimento de um projeto. Com o objetivo de propor melhorias, benefícios, produtividade e redução de falhas temos o método Scrum. Mas, afinal, do que estamos falando?

O método Scrum nada mais é que uma metodologia usada para a gestão dinâmica de projetos, sendo muitas vezes aplicada para o desenvolvimento ágil de um software. Através deste método é possível controlar  de forma eficaz e eficiente o trabalho, potencializando as equipes que trabalham em busca de um objetivo comum.

Apesar do nome diferente, a implementação do Scrum não precisa ser assustadora. Como em qualquer outra ferramenta, ao adotar essa nova metodologia você poderá passar por momentos desafiadores. No entanto, os resultados poderão ser bem satisfatórios.

. Guia para elaborar um planejamento estratégico

Como funciona o método Scrum?

método scrum
Divulgação: Mindmaster

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos ou etapas. A esta divisão damos o nome de sprint, que representa um tempo dentro do qual as atividades devem sem executadas. O processo de Scrum costuma ser controlado por um quadro onde é possível ver as tarefas que estão em desenvolvimento, as que foram trabalhadas e as que são consideradas concluídas.

O product backlog é um registro que contém as áreas do produto que devem ser desenvolvidas. No início de cada Sprint é feito um Sprint Planning Meetting. Ou seja, há uma reunião de planejamento onde são definidos os primeiros passos para a realização da tarefa. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho que se inicia.

Conheça alguns elementos do processo Scrum:

  • Product owner
    É o dono do produto que será trabalhado. Fica responsável pela direção que será seguida, definindo quais requisitos farão parte do product backlog e quais devem ser abordados pela equipe.
  • Scrum máster
    Faz a ligação entre o product owner e a equipe. Tem responsabilidade de organizar reuniões, acompanhar o trabalho e se certificar que cada integrante tem as ferramentas necessárias para cumprir a sua função.
  • Team
    É a equipe que trabalha para o desenvolvimento do projeto ou produto.

Dicas para adotar a metodologia Scrum

Agora que você já sabe quais são os principais elementos do método Scrum podemos partir para a próxima fase, que são algumas dicas para adotar o Scrum no dia a dia da sua empresa. Confira!

scrum

  • Comece por etapas
    Trabalhe em uma área de cada vez. Comece com um projeto, aprenda com os erros e depois expanda para outras equipes.
  • Defina o Product Owner
    Esse profissional é a base de todo o projeto. Saiba escolher.
  • Monte a sua equipe
    Na escolha dos membros do seu time, lembre-se que eles precisam ter 100% das habilidades necessárias para alcançar os objetivos. Mantenha-os motivados.
  • Scrum Master
    É o líder do projeto. É ele quem orienta a equipe em relação à estrutura do projeto, tornando o ambiente favorável para o melhor rendimento de cada membro da equipe.
  • Backlog do produto
    Crie uma lista, um local onde possa acompanhar tudo o que está sendo realizado no projeto.

Ferramentas SCRUM

Ferramentas Gratuitas de SCRUM

ScrumHalf
Ferramenta brasileira que facilita muito o uso do Scrum. Foi pensada por um pessoal que conhece muito bem o Framework.

Ponto forte :
– Equipe trabalhe distribuída de forma simples;
– Facilidade de manutenção e priorização do Product Backlog;
– Gera automaticamente o Burn Down Chart e vários outros gráficos de controle;
– Quadro de Kanban virtual, facilita muito a colaboração e o acompanhamento do trabalho da equipe.

* Possui uma versão gratuita para uso em um único projeto.


Pango Scrum

Ferramenta brasileira que cumpre muito bem o seu papel. Apesar de automatizar todo o processo eles incentivam a continuar utilizando o quadro, a ferramenta não tem a intenção de substituir seu quadro de tarefas físico.

Ponto forte :
– Calendário de eventos do projeto que facilita bastante a visualização das datas das reuniões de planejamento de sprint e retrospectivas;
– Gerenciamento do Product Backlog ;
– Planejamento de Sprints e monitoramento de progresso.


Trello
Trello

não é uma ferramenta propriamente de Scrum, ela somente automatiza o quadro de Kanban porem sua  usabilidade é tão boa, que faz dela uma das referencias no mercado.

Ponto forte :
– Simples de usar e de criar quadros para compartilhar.
– Excelente versão mobile
– Versatilidade e aplicabilidade.

Ferramentas Pagas de SCRUM

SrumWize
é considerada a melhor e mais completa Ferramenta Scrum do mercado.

Tem um dificultador por ser em inglês, mas como a maioria dos termos do Scrum não são traduzidos, não fica tão dificil a utilização mesmo sem dominar a língua.

– Completa gestão do Time Scrum, Products Backlogs, Release e Sprint Planning, Kanban, BurnDown Chart, Time Tracking.  Com uma identidadee UX muito bem feitos.


Jira Agile


Ferramenta  completa, mais uma referências do mercado e traz consigo toda a segurança, robustez e flexibilidade do Jira e todas as demais ferramentas da Atlassian junto dela.

Fica um pouco mais barata para equipes pequenas do que o ScrumWize.  Mas se for considerar todo o arcabouço de ferramentas e plugins da Atlassian que você leva junto, a ferramente vale muito a pena.

 

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *