Home office: vantagens e desvantagens

O  home office é visto por muitos como um objetivo. Fugir do trânsito e outros estresses do dia a dia parece ser tentador. Porém, a vida de home office não é tão fácil assim. Você ainda vai precisar cumprir seus prazos, mas com uma rotina diferenciada, comandada por você.

Trabalhar em casa também é uma saída para mulheres que precisam ficar em casa durante o dia, mas que mesmo assim quer ter seu trabalho, além de cuidar dos filhos e administrar o lar.

Dicas – Organização e disciplina são palavras-chave em home office. Para ter um melhor desempenho enquanto trabalha, projete bem o seu cantinho, o seu escritório particular. Ter um lugar especificamente destinado ao trabalho ajuda a se livrar das distrações espalhadas pela casa.

Home office

Montar uma rotina básica também é uma boa alternativa, já otimiza seu tempo, fazendo com que seu trabalho renda mais. Para não errar a mão na hora de adotar esse sistema de trabalho em sua empresa, confira aqui algumas vantagens e desvantagens.

. 15 ideias para trabalhar em casa e ter renda própria

Vantagens do home office

Com o número crescente de funcionários trabalhando em casa – ou usando a casa como base de trabalho por, pelo menos, parte da semana – é claro que há uma série de benefícios para as empresas. Confira alguns:

✓ Maior retenção de funcionários
O trabalho em casa pode ajudar a manter os pais que trabalham com responsabilidades de assistência à infância. Inclusive, atraindo-os para esse tipo de trabalho.

Acesso a um leque mais amplo de candidatos
Por exemplo, pessoas com deficiência que podem preferir trabalhar em casa. E também pessoas que moram longe da sede da empresa.

Possíveis ganhos de produtividade
Devido a menos interrupções e menos tempo de deslocamento, entre outros.

Aumento da motivação do pessoal
Com níveis reduzidos de estresse e doença, os funcionários tendem a ficar mais motivados. E isso acaba melhorando o ponto acima.

Plano de metas reformulado
Criação de plano de benefícios para o colaborador, com foco no maior engajamento para metas e produtividade.

Benefícios financeiros com a infraestrutura
Economia com aluguel do escritório, materiais de apoio, refeição, transporte, entre outros.

Benefícios financeiros com questões legais
Economia com encargos sociais e vantagens fiscais para microempresas, como dispensa do IR.

Conveniência
Capacidade de trabalhar com atendimento ao cliente 24 horas por dia, reforçando a terceirização e a profissionalização de serviços.

Desvantagens do home office

Há também algumas desvantagens para os funcionários que trabalham em casa. Além dos gastos que a empresa tem em implementar essa nova política. Veja, abaixo, alguns exemplos:

Dificuldade em monitorar o desempenho
Pode haver dificuldade em gerenciar os trabalhadores em casa, seus horários e como monitorar seu desempenho.

Problemas de desempenho
Possível deterioração do conhecimento funcional e estratégico dos funcionários, possibilitando a diminuição da qualidade do trabalho.

Custo do trabalho a partir de casa
Custos iniciais de formação e fornecimento de equipamento adequado, incluindo adaptações para cumprir as normas de saúde e segurança, e as necessidades dos funcionários com deficiência.

Problemas com o desenvolvimento do pessoal
Dificuldade de facilitar treinamentos efetivos que gerem desenvolvimento profissional e novas habilidades.

Risco de segurança das informações
Os problemas de segurança das informações podem ter mais propensão a ocorrer.

Aumento dos custos de telecomunicações
Por exemplo, o aumento de contas de telefone ou a necessidade de um celular.

Problemas de comunicação
Poderiam aumentar sentimentos de isolamento entre trabalhadores em home office e a necessidade de novos softwares de gestão de comunicação.

Diminuição do moral da equipe
Pode ser mais difícil manter o espírito de equipe quando os funcionários estão trabalhando em locais diferentes, além de problemas futuros em caso de sucessão.

Home office é uma estratégia que depende de um equilíbrio entre as duas partes. De um lado, a empresa precisa ver se essa nova política está de acordo com o modelo de negócios do empreendimento. Do outro, o colaborador precisa se enxergar nessa nova realidade e se sentir totalmente apto para isso.

Ideias de negócios home office

E aí, se convenceu de que trabalhar em casa é o ideal para você mas ainda não sabe ao certo qual atividade exercer? Olha só algumas dicas que separamos:

E-commerce (ou loja virtual): Uma loja virtual, também conhecida como comércio eletrônico (E-commerce) é um site que oferece serviços de compra e venda de produtos na internet. Uma loja virtual se assemelha muito a uma loja física, como no controle de estoque, logística e formas de pagamento, mas tudo isso acontece sem a presença física do vendedor e do comprador.

Blog ou site especializado: Se você é especialista em um assunto, pode montar um blog ou um site sobre ele e vender espaços de anúncios ou parcerias para empresas do mesmo segmento.

Franquia digital: Hoje em dia existem inúmeras franquias digitais que você pode investir e trabalhar de casa. O negócio é como uma franquia física, porém, a maior parte das suas atividades acontece no meio online.

Consultoria: Se você é fera em um assunto que considera ser de bastante utilidade para outros empreendedores. Você pode prestar consultoria online.

Canal de Vídeos/Ensino a distância: Uma outra boa forma de se trabalhar em casa é com vídeos online. Especialmente agora que o ensino a distância está em alta. É possível montar um pequeno estúdio em casa e, com a plataforma correta, ganhar dinheiro com seu conteúdo em vídeo.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *