O que são e o que prometem as Insurtechs?

O mercado de seguros tem sofrido uma revolução com a chegada das insurtechs, startups que oferecem novos modelos de negócios e de relacionamento com as seguradoras. O termo é resultado da fusão das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia). Mas, afinal, o que são e quais as promessas dessa nova tendência?

Utilizando tecnologia, o principal objetivo dessas startups é revolucionar o mercado de seguros. A simplicidade, a acessibilidade financeira e personalização são as características fundamentais para que todos possam utilizar um bom plano de saúde ou seguro residencial, por exemplo.

insurtechs startups
O termo insurtechs é resultado da fusão das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia)

Benefícios das insurtechs para os consumidores

O mundo está em constante evolução. Os consumidores, cada vez mais exigentes e criteriosos, estão sempre à procura das melhores prestadoras de serviços de diferentes segmentos. O crescimento da tecnologia mudou a forma como as empresas se relacionam com os seus consumidores. O foco hoje está cada vez mais voltado para a experiência do usuário.

No mercado de seguros não é diferente. Nele, os consumidores exigem, sobretudo, a possibilidade de contratar:

-> Bons planos com preços acessíveis;
-> Burocracia quase zerada;
-> Facilidade para entender o que está sendo ofertado;
-> Personalização de serviços de acordo com o seu perfil.

Apesar de todos esses requisitos, infelizmente, as tradicionais companhias de seguro continuam ignorando essa demanda dos consumidores. É aí que as startups insurtechs entram em ação.

. Conheça a escada de investimento de uma startup

Dentre os benefícios deste novo mercado estão:

-> Melhoria na experiência do consumidor durante a contratação do serviço;
-> Atração de novos consumidores para o mercado;
-> Estímulo ao desenvolvimento de serviços mais inovadores;
-> Abertura no mercado para novas insurtechs;
-> Boa avaliação no setor de seguros.

insurtechs seguros
Consumidores procuram seguradoras que ofereçam o melhor custo-benefício

De acordo com a PWC, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo, três a cada quatro seguradoras acreditam que parte de seu negócio corre o risco de interrupção por causa das insurtechs.

A perda de participação no mercado é a principal ameaça que essas startups representam paras as companhias de seguro.

Ainda segundo a multinacional, há uma boa razão para que o seguro esteja realmente no caminho da inovação disruptiva, seja o efeito de um fator externo, como o aumento da economia compartilhada ou a capacidade de melhorar as operações usando inteligência artificial.

As principais insurtechs brasileiras

Como já vimos, as insurtechs estão sendo responsáveis pela contratação de seguro de forma mais simples, rápida e segura. O mercado, que só tende a crescer, também tem espaço em terras brasileiras. Conheça quatro startups insurtechs que estão reinventando o mercado de seguros no Brasil:

  • Kakau
    É primeira plataforma de seguros sem franquia do Brasil. Tem o objetivo de conduzir, através da tecnologia, a inclusão financeira para a população brasileira que carece de conhecimento do quão importante o seguro pode ser para o seu dia a dia.
  • Youse
    É uma plataforma de vendas de seguro online da Caixa Seguradora. Através dela é possível contratar seguros de vida, auto e residencial personalizados de acordo com as suas necessidades.
  • Bidu
    Corretora de seguros online. Possui uma plataforma integrada com a de grandes seguradoras como Allianz Seguros, Tokio Marine Seguradora e Porto Seguro. O diferencial é a entrega de propostas em poucos segundos.
  • Mutual.Life
    É uma empresa que permite, por meio de uma plataforma online, a união de pessoas para a criação de reservas, capazes de cobrir eventos. É conhecida como ajuda mútua, mais flexível e menos burocrática. Além disso, é mais barata que os seguros tradicionais.
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *