O futuro do empreendedorismo no Brasil

A chegada de 2018 também acende o sonho de muitos brasileiros em ter o seu próprio negócio. E, com isso, começa a busca por tendências de empreendimentos. Mas, qual o futuro do empreendedorismo? A palavra de ordem deste ano é inovação.

Conhecer as áreas para empreender com mais segurança é a melhor maneira de entrar com o pé direito na sua vida de empresário. Lembre-se de que é de suma importância que o empreendedor estude bem o local e, principalmente, o público de seu negócio, assim como realizar a análise de oportunidades.

Algumas áreas representam investimentos mais assertivos para quem deseja se tornar empresário. Abaixo, listamos as melhores áreas para negócios lucrativos em 2018. Conheça mais sobre cada uma delas e encontre aquela que mais se encaixa no seu perfil.

futuro do empreendedorismo

 

1. Negócios digitais

E-commerce: O e-commerce é também uma ideia interessante para quem quer expandir as vendas e oferecer os produtos e serviços da loja física em uma plataforma digital. A legislação é simplificada e não há barreiras para alcançar novos públicos nesse mercado promissor.

Consultoria online: É um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe para profissionais especializados. A consultoria virtual pode funcionar como modelo home office ou com pequenas equipes. O importante é garantir a qualidade e transparência dos serviços. É uma ótima oportunidade para quem tem qualificação, mas não quer investir muito dinheiro

2. Franquias

Entra ano, sai ano, o segmento do franquias sempre apresenta oportunidades com bom potencial. Veja aqui algumas que podem te ajudar a brilhar em 2018:

Quiosque: modelo de negócios mais enxuto e barato, o quiosque é uma ótima oportunidade para quem quer se tornar um franqueado com pouco capital. Há diversas áreas: beleza, artigos esportivos, alimentação ou bebidas.
Em geral, a estrutura costuma ser um ótimo investimento para empreendedores que querem diversificar a atividade. São bem lucrativos, e é possível contar com o suporte da franqueadora.

Serviços: abrir uma franquia não é só para quem quer vender produtos. Se você é especialista em alguma área, mas não tem prática em elaborar um plano de negócios, uma franquia de algum serviço pode ser a oportunidade que faltava. Medicina, TI e gestão financeira contam com boas projeções para 2017.

3. Alimentação

Comida saudável é um segmento que apresenta resultados excelentes para quem pretende abrir um novo negócio: além de movimentar bilhões de dólares em todo o mundo, a alimentação saudável oferece inúmeras possibilidades de empreendedorismo no Brasil. Encontrar uma solução para atender um público específico, apressado mas sem interesse em fast-food, é o que pode trazer mais rentabilidade.

4. Aplicativos e softwares

Se você já tem uma empresa e quer melhorar o desempenho das operações, a dica que deixo é investir em tecnologia para padronizar a produção e automatizar os processos de gestão. Este artigo traz sugestões de ferramentas online para acelerar o seu negócio.

O Runrun.it pode contribuir muito para isso. A solução organiza as tarefas de forma que você consiga controlar tudo por meio de uma interface simples, facilitando também a sua relação com os envolvidos e entre eles. Tudo para você brilhar no ano que está começando.

5. Coworking

A forma como trabalhamos mudou consideravelmente nos últimos anos e, com a aprovação da nova Reforma Trabalhista, o trabalho no estilo Home Office deve ganhar um impulso significativo a partir do próximo ano. Para os profissionais liberais, encontrar um lugar para trabalhar com todo o conforto necessário, mas que não custe uma fortuna a ponto de pesar demais no orçamento ainda é difícil.

A burocracia para se alugar um imóvel aliada aos altos preços dos alugueis faz com que muitos desistam dessa ideia. A solução pode estar nos coworking, espaços coletivos de trabalho que oferecem a um custo menor a infraestrutura mínima de trabalho que você pode precisar. Nas grandes cidades, o número de estabelecimentos assim não para de crescer – e a procura continua grande. Afinal, muitas das contas em comum são divididas.

Tendências de mercado: o futuro do empreendedorismo

Futuro empreendedorismoOs negócios de alimentação despontam como um dos segmentos com boas oportunidades de negócios. Outro nicho em expansão é o de bebidas especiais. Nos últimos três anos, a venda de cervejas premium cresceu mais do que a de tradicionais. Para oferecer bebidas diversificadas e de qualidade, com preços que cabem no bolso do cliente, bares e restaurantes estão inovando.

O modelo de negócio baseado em um “clube dos cervejeiros” vem conquistando o consumidor, que paga um valor fixo mensal para conhecer e degustar vários tipos de cervejas, importadas e nacionais.

Outras oportunidades de negócios surgem com o aumento da média de idade dos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 40 anos, o número de idosos deve triplicar, passando de 10% da população (2010) para 29,3%, (2050).

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *