Franquias de sucesso: qual é o segredo?

Empreendedores buscam o sistema de franquias acreditando que será mais fácil obter sucesso no negócio. Mas antes disso, eles se perguntam: qual o segredo das franquias de sucesso? Saiba que para atingir este objetivo é preciso muito trabalho e dedicação, tanto quanto ao abrir o seu negócio do zero.

Já falamos aqui sobre como escolher sua franquia e do passo a passo para abrir a sua. Agora, para lhe transformar num franqueado de sucesso, preparamos uma lista com todas as principais características que as melhores franquias têm. Para que você possa entender o que elas fazem de diferente e possa trilhar o mesmo caminho empreendedor com tranquilidade.

franquias de sucesso
Entenda o que as franquias de sucesso têm para conseguir retorno financeiro

Antes de abrir a sua franquia

A trajetória para o sucesso da sua franquia começa antes da sua decisão de adquirí-la. Quando o desejo de empreender nos atinge, é preciso avaliar como será a sua transição de um emprego fixo para o seu próprio negócio.

Autoconhecimento é o primeiro passo para fazer a avaliação sobre a escolha da sua franquia. O que você gosta de fazer? Quais são os seus objetivos? Quais são as suas preferências? O que é mais importante para você? O que não importa?

É preciso que você tenha todas estas respostas muito claras em suas mãos antes de começar a procurar redes franqueadoras para investir.

Quando você começa a procurar a franquia ideal é preciso fazer algumas perguntas:

  • Eu me identifico com os valores desta empresa?
  • Estou disposto a fazer deste negócio a minha missão de vida?
  • Tenho as qualidades necessárias para iniciar este negócio?
  • Se não tenho, contarei com o auxílio necessário para cumprir estas deficiências?

As respostas serão importantes para definir o seu negócio de acordo com o seu perfil.

Após esta primeira etapa é preciso pesquisar a rede franqueadora. Verifique qual é a estrutura que ela oferece ao franqueado, qual é a sua reputação no mercado, quais são os seus casos de sucesso.

Todas as franqueadoras são obrigadas por lei a fornecer uma lista com os nomes e endereços de seus franqueados a qualquer um que demonstre interesse em abrir uma filial do negócio. Faça um bom uso desta lista e converse com outros franqueados com muita calma. Verifique se estão satisfeitos com o negócio, quais são as dificuldades que eles enfrentam e se o retorno financeiro é satisfatório.

Qual o segredo das franquias de sucesso?

Definir a franquia ideal é o começo da sua jornada. Depois que você abrir o seu negócio, será necessário muito trabalho e dedicação para conseguir bons resultados.  Existem quatro pilares de gestão que são fundamentais para as franquias de sucesso e devem ter atenção especial do empreendedor.

⇒ Qualidade no atendimento
Garantir uma boa experiência no atendimento ao cliente é fundamental em qualquer negócio. Quando você tem uma franquia, a importância desta área é muito maior. A baixa qualidade no atendimento em uma filial irá afetar a reputação de todas as unidades.

⇒ Estoques em dia
Se a franquia que você escolheu comercializa produtos físicos, é preciso manter atenção especial ao controle de estoque. Lembre-se que o cliente tem urgência em resolver o seu problema. Se a sua empresa não puder solucioná-lo, ele irá buscar a concorrência.

⇒ Controle financeiro
Franquias têm algumas despesas fixas a mais do que negócios únicos, como o pagamento de royalties pelo uso da marca e taxa de franquia. Por isso, o controle de gastos é um fator de muita importância para este tipo de negócio. Manter a saúde financeira do seu negócio é a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento.

⇒ Gestão de pessoas
Algumas franquias exigem uma quantidade mínima de funcionários nas unidades franqueadas. Logo, é muito importante que o empreendedor aprenda a lidar com estas pessoas. Convém fazer cursos de gestão de pessoas e ciclo motivacional, principalmente se o empresário nunca passou por cargos de chefia. Deste modo, você estará muito mais preparado para conseguir o melhor da sua equipe.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *