Melhores investimentos em 2018

Todo fim e início de um ano novo, as pessoas fazem promessas ou sonham que o próximo ano será melhor. Muitos chegam a planejar como poderá ser o futuro, principalmente em relação ao lado financeiro. E é justamente esse fator que vem preocupando os brasileiros. E, para lhe ajudar, preparamos uma lista com os melhores investimentos para 2018.

Se você nunca entendeu muito bem sobre o mercado financeiro está na hora de aprender, isso porque 2018 promete ser promissor. Mas se for do tipo que já entende de assunto e até mesmo se arriscou na área, você deve começar a se planejar para aumentar a sua renda no final do mês.

melhores investimentos
O ano de 2018 deverá ser bom para investimentos devido a diversos fatores

Eleições e mercado financeiro estarão movimentados

O ano de 2018 é de eleição presidencial no Brasil. E parece que já virou regra, se tem eleição o mercado financeiro fica mais movimentado,  principalmente pela crise política e econômica que o país vem passando.

E mesmo com a política do Brasil sofrendo com escândalos, os empreendedores podem começar a respirar um pouco aliviados. Isso porque a economia começou a dar sinais de que está se recuperando após alguns anos instáveis. É justamente esse começo de recuperação da economia que está começando a influenciar o mercado.

Ainda está duvidando de que as eleições podem lhe ajudar nos investimentos como empreendedor? Lembra quando o atual presidente Michel Temer assumiu o cargo em meio a diversas acusações de golpe, além da Reforma Trabalhista? Foi nesse momento que a economia voltou a respirar.

Por isso, 2018 deverá ser diferente. Com a troca de presidente, é possível que o mercado e a economia voltem a crescer mais rápidos,  o que é bom para que os empreendedores para que eles possam voltar a investir.

Queda na taxa Selic e na inflação

Para começar você precisa entender o que é a taxa Selic. É a taxa básica de juros da economia do país, sendo utilizada para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.  Em 2017, o mercado financeiro vivenciou sucessivas quedas da taxa de juros, a famosa Selic, deixando a caderneta de poupança menos atrativa (com menor rentabilidade). Por outro lado, outros investimentos ficaram mais atraentes.

Essa queda de juros impactou diretamente os brasileiros.  Já que o dinheiro dos bancos tornou-se  mais barato e, consequentemente, os financiamentos começaram a ficar mais atrativos.

melhores investimentos
Taxa Selic e inflação tiveram queda no fim de 2017

A Selic fechou o ano com a taxa em 7%. O controle da inflação e da taxa representam mais atividades no comércio e, consequentemente, mais empregos e mais consumo.

Outro ponto positivo para economia foi na Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, que alcançou seu recorde de pontuação. Com volume de negócios aumentando, mostrou que a economia do Brasil voltou a crescer no final do ano passado, com expectativa igual, ou melhor, para 2018.

Antes de começar a investir

Para escolher qual o melhor investimento para você,  é preciso levar em consideração o seu perfil de investidor e seus objetivos. Mas como escolher?  Primeiro é necessário realizar umas perguntas:

Qual seu objetivo?

Aproveite o início de ano para avaliar se seus investimentos estão de acordo com seus objetivos. Não tenha medo de rever sua lista de prioridades, para acertar o caminho antes de seguir adiante.

Analise o que é prioridade para você e em que ordem se encontram. Por exemplo, se quer manter a estabilidade nos próximos anos, abrir o próprio negócio ou adiar alguns planos para poder realizar outros mais urgentes.

Como está o cenário econômico?

Todos os aspectos já apresentados anteriormente, como a instabilidade da política, eleições, recuperação da economia, inflação e queda de juros. Tudo isso precisa estar no seu radar no momento de aplicar o dinheiro.
Acompanhe as notícias do mercado financeiro, leia e pesquise. Não deixe de saber também as previsões e análises dos especialistas.

Qual será o prazo de retorno?

Pense quanto tempo poderá  esperar até atingir sua meta. E lembre-se que seu rendimento é diretamente influenciado pelo tempo que o investimento fica ativo.

Dependendo do montante que você deseja alcançar, deve estar ciente do tempo que levará para isso. Considere sempre os riscos, prazos e liquidez.

Os melhores investimentos em 2018

As opiniões sobre os melhores investimentos para 2018, variam de acordo com os especialistas. Mas o que não muda é uma regra mencionada com unanimidade: a diversificação.

Sendo assim você garante ganhos e se prepara para possíveis riscos. Ter uma carteira diversificada é uma dos primeiros passos para conseguir os melhores investimentos em 2018.

Veja a lista com os investimentos mais indicados em 2018:

  • Tesouro Direto
  • LCI ou LCA
  • CDB
  • Letras de câmbio
  • Debêntures
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Dicas para conseguir os melhores investimentos

Para você, empreendedor, fazer a melhor escolha é necessário considerar alguns pontos. Sendo eles:

– Prazo e rentabilidade
– Liquidez
– Tipo de ativo
– Risco (de crédito e de mercado)

Além disso, ter um bom planejamento financeiro, manter os bons hábitos econômicos e evitar fugir dos objetivos traçados também ajudam na escolha de qual melhor investimento realizar. E, a cada ano, você vai ganhando segurança e experiência para escolher os melhores investimentos e começar o ano no azul.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *