15 ideias para trabalhar em casa e ter renda própria

Trabalhar em casa pode ser uma solução para quem procura reduzir custos e gerar sua própria renda. Essa opção também oferece uma série de facilidades, como por exemplo, ficar perto dos filhos, economizar com transporte, roupas e alimentação.

Entretanto, trabalhar em casa não é sinônimo de trabalhar menos. Pelo contrário, é preciso se esforçar ao máximo para obter resultados e ser reconhecido. Sem esquecer dos cuidados para que vida profissional e pessoal não se misturem.

trabalhar em casa
Trabalhar em casa, o famoso home office, é o desejo de muitas pessoas

Antes de começar a trabalhar em casa

Primeiro de tudo, certifique-se de que:

  • Escolheu uma área de atuação que realmente gosta;
  • Possui experiência no que executará;
  • Definiu quantas horas por dia trabalhará;
  • Reservou um local específico em casa para trabalhar, como um escritório ou um quarto.

Caso tenha optado por abrir um negócio, foi cuidadoso ao seguir os trâmites legais? Pesquisou sobre quais licenças precisa, quais impostos tem a pagar e também as notas fiscais a emitir?

Se tiver seguido todas essas etapas, estará apto para começar suas atividades em casa. Não se esqueça de divulgar seu trabalho em sites e redes sociais, além de criar seu próprio networking, para que mais pessoas possam contratar seus serviços.

Quer começar? Confira as dicas!

Entretanto, se você ainda estiver com dúvidas sobre qual área seguir, não se preocupe! Nós separamos uma lista de ideias para clarear sua mente e, quem sabe, lhe incentivar a trabalhar em casa.

1. Artesanato

Para quem tem facilidade com trabalhos manuais essa é uma boa opção. É possível produzir bijuterias, cremes, elementos para decoração, roupas, tapetes, dentre infinitas ideias. Faça com que a criatividade seja sua aliada nesse momento.

Procure desenvolver um produto que seja um diferencial frente à concorrência. Outra dica é pensar em algo que gere recorrência de compras, como cremes. Se o seu produto for realmente bom, as pessoas lhe procurarão com frequência para adquiri-lo.

2. Alimentos caseiros

Quem não gosta de comida com gostinho e tempero caseiro? Esse pode ser um ótimo nicho de atuação para quem está pensando em trabalhar em casa. Existem muitas opções deliciosas que vão deixar o público com água na boca.

Pratos saudáveis, como lanches fit, estão em alta. No entanto, doces, bolos e tortas não deixam de chamar atenção e atrair muitos clientes. Busque o seu diferencial.

Uma recomendação é sempre proporcionar degustação para a clientela. Assim, ela já saberá se o produto é bom e poderá recomendá-lo para outras pessoas. Fazer parcerias com restaurantes, lanchonetes e até mesmo cantinas em escolas e universidades também pode ser um caminho.

Trabalhar em casa fazendo biscoitos caseiros
Produzir biscoitos caseiros pode ser uma boa opção para trabalhar em casa

3. Loja online

Uma outra opção é vender seus produtos em lojas online. Muitos sites oferecem plataformas gratuitas para você publicar seus itens e estipular o preço que desejar.

E, o melhor, as vendas podem ser para todo o país e até para o mundo. Já pensou? Pode ser uma forma de ampliar seu negócio.

Trabalhar com redes sociais está em alta

4. Blogs

Os blogueiros estão em alta! E não é difícil começar nessa profissão. Você pode falar sobre moda, estilo de vida, gastronomia, cinema ou tecnologia. O que não faltam são opções para compartilhar seus gostos e opiniões como um blogueiro profissional.

Mas, para conseguir renda é preciso trabalhar com publicidade no blog. Pode ser com venda de produtos, permuta, promoção de terceiros e etc.

5. Canais no Youtube

Muitos blogueiros deixaram de usar apenas seus blogs para compartilhar seus textos e passaram a utilizar também canais audiovisuais, como o YouTube. Nesta rede social, é possível publicar vídeos de infinitas temáticas.

Mas, se você pretende levar isso como uma profissão e rentabilizar seu canal deve se atentar aos assuntos que despertam maior interesse público, como beleza, estilo de vida, moda, jogos, informática e humor.

É fundamental ter uma rotina para gravar os vídeos e definir qual será a periodicidade de suas postagens. Além de utilizar outras maneiras de impulsionar seu canal, como parcerias com outros youtubers e anúncios pagos.

6. Edição de vídeo

Com o sucesso dos vídeos em redes sociais, muitas pessoas procuram editores para que seu trabalho fique com um toque profissional. O editor de vídeos é quem recolhe o material bruto gravado e o transforma em uma sequência com sentido e dentro de um contexto.

Essa função pode ser facilmente exercida em casa. Isso porque só é preciso um computador com um bom programa de edição de vídeos, como o Adobe Premiere, um dos mais populares entre os editores.

Trabalhar em casa com redes sociais
As redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Que tal começar a trabalhar com elas?

7. Gestão de redes sociais

Muitas empresas e até mesmo pessoas públicas estão procurando profissionais para gerir suas redes sociais e aumentar seu número de seguidores e o alcance de suas postagens.

Se você é antenado com Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e LinkedIn, mas prefere trabalhar em casa, essa pode ser uma ótima opção! Ofereça seus serviços como freelancer ou colaborador remoto.

Ideias tradicionais para trabalhar em casa

8. Designer gráfico

Caso seja craque em edição de imagens e saiba trabalhar com maestria nos programas de edição e design, essa dica é para você! Um designer gráfico pode trabalhar montando logotipos, artes para redes sociais, diagramação de livros, revistas, folhetos, catálogos, jornais, anúncios e etc.

E os projetos podem ser desenvolvidos em diversas áreas no mercado. Existem infinitas possibilidades.

9. Dog walker (passeador de cães) e hotéis para animais

Muito praticada nos EUA, a ideia de passear com os cachorros enquanto seus donos trabalham está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O serviço geralmente é cobrado mensalmente.

Algumas pessoas também oferecem suas casas como hotéis para os animais. Assim, quando os donos forem viajar podem deixar seu cachorro, por exemplo, sob os cuidados de um responsável pela alimentação e cuidados com o pet.

10. Autor e escritor

Para quem ama literatura e sabe escrever bem, existem sites e revistas online que pagam pelo seu serviço freelancer. E você nem precisa ser formado em Jornalismo, na maioria das vezes.

Caso desenvolva um trabalho como autor, tente procurar uma editora para publicação de seus textos.

Trabalhar em casa: exercer a arte da escrita
Autor, escritor e revisor de texto podem ser boas alternativas para quem domina a arte da escrita

11. Editor e revisor de textos

Esses mesmos sites e revistas online também contratam pessoas com facilidade em notar detalhes e que possuem formação na área para revisar os textos que serão publicados. Para isso, é necessário estar atualizado com as normas cultas da Língua Portuguesa e regras de ortografia.

12. Consultor

Para trabalhar como consultor é preciso ser expert em alguma área, como Direito, Administração, Contabilidade e Informática. Se esse é o seu caso, você pode atender por consultas para pessoas físicas e empresas, além de oferecer seus serviços online.

Que tal ser um professor?

13. Professor particular

Se você é muito bom em determinada disciplina, pode ajudar quem está com dificuldade de aprendizado. E nem precisa ter graduação na área para isso. O principal é ter paciência para ensinar e vontade de ajudar crianças e adolescentes a obter sucesso escolar.

Você pode atender em casa ou ir ao encontro de quem contratou seu serviço. O recomendado é estipular um preço para cada hora de aula.

14. Tradutor

Quem tem fluência em pelo menos dois idiomas poderá atuar como tradutor de textos, áudios ou vídeos. É comum encontrar tradutores de Inglês. Por isso, se você domina outras línguas como Francês e Mandarim, o valor cobrado pelo seu trabalho pode aumentar, já que esses profissionais são escassos.

15. Personal Trainer

Ter uma vida saudável está no interesse de muitas pessoas. Essa pode ser uma boa oportunidade para os profissionais de Educação Física. Ser um personal trainner é montar treinos personalizados durante a malhação para que as pessoas consigam alcançar seus objetivos de saúde e possam obter bons resultados.

⇒ DICA: Se quiser se aprofundar nesse tema, leia o livro 130 ideias de negócios para montar em casa, de Marina e André Brik.

One Comment
  1. Sao opçoes bem bacanas. Eu poderia sugerir o Online Arbitrage, pois é uma boa alternativa para ganhar em dólar. Basicamente é encontrar produtos em promoçao e vender na Amazon EUA. Com uma pesquisa no google é possível achar informaçoes a respeito. Sucesso ao site.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *