9 livros sobre liderança: como ser um bom líder

Se você é o chefe de uma empresa, saiba que pode melhorar suas atividades de gestão e aprimorar o rendimento de seus funcionários a partir da leitura. Isso mesmo, leitura. Os livros sobre liderança são ótimas fontes de conhecimento e podem ser aliados na hora de se especializar e buscar novos caminhos.

O sucesso de um empreendimento é determinado pela gestão de bons líderes. De início, negócios inovadores até podem fazer sucesso no mercado. Porém, se não forem comandados por um líder com direcionamento e pulso firme, podem acabar de portas fechadas.

livros sobre liderança
Bons líderes devem ser também bons leitores

Para lhe auxiliar a ser um líder de referência no mercado, listamos nove livros que proporcionam ensinamentos certeiros que podem levar seu negócio a altos patamares.

Mas não se esqueça: não adianta apenas ler boas histórias e recomendações se você não colocar em prática. Bons líderes são aqueles que colocam a mão na massa.

Então, já separe um lugar na estante e confira as dicas de leitura a seguir.

Livros sobre liderança que você precisa ler

Saiba os detalhes da criação da Pixar

A Pixar é um estúdio de animação que possui em seu currículo filmes como Procurando Nemo, Mostros S.A e Toy Story. Mas, você gostaria de saber qual a fórmula por trás desses sucessos mundiais?

No livro Criatividade S.A, Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar, conta como construir uma cultura de criatividade e inovação, além de revelar o ingrediente essencial para uma ideia ser bem sucedida em um ambiente empresarial.

Se você procura inspiração para seus negócios e prefere ousadia a convenção, este é o livro certo.

Neste livro, você vai aprender a ser chefe a partir de outra perspectiva. Não como uma obrigação desgastante física e mentalmente. Mas sim como uma chance de ser útil e contribuir para aumentar a produtividade de sua equipe. Esse é mais um dos livros sobre liderança que precisam estar na sua estante.

Na lista dos livros sobre liderança, este foi considerado, pela Times Magazine, um dos mais importantes de todos os tempos para o mundo dos negócios. A obra identifica quais características levam as empresas a se tornarem excelentes ou não.

No mundo dos negócios, é fundamental conhecer muitas pessoas. Se você for um líder, essa exigência deve ser mais praticada. É que a orientação é manter contato com todos os seus funcionários, independente do cargo que ocupam.

Nos 31 capítulos do livro “Nunca almoce sozinho”, Keith Ferrazi ensina alguns truques essenciais para construir a sua rede de contatos. E isso é essencial para concretizar os seus objetivos.

Entenda porque é importante valorizar seus funcionários

Como diretor-presidente da HCL, Vineet Nayar promoveu uma radical transformação no conglomerado. Sabe como? Ao se concentrar nos colaboradores da linha de frente para crescer e lucrar ainda mais.

E os resultados foram o crescimento notável e a posição de melhor empregador da Índia. Além de ser um dos 25 melhores da Ásia.

Mais alguns livros sobre liderança

Seguindo a mesma ideia, Dale Carnegie acredita que as empresas são feitas de pessoas. Sua obra traz conceitos atuais para que profissionais aprendam a lidar com pessoas e influenciá-las de maneira positiva.

Em vez de prometer fórmulas milagrosas para atingir o sucesso, o livro de Stephen Covey prefere focar em aspectos realmente eficazes para estimular profissionais a melhorarem o seu desempenho.

Em os “7 Hábitos das pessoas altamente eficazes”, é possível entender o que fazer para aprimorar sua personalidade como líder. Ele também fala sobre criar objetivos alcançáveis e atuar melhor em equipe. E você também aprende a se renovar continuamente para alcançar o sucesso que deseja.

Um dos maiores desafios para um líder é saber equilibrar o exercício da liderança de uma empresa e as demandas do mundo real. Com o objetivo de conciliar as duas atribuições, o autor best-seller, John Maxwell, criou 21 leis irrefutáveis. E elas podem ser aplicadas facilmente no seu dia a dia.

Este livro vai auxiliar o líder a desenvolver suas técnicas e práticas de liderança. Além de ser uma ferramenta única para a formação de novos chefes. Reserve para ele um lugar cativo na sua lista de livros sobre liderança.

Nem somente de conhecimento técnico se constitui um bom profissional. O controle emocional é um dos aliados mais importantes para quem deseja melhorar o desempenho em qualquer área e se destacar da concorrência.

Em “Gestão da Emoção”, o psiquiatra e escritor Augusto Cury apresenta técnicas simples para melhorar suas emoções. Ele também fala sobre encontrar o equilíbrio necessário para enfrentar as desgastantes demandas profissionais, situações de estresse e os desafios que o mercado venha a trazer.

. 26 frases de motivação para empreendedores

E aí? Gostou das indicações? Comente aqui embaixo se você tem sugestões para essa lista, e boa leitura!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *