Máquina de cartão de crédito e débito: como escolher

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os segmentos e ramos da sociedade. Em uma empresa não é diferente. Hoje, cada vez menos as pessoas andam com muito dinheiro no bolso, pois a facilidade do cartão é grande. Você não vai querer perder o cliente ou aquela venda só porque ainda não sabe como escolher a sua máquina de cartão, certo?

máquina de cartão
A máquina de cartão é uma das opções de pagamento para os clientes

O fato de as empresas não oferecerem essa opção de pagamento aos clientes é um grande erro. Muitas vezes, quando empreendedores deixam isso acontecer estão repetindo um erro que já foi cometido com eles.

Qual máquina é a melhor para o meu negócio? Essa é uma pergunta muito comum que é feita por empreendedores iniciantes, ou até mesmo para já experientes que demoram a se render a grande utilidade da máquina de cartão.

O que deve ser não só discutido, mas avaliado, são os benefícios que ela traz para o seu negócio. Ela pode servir como mecanismo de captação de novos clientes, como também uma forma de recuperar a fidelidade de outros que um dia já deixaram de comprar pelo fato de somente aceitar dinheiro.

Ter o serviço de cartão, hoje em dia, está cada vez mais fácil. Quem deseja adquiri-lo terá uma tarefa bastante fácil, pois o requerimento pode ser feito direto com os administradores do cartão ou diretamente com o seu próprio banco.

MEI pode ter máquina de cartão?

Se você pensava que essa dúvida era apenas a sua, está bem enganado. Muita gente busca na internet ou com especialistas respostas para essa indagação. Mas o que os microempreendedores individuais não sabem é que eles têm a possibilidade de adquirir a máquina com taxas ainda mais reduzidas.

Dessa forma, fica ainda mais fácil conseguir clientes ou prestar serviços, pois terá uma outra forma de pagamento que será a máquina de cartão de crédito. As chances de fechar um negócio serão maiores.

O MEI que deseja adquirir uma máquina de cartão terá uma tarefa razoavelmente fácil, devendo procurar as operadoras de cartão, bancos que sejam conveniados ou empresas que tragam quaisquer alternativas diferentes, por exemplo, as moderninhas que plugam em smartphones.

Nesses casos, para o caso menos tradicionais, é ainda mais fácil para o MEI adquirir a máquina de cartão. Isso porque é bem menos burocrático e até mesmo com CPF, como pessoa física, é possível adquirir. Para começar a usar será preciso apenas um local com acesso à internet e um aparelho de celular que seja compatível.

3 benefícios de ter uma máquina de cartão

1 – Aumentar as vendas

O fato de o mundo estar cada vez mais globalizado faz com que as pessoas andem menos com dinheiro e mais com cartão. Os fatores violência e insegurança também contribuem para isso. Portanto, as empresas que possuem a máquina de cartão para seus clientes levam uma boa vantagem.

Isso acarreta positivamente no aumento das vendas. Atualmente, ainda há muitas empresas que não aderiram a esse serviço. Dessa forma, as suas vendas poderão aumentar a partir do momento que oferecer mais uma opção de pagamento para os clientes.

2 – Andar junto ao mercado

A competitividade no cenário dos negócios é inevitável. Porém, deve ser a mais sadia possível. As empresas devem a todo momento analisar os seus concorrentes e tirar coisas de positivo da sua atuação no mercado. Além de identificar onde tem errado.

Aderir ao serviço da máquina de cartão de crédito ou débito faz com que a sua empresa esteja oferecendo algo que o seu cliente já encontra no concorrente: mais uma opção de pagamento. Mais do que isso, uma opção mais prática e ágil.

3 – Ter facilidade para trocos

É notório como as empresas sofrem com trocos hoje em dia. Você pode pensar que esse não é um problema, até mesmo que seu cliente nunca percebeu ou demonstrou ter ficado insatisfeito com a falta de troco durante uma compra ou transação. Mas não é assim que funciona.

A falta de troco pode ser um dos motivos para a desistência de uma compra. Com o serviço da máquina de cartão de crédito isso poderá chegar ao fim. Os clientes, com mais uma opção de pagamento, não necessitam de troco quando pagarem via cartão, facilitando para ambas as partes e evitando qualquer desconforto.

Como escolher uma máquina de cartão?

Para escolher a melhor máquina de cartão de crédito e débito você precisará analisar uma série de fatores. Esses vão variar de acordo com o seu negócio. Portanto, enquanto pesquisa a melhor, pegue um papel e uma caneta para anotar as seguintes características de cada uma delas:

  • Conexão;
  • Custo da máquina;
  • Taxa por transação;
  • Taxa de adesão;
  • Mensalidade;
  • Bandeiras que aceita;
  • Como recebe;
  • Tempo para receber.

Ao analisar todos esses pontos, você precisa estabelecer os critérios e pontuar as que mais se encaixam no perfil de máquina que você quer e precisa. Busque uma que aceite mais de uma bandeira, pois será uma ótima opção para as suas vendas. Já pensou o cliente chegar com um cartão bandeira Elo e você só aceitar Visa e Master? Não queira perder a venda por esse motivo.

Além disso, é importante fazer uma estimativa das suas vendas antes de contratar o serviço. Tente calcular como será o seu volume de vendas com uma nova opção de pagamento. A partir daí, sabendo quanto será o seu lucro ou despesa, avalie se será necessário optar por uma com taxas mais baratas ou será indiferente essa escolha.

máquina de cartão
Para escolher uma máquina de cartão é necessário consultar as características de cada uma

Algumas empresas já oferecem a opção de não pagar mensalidade, de acordo com o serviço que será contratado. No entanto, é preciso pesquisar e saber se vale não pagar ou é melhor optar por quitar essa dívida com a contratação de uma máquina que melhor se adeque ao seu perfil.

Antes de fechar com qualquer serviço, avalie as taxas de juros por venda de cada máquina. Os valores se diferenciam. Coloque na ponta do lápis. Outro ponto importante é comparar o tempo que é levado até a liberação do valor das vendas.

3 opções de máquina de cartão

→ Cielo

A Cielo não foi a primeira da lista à toa. Ela é uma das mais conhecidas e importantes marcas do mercado de máquina de cartões. A Cielo está na lista das que cobram mensalidade, mas também tem uma série de benefícios.

– Não tem custo.

– Para mobile não tem taxa de adesão.

– Conexão móvel ou 4G, de acordo com a opção de contratação.

– Recebe direto na conta corrente.

– Aceita mais de 20 bandeiras, entre elas Elo, Visa e Master.

→ Sumup

Empresa de origem alemã, a Sumup também atua no ramo de máquina de cartões após ter se fundido à Payleven. A máquina da Sumup não é alugada, mas comprada. O empreendedor pagará um valor de entrada para adquirir o produto, e depois não arca mais com nenhuma cobrança de mensalidade.

– Conecta-se com o celular.

– Sem taxa de adesão ou mensalidade.

– Recebe o valor em conta bancária ou cartão Sumup.

– Aceita Visa, Mastercard, American Express, Diners e Elo.

→ Moderninha

A Moderninha é um modelo de máquina de cartão do PagSeguro, que está se consolidando no mercado pela sua intensa divulgação nas mídias e entre os empreendedores. Assim como a Sumup, o empreendedor também compra a máquina.

– Conexão por wifi, chip ou bluetooth.

– Sem taxa de adesão ou mensalidade.

– Pagamento pela conta PagSeguro ou em conta corrente (até três dias).

– Aceita diversas bandeiras.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *