Os três indicadores financeiros de retorno mais importantes

Indicadores de retorno são dados extraídos de demonstrativos financeiros. Eles ajudam a medir o desempenho e extrapolam a análise somente dos números. Antes de investir em um negócio, lembre-se de que ter uma simples projeção de receitas e despesas é suficiente. Você precisará analisar indicadores de viabilidade.

Para ter uma noção exata se vale ou não colocar seu dinheiro em um investimento, você deve analisar os três indicadores de retorno mais importantes:

Taxa Interna de Retorno (TIR)
Valor Presente Líquido (VPL)
Payback

indicadores de retorno

. Passo a passo para abrir seu próprio negócio

1) Taxa Interna de Retorno (TIR)

A Taxa Interna de Retorno (TIR) vem do inglês Internal Return Rate (IRR) É um fórmula matemática-financeira utilizada para calcular a taxa de desconto que teria um determinado fluxo de caixa para igualar a zero seu Valor Presente Líquido. Em outras palavras, seria a taxa de retorno do investimento em questão.

Como interpretar: O resultado do seu TIR, você deve comparar a sua taxa de atratividade mínima do investimento. Essa seria o retorno mínimo esperado na empreitada. Normalmente é comparado com outros retornos financeiros, como investimentos em fundos. Mas também pode ser visto em relação ao risco da operação, capacidade de se desfazer do negócio e também outras oportunidades.

. Negócios lucrativos: 11 ideias para você começar

2) Valor Presente Líquido (VPL)

O Valor Presente Líquido (VPL) é uma fórmula matemática-financeira utilizada para calcular o valor presente de uma série de pagamentos futuros descontando um taxa de custo de capital estipulada. Ele existe, pois, naturalmente, o dinheiro que vamos receber no futuro não vale a mesma coisa que o dinheiro no tempo presente.

Como interpretar: O resultado do seu VPL significa quanto todo o fluxo de ganhos financeiros no futuro do seu investimento valem se for corrigido para o momento presente.

3) Payback

O Payback é um indicador bem simples de ser encontrado. Indica o tempo necessário para o lucro acumulado gerado igualar o investimento inicial. Ou seja, ele é demonstrado em unidades de tempo: dias, meses, anos. Cotidianamente, ouvimos falar dele quando alguém diz “você vai ter seu dinheiro de volta em 18 meses”.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *