Gustavo Mota: a importância do design no seu negócio

Gustavo Mota é CEO do We Do Logos, o primeiro site de concorrência criativa do Brasil, e o maior da América Latina nesse nicho. A ideia é simples: o cliente divulga as características do projeto de design, e os designers disputam entre si para criar a arte.

Lançado em 2010, o site já conta com mais de 100 mil designers cadastrados e mais de 4 milhões de artes enviadas para projetos de todo o país.

Gustavo foi um dos palestrantes no Journey 2018, evento de marketing digital e vendas realizado no Rio de Janeiro.

O sistema de concorrência criativa

Gustavo explica que a We Do Logos é um ecossistema de designers. “Temos 120 mil designers de um lado e os consumidores do outro. E fazemos com que eles trabalhem juntos para definir o logo ou o site ideal para a empresa.”

Basicamente, funciona como um concurso online. Dentro do concurso, o cliente recebe várias opções de arte, para ver qual se identifica mais com seu negócio. “É muito mais fácil para o empreendedor entender qual é a marca ideal para a empresa dele.”

Material de design

Perguntamos a Gustavo Mota, um especialista no assunto, qual é o material de design indicado para começar. Ele explica que, de início, tem que ter um logotipo. “Eu costumo dizer que, idealmente, é o logotipo e o material de papelaria: cartão de visita e assinatura de e-mail. Esse tipo de coisa funciona muito bem. E você tem que ter um site.”

Sobre os custos gastos com esse design inicial, ele revela:

Logotipo – em torno de R$590

Site – em torno de R$ 2.000

Mas é possível parcelar esse custo em 12 vezes e diluir esse investimento. “Você não está gastando, mas investindo na diferenciação da sua empresa.”

Se você, empreendedor, ainda não se organizou para arcar com esse custo, fique atento. Para Gustavo, ter um design diferenciado é obrigatório para qualquer marca.

O briefing

Você já contratou o serviço de um profissional de design e no resultado não ficou satisfeito? Pois saiba que o erro pode estar lá no início, no briefing.

É no briefing que o contratante vai passar todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. Por isso, sempre que você for contratar um serviço de design, preocupe-se em passar um briefing bem feito e o mais próximo possível do resultado que você deseja.

“Isso é um ponto muito importante. Todos os projetos na We Do Logos têm um gerente de projeto. Porque o micro e pequeno empreendedor não costuma contratar designer gráfico. Setenta e cinco por cento dos nossos clientes nunca contrataram designers. Então, preencher o briefing é muito difícil.”

A equipe da We Do Logos ajuda nesse sentido. Ao solicitar o trabalho, o empreendedor deve responder a algumas perguntas, como:

Qual é o seu público-alvo?

Quais são as características da sua empresa?

De que tipo de cores você gosta?

“O mais difícil é formar o time”

Gustavo Mota empreende desde os 17 anos. Antes dos 30, ele já tinha aberto seis empresas, mas a We Do Logos deu tão certo que ele resolveu se dedicar exclusivamente ao negócio.

Nessa jornada de empreendedor, ele teve várias dificuldades. Mas lembra que o mais difícil foi formar um time. “Você ter pessoas boas, comprometidas e dispostas a embarcar no seu sonho é complicado.”

Além desse, ele destaca outros desafios ao longo da sua história de empreendedor: escolher o melhor sócio e escolher as ferramentas de vendas.

Segundo Gustavo, o segredo do sucesso é conseguir formar um time bom, com pessoas boas. “Falamos com muita gente. Eu dou muitas palestras, vou a faculdades. O importante é estar sempre em contato com pessoas boas. Por mais que você não tenha uma vaga naquele momento, deixa a vaga aberta.”

Na We Do Logos, há uma regra: todo gestor precisa fazer pelo menos uma entrevista por semana. “Pessoas boas precisam estar perto. Quando a vaga surgir, você já vai ter a pessoa.”

O segredo do sucesso de qualquer negócio é você encontrar o maior problema que o mercado tem. Identifique o maior problema e vá para a rua validar esse problema. Para depois definir qual solução você vai criar.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *