A importância da liderança para o empreendedor

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.” John C. Maxwell deixou essa grande frase marcada para todos que desejam se tornar líderes e influenciar a vida de outras pessoas.

Para empreendedores, é muito importante saber, conhecer e aplicar o conceito de liderança, pois fará um grande diferencial no ambiente organizacional. Claramente, empregados preferem líderes a chefes, pois as vantagens para o convívio no ambiente de trabalho são maiores e os resultados costumam também vir mais rápido.

Você sabe qual a importância da liderança para o empreendedor?

liderança
Funcionários preferem líderes a chefes

Diversas características fazem um líder. Antes mesmo de o empreendedor resolver mudar e adotar o perfil de uma liderança, é preciso elencar quais são as suas próprias qualidades previamente.

Isso ajudará para que o empreendedor descubra as suas virtudes, e quais delas eram de um líder. Dessa forma, avaliar o que estaria sendo feito certo e o que estava incoerente com a conduta de uma liderança.

Isso seria não uma mudança, mas sim uma adaptação. É pegar o que você já tem e trabalhar em cima daquilo, pois é mais fácil do que sair aplicando algo novo.

A relação da liderança com o empreendedor

A frase de Maxwell pode ser completada com a de Ralph Waldo Emerson, quando ele diz que “nosso desejo é alguém que nos inspire a ser o que sabemos que podemos ser”. Essa relação pode até mesmo parecer subjetiva ao ser analisada pela primeira vez. Mas com uma reflexão minuciosa é possível entender o que ambas querem demonstrar para o contexto da liderança para o empreendedor.

Quem se torna um empreendedor é conhecido por muitas conquistas, por ter vencido na vida, enfrentado obstáculos, mas chegado até o fim e alcançado um grande sonho. Isso é motivo de muita inspiração e também de influência para com empregados e toda a equipe de funcionários.

A inspiração coloca no coração e na mente do indivíduo a vontade de querer chegar tão perto ou mais longe do que o outro conseguiu chegar. Mas, sabendo que para isso foi preciso muita humildade e trabalho duro.

Esse desejo aflorado, fará com que a motivação de uma equipe seja ainda maior. Esse é um dos motivos pelo qual um líder é tão importante em um ambiente de trabalho. Servir de inspiração motiva, e consequentemente, influencia na produtividade e eleva a vontade por querer colaborar mais e melhor.

A relação entre liderança e empreendedorismo

Liderança e empreendedorismo andam sempre juntos. Ser um líder é conseguir encontrar, desenvolver e aflorar potenciais em talentos. A liderança, quando bem definida para os empregados, consegue trabalhar muito bem as habilidades e destacar o papel de cada um, para que se sobressaiam na medida do possível, sem ninguém ser mais ou menos do que ninguém.

O líder sabe das fragilidades e forças dos seus liderados, e como trabalhar cada uma delas. Além disso, ele consegue despertar o desejo de liderança em componentes da sua própria equipe, levantando futuros novos líderes. Talentos que estariam escondidos são revelados por meio de uma inspiração, ocasionada por um papel de líder bem feito.

Engana-se quem acha que ser líder impacta somente o ambiente de trabalho. O clima organizacional é sim o mais afetado, positivamente. Mas um bom líder consegue também trabalhar com as necessidades pessoais dos seus liderados.

Boa convivência é crucial para líder e equipe

melhores empresas

Uma outra característica de uma liderança é a aproximação e o melhor convívio entre a equipe. Ser líder não é ser chefe. O líder consegue conhecer melhor cada empregado e criar uma intimidade com eles, sabendo até identificar quando alguém não está passando por um bom momento pessoal.

Ter essa relação próxima é muito importante, sem ser invasivo, é claro. O ambiente de trabalho não é local para levar os problemas pessoais. Mas entende-se que alguns imprevistos tornam isso algo inevitável.

Dependendo do nível do contratempo ou do grau de maturidade emocional do empregado, isso poderá atrapalhar o expediente e todo o clima organizacional. Portanto, é de extrema importância reparar, estar atento e conhecer as reações e comportamentos. Esse também é o papel de um líder. Saber até onde algo externo está contaminando o rendimento dos funcionários.

Ou seja, a figura de um líder empreendedor é fundamental para as conquistas e resultados, além de fazer a diferença para o sucesso. É importante sempre depositar no grupo o espírito de coletividade. Lembre-se: sozinho você pode ir mais rápido, mas juntos poderão ir mais longe.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *