A influência do clima organizacional na sua empresa

O clima organizacional pode ser um indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

clima organizacional
Como o clima organizacional influencia na sua empresa

A definição mais usada para clima organizacional é: conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Por que é importante avaliar o clima organizacional

É importante medir e analisar o clima organizacional da sua empresa, pois ele pode indicar e apoiar as decisões dos gestores; mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.); e, estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que efetivamente acontece.

A partir da pesquisa sobre o clima organizacional, é possível avaliar fatores de motivação e desmotivação; percepção quanto às políticas de Gestão de Pessoas; percepção quanto à liderança; espírito de equipe; conhecimento e integração das pessoas quanto à missão, objetivos e metas da empresa, entre outros fatores.

Cultura x Clima Organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos, comportamentos e crenças estabelecidos dentro de uma empresa por meio de normas, regras, valores e atitudes exercidas e compartilhadas por todos os membros da organização. Trata-se do modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização e que a distingue das demais.

Portanto, ela reflete as percepções e a mentalidade que predominam na organização, representando as normas informais que orientam o comportamento e atitudes de todos os membros da empresa. Dessa forma, ela condiciona e orienta a gestão de pessoas dentro de uma organização, exercendo influência sobre ações básicas da administração, como o planejamento, organização, direção e controle da organização.

O clima organizacional é o resultado de todos os aspectos da cultura combinados. Ele leva em consideração os relacionamentos no ambiente de trabalho e como os colaboradores, de fato, percebem esse ambiente.

clima organizacional
Melhore o clima organizacional da sua empresa para ter bons resultados

Como melhorar o clima organizacional da sua empresa

Ambiente de trabalho adequado
Ninguém trabalha de bom grado em um ambiente hostil. Invista onde seus funcionários passam boa parte do dia, ofereça a estrutura necessária para ele trabalhar decentemente. Forneça também momentos de descanso e dê “brindes” pelo bom serviço prestado e em datas especiais.

Garanta saúde básica da equipe
Facilitar o acesso a um plano de saúde privado aos seus profissionais é uma estratégia vencedora.  Isso é tão positivo, que hoje em dia é raro ver grandes empresas que não oferecem, espontaneamente, planos odontológicos e de saúde aos seus colaboradores.

Ofereça programas de benefícios
Seja em grupo ou individualmente, oferecer benefícios aos colaboradores que cumprirem uma meta, como reduzir o expediente em algum dia, ampliar o tempo de férias ou até mesmo investir monetariamente na valorização dos que merecem traz excelentes ganhos para a empresa. Desafie os profissionais a serem melhores e os premie ao atingirem a sua meta.

Estimule sua equipe a prestar serviços sociais e desenvolva ações com objetivo de ajudar o próximo. Sejam arrecadações de mantimentos e roupas ou até mesmo na liberação periódica de seus colaboradores para visitas em orfanatos, asilos ou hospitais.

Treinamento e liderança

Treine sua equipe
Uma equipe despreparada não vai te trazer bons resultados, por mais que você ofereça benefícios que façam seus olhos brilharem. Para manter um desenvolvimento constante é preciso entender que o capital humano da empresa é peça importante para o crescimento. Investir nas equipes e tão importante quanto a atualização de equipamentos.

Flexibilize horários
Você já pensou em adotar períodos de home office ou de ser rígido nos prazos das tarefas, mas flexível nas exigências com horários? Algumas equipes já não têm mais a necessidade de ficar 8 horas por dia presente na empresa. Então, reflita sobre essas possibilidades e permita que seus profissionais passem mais tempo com a família.

Seja um líder
Seja um líder que qualifica seus profissionais e os ajuda a aperfeiçoar as estratégias de atuação. Isso faz com que eles se sintam mais confiantes e capazes de superar os desafios do dia a dia da sua empresa. Inclusive, não centralize decisões e delegue tarefas.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *